Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da visita de S.Exa. ao Piauí, durante a qual participou de reuniões com outros Senadores e com autoridades em diversas cidades do Estado.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro da visita de S.Exa. ao Piauí, durante a qual participou de reuniões com outros Senadores e com autoridades em diversas cidades do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2011 - Página 27354
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, AGUIA BRANCA (ES), ESTADO DO PIAUI (PI), OBJETIVO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, PREFEITO, DISCUSSÃO, PROPOSIÇÃO, INTERESSE, REGIÃO, INAUGURAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, TEMPO INTEGRAL.
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, FLORIANO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), OBJETIVO, INAUGURAÇÃO, OBRAS, ASFALTAMENTO, HOSPITAL, HABILITAÇÃO.
  • REGISTRO, ENCONTRO, SENADOR, REGIÃO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), OBJETIVO, DISCUSSÃO, PAUTA, INTERESSE, REGIÃO NORDESTE, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço ao Senador Geovani Borges a permuta que fizemos.

            Quero aqui, Srª Presidente, fazer dois registros importantes. O primeiro refere-se a uma visita que fizemos à cidade de Água Branca, no Piauí, onde, juntamente com o Prefeito Zito e os prefeitos do Médio Parnaíba, fizemos um encontro regional sobre temas de interesse da região. Além disso, tivemos a oportunidade de inaugurar uma escola de tempo integral. É algo que realmente me anima muito ver Municípios já caminhando nessa direção, trabalhada pelo Plano Nacional de Educação aqui no Congresso Nacional.

            Depois, na cidade de Floriano, onde, com o Prefeito Joel Rodrigues e tantas outras Lideranças, tivemos a inauguração de várias obras: calçamento, asfaltamento urbano, hospital e um importante investimento na área de habitação - um conjunto habitacional com 180 residências, estruturado com calçamento, água, energia. Ali, pude ver a alegria das pessoas devido à parceria com a Caixa Econômica Federal, com o Ministério das Cidades, com a forte participação do Prefeito Joel Rodrigues, na chamada “Princesa do Sul do Piauí”.

            Quero trazer aqui um encontro que tivemos em Teresina, com a participação de Senadores de seis Estados brasileiros, pela Comissão de Desenvolvimento Regional, com a presença do Presidente Benedito de Lira.

            Ali também tivemos a oportunidade de discutir uma pauta do Nordeste. Presido a Subcomissão de Desenvolvimento Regional, pelo foco do Desenvolvimento Regional do Nordeste. Ali tratamos de uma apresentação pelo Governo Federal - Ministério da Integração, Banco do Nordeste, Ministério das Minas e Energia e Ministério da Aviação - sobre uma pauta importantíssima para o Brasil e para a região.

            Srª Presidente, desejamos apresentar uma pauta que interesse ao povo brasileiro, ou seja, um projeto que possa, de um lado, dar conta do crescimento econômico, e, de outro lado, como deseja a Presidenta Dilma, da erradicação da miséria e da redução da pobreza.

            Ali tratamos dos investimentos necessários, apresentados pelo Governador Wilson Martins, do meu Estado, sobre a visão do Estado do Piauí e a visão do Nordeste, para que tenhamos não só investimentos públicos, como também investimentos privados necessários, a fim de que possamos ter o crescimento da região.

            Senador Jarbas Vasconcelos, um estudo feito aqui, pela equipe do Senado Federal, pela ETENE - Equipe Técnica do Banco do Nordeste, aponta que a região precisa crescer 3% acima do que cresce o Brasil, durante 16 anos, para que alcancemos a média da economia nacional. Dentro da região, é necessário que haja um cuidado, um planejamento, para não acontecer um distanciamento deste ou daquele Estado dos demais. É isso que a Comissão de Desenvolvimento Regional do Nordeste está trabalhando.

            O que precisamos na área de infraestrutura, na parte de energia, de infraestrutura de transportes - portos, hidrovias, ferrovias -, quais aquelas que nós não podemos deixar de priorizar agora, no PPA, nas discussões do Plano Decenal, do PAC II?

            Com essa visão, estamos trabalhando, visitando cada Estado. Já estivemos na Paraíba, com o nosso Senador Wilson Santiago, num belo momento onde tratamos sobre infraestrutura, sobre incentivos regionais. E trabalhamos, depois, em Alagoas com o Governador Teotônio Vilela, com a bancada, com o nosso presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Bio Lira, como é conhecido dos alagoanos, com a presença do Senador Collor de Melo, do Senador Renan Calheiros e de toda a bancada federal.

            Então, quero aqui ressaltar a importância deste trabalho, que tem por objetivo extrair propostas com uma visão do Nordeste - do Nordeste inteiro -, a partir da visão de cada Estado na educação, na área vinculada à infraestrutura e em todas as outras áreas necessárias ao desenvolvimento e, além disso, é claro, ao crescimento econômico e social.

            Eu destaco, para finalizar, o tamanho do desafio que temos. De um lado, não só os orçamentos próprios da União, mas também os fundos de investimento. Senadora Marta, o Nordeste brasileiro contribui com 14%, 15% do PIB brasileiro. Nós temos 28% da população brasileira. O BNDES, que já cresceu muito durante o Governo do Presidente Lula, aplica na região 8,8%, como aconteceu nessa década. Se não tivermos um planejamento, dificilmente nós alcançaremos uma solução para essa distorção, discutindo o pré-sal, discutindo o fundo de participação, discutindo a reforma tributária. Tratando, enfim, para a redução da desigualdade. E é nisso que eu acredito e vamos trabalhar.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/2/243:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2011 - Página 27354