Discurso durante a 119ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários acerca do exemplar da edição de nº 60 da revista Petrobras Magazine.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Comentários acerca do exemplar da edição de nº 60 da revista Petrobras Magazine.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2011 - Página 28877
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, ORADOR, PERIODICO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ANALISE, EDIÇÃO, ELOGIO, ESFORÇO, APROXIMAÇÃO, INTERESSE PUBLICO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebi, dias atrás, um exemplar da edição de número 60 da Petrobras Magazine, a publicação trimestral da Comunicação Institucional dessa que é, hoje, a terceira maior empresa de energia do mundo, de acordo com o ranking relativo ao ano de 2011 divulgado pela PFC Energy.

            A revista tem, a partir dessa edição mais recente, novo projeto editorial e gráfico, privilegiando a diversidade de opiniões. Com o propósito de contribuir para o entendimento, por parte de seu público leitor, sobre as mudanças e os desafios do mundo atual, e sobre a forma como a Petrobras lida com eles, a publicação oferece conteúdo de alta qualidade em abordagens aprofundadas, garantindo o prazer de uma boa leitura. Complementarmente aos textos e às imagens da edição impressa, a revista oferece, em sua página no novo sítio global da empresa, vídeos, áudios, infográficos e outros conteúdos. A Petrobras Magazine faz-se também presente, a partir de agora, nas novas mídias, com o lançamento do aplicativo da revista para o iPad.

            Neste momento tão especial da história da Petrobras, quando excelentes perspectivas estão abertas para o futuro da empresa, revela-se muito oportuno o lançamento desse novo projeto de seu veículo de comunicação institucional.

            A revista tem, de fato, além de excelente apresentação gráfica, um conteúdo rico e muito variado, com matérias que vão muito além das notícias sobre a empresa e da temática dos combustíveis e do ambiente de negócios nesse setor da economia.

            Logo na abertura, encontramos uma interessante entrevista com o economista que cunhou a expressão BRIC, o inglês Jim O’Neill, falando sobre países em desenvolvimento, os desafios para o Brasil e o mercado mundial de energia. Em seguida, a revista traz um artigo sobre a transformação do papel da energia em nossa sociedade assinado pelo atual Presidente da International Solar Energy Society (Ises), o especialista norte-americano em energias renováveis David S. Renné.

            A matéria de capa da publicação trata do desafio global da mobilidade, abordando transporte sustentável, planejamento urbano, novas fontes de energia, atitudes individuais inovadoras. Em cada um desses tópicos, são discutidas maneiras de repensar a mobilidade no século XXI de modo a colocar o homem - e não os veículos - como prioridade.

            A edição de número 60 da Petrobras Magazine apresenta também uma matéria sobre viagem, com belas fotos e um texto muito informativo sobre o Peru; uma ótima reportagem sobre a geração de jovens pesquisadores brasileiros que, em vez de radicar-se no exterior, trabalha em prol do avanço tecnológico do País; e, ainda, matérias sobre a liderança brasileira no ranking mundial das descobertas de novas reservas de petróleo, e sobre o papel da cultura nos processos de transformação social. Um lindíssimo ensaio fotográfico sobre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro fecha a primorosa publicação.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fiz questão de dar conhecimento ao plenário sobre a chegada às minhas mãos da Petrobras Magazine porque a publicação representa, seguramente, um trunfo no contexto do esforço da empresa para relacionar-se com seus públicos de forma transparente. Estou certo de que a revista cumprirá seu objetivo de se constituir em referência sobre o universo da energia e sobre a atuação da Petrobras. Trata-se de leitura da melhor qualidade.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado!


Modelo1 4/20/244:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2011 - Página 28877