Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da aprovação, ontem, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de taxista.

Autor
Sérgio Petecão (PMN - Partido da Mobilização Nacional/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXERCICIO PROFISSIONAL.:
  • Registro da aprovação, ontem, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de taxista.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2011 - Página 28175
Assunto
Outros > EXERCICIO PROFISSIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VOTAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), PROJETO DE LEI, REGULAMENTAÇÃO, ATIVIDADE PROFISSIONAL, TAXI.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco/PMN - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srs. Senadores e Srªs Senadoras presentes nesta tarde de quinta-feira, tenho a honra de usar a tribuna sob a presidência do nosso ilustre Senador Benedito de Lira, da nossa querida Alagoas, que foi quem me deu o título de quarto Senador por Alagoas.

            Mas venho à tribuna na tarde de hoje para fazer um registro que considero da maior importância.

            Ontem, na Comissão de Assuntos Sociais, em caráter terminativo, foi votado o projeto que regulamenta a profissão de taxista. Acompanhei o projeto na CCJ, Senador Paim, que é uma pessoa que sempre tem lutado pela classe trabalhadora, e entendo que esse projeto que regulamenta a profissão de taxista é da maior importância.

            Eu, pessoalmente, tenho um carinho muito especial pela classe. Posso dizer que nasci dentro de um posto de gasolina, sempre fui frentista de posto de gasolina, Senador Paim, e passei boa parte da minha vida em contato com essa classe dos taxistas. E aonde eu chego neste País, graças a Deus, sempre procuro estreitar minha relação com os taxistas, por quem tenho um respeito muito grande, pois são pessoas que têm um serviço prestado ao nosso País.

            Estava passando da hora de esta Casa... Não quero roubar a ideia do projeto, que é do hoje Governador de Rondônia, Confúcio Moura, e ele deixou esse projeto. O Senador Eunício Oliveira foi uma pessoa que também se empenhou muito. Ele foi relator na CCJ e na Comissão de Assuntos Sociais.

            Dentro das minhas possibilidades, eu procurei dar também a minha contribuição, por entender que com esse projeto, com certeza, nós vamos corrigir uma injustiça. Quantos e quantos taxistas pais de família já se foram, e não puderam deixar nenhum tipo de estrutura para as suas famílias? Por quê? Porque não tinham uma profissão regulamentada. E hoje, graças a Deus, estou muito feliz por ter dado a minha pequena contribuição no sentido de corrigir essa injustiça que vinha sendo feita, por não existir ainda a regulamentação dessa profissão tão bonita.

            Eu queria aqui, na pessoa do presidente dos taxistas do meu Estado, o companheiro Teonísio Bonfim, uma pessoa que tem um serviço maravilhoso, um serviço prestado à classe lá no meu Estado, parabenizar todos os taxistas.

            Quando foi votado na CCJ, eu já tive a preocupação de levar o projeto e passar em alguns pontos de taxistas lá no meu Estado, na minha capital Rio Branco. Amanhã vou me dirigir ao Município de Manoel Urbano, vou a Feijó e vou até Tarauacá. E já vou aproveitar para que os taxistas tomem pé da situação, porque muitos, às vezes, não sabem nem a dimensão, o alcance desse projeto que nós acabamos de aprovar aqui no Senado, que com certeza vai ajudar a classe em todos os sentidos.

Estou com o projeto na mão, é um projeto longo e, ao devido ao tempo, eu vou me ater só a fazer este registro por entender que foi um grande ganho dessa classe por quem eu tenho um carinho muito grande. Nos momentos mais difíceis, tanto como Deputado Estadual, como Deputado Federal, os taxistas sempre tiveram ali, dando aquele apoio à minha candidatura. E sou muito grato. Devo isso a eles. O que eu puder fazer para sempre fortalecer essa classe aqui no Senado, eles podem ter certeza de que estarei fazendo.

            Queria, mais uma vez, parabenizar, na pessoa do presidente dos taxistas lá do Estado do Acre, Teonísio Bonfim, todos os taxistas do meu Estado e do Brasil como um todo, mas principalmente os taxistas acreanos por essa nossa grande conquista.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/19/246:26



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2011 - Página 28175