Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar aos familiares das vítimas do acidente aéreo ocorrido hoje, em Recife, no qual perderam a vida catorze passageiros e dois tripulantes.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar aos familiares das vítimas do acidente aéreo ocorrido hoje, em Recife, no qual perderam a vida catorze passageiros e dois tripulantes.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2011 - Página 29399
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, FAMILIA, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ocupo este espaço da Liderança para, em primeiro lugar, em meu nome pessoal, apresentar aqui um requerimento, nos termos do art. 222, §3º, do nosso Regimento Interno, de voto de pesar aos familiares das vítimas do acidente com a aeronave da empresa Noar, ocorrido no dia de hoje, 13 de julho de 2011, em Recife.

            Quero prestar essa solidariedade às 16 vítimas do Voo 4896, da Noar Linhas Aéreas, que caiu na manhã desta quarta-feira, em um terreno da Avenida Boa Viagem, na cidade do Recife. O bimotor partiu do Aeroporto Internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Porém, caiu pouco depois da decolagem. A tripulação chegou a contactar a torre de controle do aeroporto para informar que estava com problema no avião e que tentaria pousar na beira-mar.

            Essa tragédia tira, prematuramente, a vida de trabalhadores, de trabalhadoras, de brasileiros, de brasileiras que tinham muito a contribuir para a nossa sociedade.

            O acidente vitimou catorze passageiros e dois tripulantes. A lista oficial com os nomes foi divulgada no início desta tarde. Lá estão pessoas originárias de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Ceará, e o sentimento é de muita dor e comoção em Pernambuco.

            O Prefeito do Recife, João da Costa, decretou luto oficial de três dias, em memória das vítimas do acidente; o Governador Eduardo Campos e o Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, também decretaram luto oficial.

            A aeronave caiu em um terreno baldio, entre os bairros de Piedade, em Jaboatão, e Boa Viagem, na cidade do Recife.

            A Prefeitura do Recife ofereceu apoio médico e psicológico aos parentes das vítimas. Assistentes sociais e psicólogos da Coordenadoria de Defesa Civil foram enviados ao local do acidente e prestaram suporte à Aeronáutica e à empresa Noar Linhas Aéreas no atendimento aos familiares. Equipes do Samu também foram ao local para atender aos familiares.

            Segundo testemunhas que viram o acidente e relataram a tragédia para os jornais de Pernambuco, o piloto da aeronave, o Brigadeiro Rivaldo Cardoso, fez várias manobras para evitar que o avião se chocasse com os prédios no entorno. Evitou, portanto, que o número de vítimas fosse ainda maior.

            Lamentamos profundamente essa tragédia.

            Apresento este requerimento de condolências e, nesse momento de tristeza, eu também gostaria de pedir aqui, no plenário, a todos os colegas Senadores e Senadoras, um minuto de silêncio em memória das vítimas.

            A lista oficial é a seguinte: Rivaldo Paurílio Cardoso, piloto; Roberto Gonçalves, copiloto; Natan Braga, funcionário da Companhia de Gás Supergasbrás; engenheiro Marcos Ely Soares de Araújo, diretor de Engenharia da construtora Moura Dubeux; Carla Sueli Barbosa Moreira, delegada da Receita Federal do Brasil em Mossoró, no Rio Grande do Norte; Sr. Bruno Albuquerque; André Luis Pimenta Freitas, empresário e filho do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro; Camila Suficiel Marino; Ivanildo Martins dos Santos Filho, gerente financeiro da Faculdade Maurício de Nassau; Antônia Fernanda Jales, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Débora Santos; Marcelo Campelo; Maria da Conceição de Oliveira; Johnson do Nascimento Pontes; Breno Faria; e Raul Farias.

            Eu gostaria de pedir ao Sr. Presidente que marcasse um minuto para que possamos fazer uma homenagem a essas pessoas.

 

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - V. Exª será atendido.

            Peço a todos que, de pé, prestemos a homenagem requerida pelo Líder do Partido dos Trabalhadores aos que perderam a sua vida nesse acidente, hoje pela manhã, em Recife, entre eles, já citado pelo Humberto - quero, também subscrever o requerimento de V. Exª -, o filho do presidente da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas, da cidade de Fortaleza, além de tantas famílias ilustres pela vida humana que perderam.

            Um minuto de silêncio.

(Faz-se um minuto de silêncio.)

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Retorno a palavra a V. Exª e agradeço a todos pela justa homenagem.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR HUMBERTO COSTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

- Requerimento do Senador Humberto Costa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2011 - Página 29399