Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 155 anos da fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 155 anos da fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2011 - Página 29566
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SANÇÃO, PROJETO DE LEI, CONCESSÃO, ANISTIA, BOMBEIRO MILITAR, INVASÃO, QUARTEL GENERAL (QG), REIVINDICAÇÃO, MELHORIA, SALARIO, CONDIÇÕES DE TRABALHO.

            O SR. GIM ARGELLO (PTB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora, no dia 2 de julho de 2011, os 155 anos de sua fundação. Sediado, desde o ano de 1856, na cidade do Rio de Janeiro, a instituição foi transferida para Brasília na segunda metade dos anos 1960.

            Há décadas, portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal vem prestando relevantes serviços à sociedade brasiliense, tendo protagonizado inúmeros episódios de coragem e heroísmo, na proteção da vida e da segurança dos cidadãos. Não por acaso, a sociedade reconhece no Corpo de Bombeiros a instituição pública mais confiável.

            Srªs e Srs. Senadores, tendo em vista o papel crucial exercido pela corporação, quando do naufrágio da embarcação Imagination no Lago Paranoá, no dia 22 de maio de 2011, com mais de cem pessoas a bordo - entre recém nascidos, crianças, jovens e adultos - e um saldo final de nove mortos, requeri, em discurso no Senado Federal, voto de aplauso aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que participaram, heroicamente, do salvamento das vítimas e, posteriormente, da retirada do barco do fundo das águas.

            Em Brasília e, com certeza, na maior parte dos Estados Federativos, não são poucas as ocasiões em que os bombeiros intercedem em favor das mulheres, prestando atendimento de emergência e realizando partos nos locais os mais inusitados.

            As ações ousadas e incansáveis de resgate de vítimas são a marca registrada da ação do Corpo de Bombeiros, em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, esses valorosos brasileiros anônimos atuaram diuturnamente, durante meses a fio, no trabalho de auxílio e salvamento de pessoas na região serrana do Estado, por ocasião dos graves deslizamentos de terra lá ocorridos, em janeiro de 2011, que resultaram em quase mil mortos e em alguns milhares de desabrigados.

            Sempre que a tragédia se instala na vida dos indivíduos; sempre que a dor e a amargura enlutam corações, por conta das perdas humanas em catástrofes naturais, surgem os bombeiros para, nos limites do possível, minorar tristezas, pela sua ação decidida, corajosa e profissional.

            Srªs e Srs. Senadores, a comemoração dos 155 do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal nos leva, naturalmente, a abordar outro tema de relevo, recentemente noticiado pela imprensa: a prisão de 439 bombeiros no Rio de Janeiro, em razão de terem eles adentrado, no dia 4 de junho, sem autorização prévia, o quartel do comando geral da corporação, no centro da cidade, em reivindicação por melhores condições salariais e de trabalho.

            A respeito do mencionado episódio, entendemos que, entre as forças da ordem, quaisquer que sejam elas, os princípios da autoridade e da hierarquia devem ser criteriosamente respeitados. As insatisfações de servidores públicos, não obstante, muitas vezes conduzem valorosos cidadãos a atitudes drásticas, como a recente greve dos bombeiros.

            Há que se compreender, todavia, as dificuldades pelas quais passa a corporação, que merece nosso apoio e nosso voto de confiança, por tudo o que representa para os brasileiros.

            Por essa razão, aplaudimos e subscrevemos a atitude do Governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, que sancionou projeto de lei concedendo anistia administrativa a todos os bombeiros participantes da greve, e a dois policiais militares presos. Agiu bem o Governador ao também sancionar os projetos que garantem aos bombeiros a antecipação de reajuste de 5,58%, e o uso de 30% do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), a título de gratificações.

            Srªs e Srs. Senadores, no mês em que comemoramos os 155 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, queremos nos congratular com cada um dos integrantes da corporação, e parabenizar suas famílias por abrigarem em seu seio cidadãos tão apreciados pela sociedade; cidadãos que angariaram, ao longo da existência de sua corporação, o respeito e a admiração de todos.

            Tudo o que podemos desejar é uma longa e feliz vida ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por tudo de relevante que representam para a sociedade brasiliense. Que outras décadas e séculos se somem a esses afortunados 155 anos de trabalho de tão exemplar corporação.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2011 - Página 29566