Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Município de Bagé/RS pelo transcurso dos 200 anos de fundação, em 17 do corrente.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Município de Bagé/RS pelo transcurso dos 200 anos de fundação, em 17 do corrente.
Aparteantes
Ana Amélia.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2011 - Página 28904
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, BAGE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ENTREGA, DOCUMENTO, PREFEITO.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, quero dedicar o meu tempo, no dia de hoje, como uma continuação da Sessão de Homenagem feita aos 200 anos do Município de Bagé, realizada hoje, pela manhã, na Câmara dos Deputados.

            Srª Presidenta, Bagé, um dos mais tradicionais Municípios do nosso querido Rio Grande, completa, no próximo dia 17 de julho, 200 anos.

            Localizada na campanha meridional, sudoeste rio-grandense, a chamada Rainha da Fronteira, como é conhecida, tem aproximadamente 117 mil habitantes.

            Sua economia é baseada na agricultura, pecuária e no comércio. Hoje trabalha e produz também vinho. Possui uma universidade federal, uma estadual, uma particular e excelentes colégios secundários.

            Bagé, com forte apego às tradições gaúchas, em seu chão ocorrem a Festa Internacional do Churrasco; a Festa Campeira; o Festival de Músicas Nativas; a Semana Crioula Internacional, com suas gineteadas, suas trovas de laço, os chamados tiros de laço, apresentações de danças folclóricas, cantorias e a presença constante - porque lá estive - dos chamados hermanos do Cone Sul. Além de ser sede da mais antiga exposição-feira do Brasil, uma das mais visitadas e prestigiadas, a Expofeira de Bagé, que foi criada em 1912.

            O médico e educador Áttila Taborda, em 1943, inspirado pelo dom telúrico, com sua pena certeira - eu diria - de coração e alma, assim descreveu Bagé:

No extremo sul, na fronteira,

Num trono de realeza,

lhe fez a natureza,

Está Bagé sobranceira,

Qual “Rainha da Fronteira”

            O encantamento, quando se avista pela primeira vez aquele torrão, Srª Presidente, é de lembrar nosso namoro juvenil em noturnas preces que só os olhos entendem.

            Se há querência que nos reserva o destino de beber horizontes em coxilhas sagradas, pode saber que é aquela região; de render-se ao vento minuano, demarca a fronteira. Com vanguardas e continentinas, ali é fazer pátria, essa é Bagé, a filha única dos titãs que navegaram em outrora pelos verdes mares dos pampas.

            Para ti, Bagé, para a tua gente, sigo os teus sonhos, traço os teus sulcos, canto a tua planura que compõe a aquarela de um amanhã com novos sóis e novas luas.

            Srª Presidente, muitas são as festividades programadas para marcar o bicentenário da nossa querida Bagé. E elas, como se diz em carreira de campanha, “já se vieram”, iniciaram no dia 1º de julho.

            A Câmara dos Deputados realizou hoje, pela manhã, sessão solene, no plenário Ulysses Guimarães, em homenagem a essa querida cidade. Proposição feita pelo Deputado Afonso Hamm, filho daquele pago, e que contou com a presença do Presidente daquela Casa, Deputado Marco Maia.

            Em comitiva, também lá estava o Prefeito Luís Eduardo Colombo, Srª Presidenta - que se encontra agora no plenário -, que é do Partido dos Trabalhadores. Permita-me, chamá-lo de Dudu, pois é assim que a gente chama o nosso querido Luís Eduardo. Parabéns! Parabéns pelo trabalho! Parabéns pelo selo dos duzentos anos, pois sei que você já conquistou na nossa Empresa de Correios e Telégrafos. Parabéns pelo carimbo dos 200 anos. Vou pegá-lo e remeterei para você.

            Quero cumprimentar, além do nosso querido Dudu, a Primeira-Dama Silvana Caetano, que é Secretária de Políticas para a Pessoa Idosa; o Secretário de Cultura Sapiran Brito; a Coordenadora de Comunicação Bruna Ricardo Netto; a Secretária de Desenvolvimento de Turismo Magna Flores; o Presidente da Câmara de Vereadores Sílvio Machado; O Deputado, aqui conosco, Ronaldo Zouk. Parabéns, Zouk. Estivemos juntos, hoje pela manhã, e agora você traz aqui essa comitiva.

            Cumprimento também o Prefeito de Candiota, que acompanha a comitiva, Luis Carlos Folador, o representante do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, Ronaldo Teixeira, que representou o nosso querido Governador Tarso Genro, os músicos Tiago Cesário e Alessandro Mattos; a cantora Maria de Lourdes Vargas Vieira; o fotógrafo Gabriel Machado; entidades, enfim, todas as autoridades e convidados que estiveram naquele belo evento de hoje pela manhã.

            Lá senti o olhar não só dos que vieram do Rio Grande, mas dos bageenses que habitam a nossa capital federal que eu chamaria de “olhos de vidro quebrado, exilados de saudade, embriagados de nostalgias, lembrando os pampas da nossa querida região de Bagé”.

            Infelizmente, só cheguei no final daquela bonita sessão, face a compromissos que tinha aqui na Comissão de Direitos Humanos, na Comissão de Assuntos Sociais e na Comissão de Educação. E destaco a sua fala brilhante, Prefeito Dudu, como também o momento em que, de forma emocionada, ouvi o Plenário e a Mesa cantar o Hino de Bagé e o Hino do Rio Grande do Sul, se não me engano, na voz da brilhante Maria de Lourdes.

            Srª Presidente, neste momento de alegria e força atávica - esse é um termo da nossa região -, gostaria de lembrar e homenagear também os ex-Prefeitos que foram eleitos pelo voto direto. Lembro aqui de Luiz Alberto Vargas; Luis Simão Kalil; Carlos Sá Azambuja; e Luiz Fernando Mainardi, prefeito por dois mandatos e atualmente Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul - há pouco tempo, ele esteve com problema de doença, mas felizmente se recuperou e já voltou à atividade.

            Lembro aqui o nosso querido Prefeito Luiz Eduardo Colombo, do PT, o Dudu.

            Que venham, meus amigos, minhas amigas, outros 200 anos, que Deus nos dê outros tantos 200 anos e que estejam se somando eternamente!

            Que Deus continue a abençoar aquela terra e a sua querida gente!

            Nós passamos, mas os ideais do povo de Bagé, essa bela região campeira, esses não passam, esses são eternos.

            Peço, respeitosamente, Srª Presidenta, se V. Exª puder, colocar em votação, neste momento, voto de aplauso em comemoração aos 200 anos de Bagé. Se V. Exª entender que é possível fazer esse gesto simbólico, eu queria convidar o Prefeito Dudu a ...

            Já apresentei à Mesa, sim.

            ...se a senhora simbolicamente pudesse colocar em votação, tenho cópia, e que o Prefeito Dudu pudesse receber de suas mãos o requerimento que fala um pouco da bela caminhada do povo de Bagé e de toda aquela região, para que possa levar um requerimento que, tenho certeza, simboliza a visão de todos os Senadores, de todo Congresso Nacional.

            Srª Presidenta, eu faria esse encaminhamento, mas, antes de concluir, vou garantir um aparte a minha querida amiga e Senadora Ana Amélia, que esteve lá hoje pela manhã, e convidamos, conversamos aqui: “Paim, no encerramento, eu entro.” Então, Ana Amélia, por favor.

            A Srª Ana Amélia (Bloco/PP - RS) - Meu caro Senador Paim, obrigada pela sua gentileza. Queria endossar o requerimento apresentado à Presidenta Marta Suplicy a respeito dessa justa homenagem pelo bicentenário do Município de Bagé, saudando o Prefeito Dudu Colombo e a Primeira-Dama e também o Presidente da Câmara, Silvio Machado. Queria lembrar que por esta Casa, Srª Presidenta, Senador Paim, passou um brilhante bageense: Paulo Brossard de Souza Pinto, que foi Senador. Na Câmara, passaram dois Deputados: meu correligionário Carlos Azambuja, que acabou Prefeito de Bagé, e Luiz Mainardi, do seu Partido, Senador Paulo Paim, que acabou também Prefeito de Bagé. Hoje, a homenagem foi requerida por Afonso Hamm, que é de Bagé, meu correligionário. Espero que ele siga e trilhe esse caminho também. A minha relação com Bagé, Srª Presidenta, Senador Paulo Paim, no Governo de Mainardi, trabalhamos intensamente pela federalização da Urcamp, uma instituição comunitária de ensino superior que prestou grandes serviços e presta ainda à comunidade. Na inviabilidade constitucional de federalizar a Urcamp, acabou originando a Unipampa, que hoje está, com apoio do Governo Federal, prestando também um serviço àquela comunidade. E dizer-lhe, como mulher, fico muito honrada de ter uma bageense como Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Como mulher, fico muito honrada por ter uma bajeense como vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Sabe V. Exª, que é tão dedicado às questões trabalhistas, que a nossa Ministra Cristina Peduzzi é a vice-Presidente do TST aqui em Brasília, o que é uma honra também para Bajé, que agora comemora seus 200 anos. Parabéns pelo seu pronunciamento. Ampliamos as homenagens a esse próspero Município gaúcho. Muito obrigada, Senador Paulo Paim.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Eu que agradeço, Senadora Ana Amélia.

            Meu tempo se esgotou, mas eu pediria, Srª Presidente, se possível, esta simbologia para que se possa entregar em mãos cópia do pronunciamento e, naturalmente e mais importante, o voto de aplauso que reúne a visão de todo o Senado da República. Era isso, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2011 - Página 28904