Pronunciamento de Romero Jucá em 11/07/2011
Discurso durante a 119ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Agradecimentos ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e ao Presidente do INSS, pela antecipação do pagamento de benefícios previdenciários à população do Estado de Roraima, em virtude dos prejuízos causados por enchentes naquele Estado. (como Líder)
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CALAMIDADE PUBLICA.:
- Agradecimentos ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e ao Presidente do INSS, pela antecipação do pagamento de benefícios previdenciários à população do Estado de Roraima, em virtude dos prejuízos causados por enchentes naquele Estado. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/07/2011 - Página 28844
- Assunto
- Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), GARIBALDI ALVES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), AUTORIZAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, ESTADO DE RONDONIA (RO), AUXILIO, POPULAÇÃO, VITIMA, CALAMIDADE PUBLICA.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela liderança para fazer um agradecimento e um registro importante para o nosso Estado de Roraima.
O agradecimento é ao Ministro Garibaldi Alves Filho e ao Presidente do INSS, Dr. Mauro. Quando das calamidades que aconteceram em Roraima, nós fizemos alguns pleitos ao Governo Federal. Um deles foi o de que os benefícios do INSS pudessem ser antecipado ou que houvesse algum tipo de mecanismo que alocasse recursos, no Estado, para que as pessoas pudessem enfrentar as dificuldades. E hoje foram autorizados dois mecanismos importantes.
O primeiro: no dia 20 de julho, os 31 mil beneficiados do INSS de Roraima poderão ir a uma agência bancária e fazer uma antecipação de recursos referentes a um mês de benefício. Essa antecipação do benefício terá dois meses de carência e poderá ser paga em 36 meses, sem juros. Portanto, trata-se de uma forma de antecipar recursos para a população do Estado, que sofre com as dificuldades.
O segundo: no dia 25 de julho, será também antecipado o pagamento do mês. Em vez de obedecer ao calendário de dez dias, todos os pagamentos estarão disponíveis no dia 25 julho.
Portanto, no dia 20 e no dia 25, duas opções de liberação de recursos, num valor equivalente a R$18 milhões, para 31 mil beneficiados, ocorrerão no Estado de Roraima, por conta exatamente da determinação do Ministro Garibaldi Alves e do Presidente do INSS, que, assim, alocaram recursos para que a população possa enfrentar as dificuldades.
Então, como nós fizemos esse pleito e também o pleito, já antecipado, do Bolsa Família, nós queremos agradecer e também lembrar à população de Roraima que pode, no dia 20, procurar as agências bancárias onde recebem o seu benefício, utilizando o mecanismo de antecipação, buscar esse benefício. E, no dia 25, poderão ir também aos bancos onde recebem buscar o benefício referente ao mês de julho.
Era esse o registro que eu gostaria fazer, agradecendo, mais uma vez, o Governo Federal pela presteza e pelas ações que tomou quando da calamidade e das enchentes ocorridas no meu Estado de Roraima.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 12/11/257:18