Discurso durante a 119ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e ao Presidente do INSS, pela antecipação do pagamento de benefícios previdenciários à população do Estado de Roraima, em virtude dos prejuízos causados por enchentes naquele Estado. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Agradecimentos ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e ao Presidente do INSS, pela antecipação do pagamento de benefícios previdenciários à população do Estado de Roraima, em virtude dos prejuízos causados por enchentes naquele Estado. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2011 - Página 28844
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), GARIBALDI ALVES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), AUTORIZAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, ESTADO DE RONDONIA (RO), AUXILIO, POPULAÇÃO, VITIMA, CALAMIDADE PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela liderança para fazer um agradecimento e um registro importante para o nosso Estado de Roraima.

            O agradecimento é ao Ministro Garibaldi Alves Filho e ao Presidente do INSS, Dr. Mauro. Quando das calamidades que aconteceram em Roraima, nós fizemos alguns pleitos ao Governo Federal. Um deles foi o de que os benefícios do INSS pudessem ser antecipado ou que houvesse algum tipo de mecanismo que alocasse recursos, no Estado, para que as pessoas pudessem enfrentar as dificuldades. E hoje foram autorizados dois mecanismos importantes.

            O primeiro: no dia 20 de julho, os 31 mil beneficiados do INSS de Roraima poderão ir a uma agência bancária e fazer uma antecipação de recursos referentes a um mês de benefício. Essa antecipação do benefício terá dois meses de carência e poderá ser paga em 36 meses, sem juros. Portanto, trata-se de uma forma de antecipar recursos para a população do Estado, que sofre com as dificuldades.

            O segundo: no dia 25 de julho, será também antecipado o pagamento do mês. Em vez de obedecer ao calendário de dez dias, todos os pagamentos estarão disponíveis no dia 25 julho.

            Portanto, no dia 20 e no dia 25, duas opções de liberação de recursos, num valor equivalente a R$18 milhões, para 31 mil beneficiados, ocorrerão no Estado de Roraima, por conta exatamente da determinação do Ministro Garibaldi Alves e do Presidente do INSS, que, assim, alocaram recursos para que a população possa enfrentar as dificuldades.

            Então, como nós fizemos esse pleito e também o pleito, já antecipado, do Bolsa Família, nós queremos agradecer e também lembrar à população de Roraima que pode, no dia 20, procurar as agências bancárias onde recebem o seu benefício, utilizando o mecanismo de antecipação, buscar esse benefício. E, no dia 25, poderão ir também aos bancos onde recebem buscar o benefício referente ao mês de julho.

            Era esse o registro que eu gostaria fazer, agradecendo, mais uma vez, o Governo Federal pela presteza e pelas ações que tomou quando da calamidade e das enchentes ocorridas no meu Estado de Roraima.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/26/247:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2011 - Página 28844