Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos resultados de pesquisa do IBGE, a qual registra melhoria na oferta de emprego e na renda do trabalhador.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO.:
  • Registro dos resultados de pesquisa do IBGE, a qual registra melhoria na oferta de emprego e na renda do trabalhador.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2011 - Página 29574
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • REGISTRO, DADOS, PESQUISA, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), REDUÇÃO, INDICE, DESEMPREGO, CRESCIMENTO, RENDIMENTO, TRABALHADOR, EFEITO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, GOVERNO FEDERAL, REITERAÇÃO, APOIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PROGRAMA DE GOVERNO.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, o último mês de maio registrou uma das menores taxas de desemprego de todos os tempos: 6,4%. Esse é o menor índice verificado no mês de maio de 2002, e reflete a média de seis regiões metropolitanas brasileiras: Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

            Ainda segundo a pesquisa, o rendimento real médio do trabalhador, nessas seis regiões metropolitanas, subiu 1,1% entre abril e maio, atingindo mil, quinhentos e sessenta e seis reais, o maior índice para o mês de maio, também desde 2002.

            Esse resultado foi puxado pelo desempenho da indústria, da construção civil e do comércio e reflete o acerto da política econômica que vem sendo implementada pela Presidenta Dilma Rousseff.

            Poucos se recordam, Sr. Presidente, mas já houve tempo neste País em que não havia o que comemorar, quando o assunto era desemprego. As taxas eram crescentes e a população sofria, sem a esperança de dias melhores. Muitos chegavam, mesmo, a imigrar, deixando o solo pátrio por falta de oportunidades.

            Hoje, ao contrário, vivemos outro momento histórico, uma janela de oportunidade, que não podemos e não vamos perder. Apesar da forte crise econômica que se abateu sobre o mundo, em 2008, conseguimos superá-la com relativa facilidade, e continuamos crescendo. Para 2011, há expectativa de que a economia brasileira cresça algo próximo a 4%.

            E isso é muito importante para que continuemos a gerar novos e melhores empregos para os nossos jovens, para que eles possam, enfim, realizar os seus sonhos.

            Então, Sr. Presidente, quero aqui registrar meu contentamento, minha alegria, de poder estar contribuindo com o governo da Presidenta Dilma Rousseff, na geração de emprego e renda para o povo brasileiro.

            Da parte de meu partido, quero reafirmar que o PMDB continuará, ao lado do povo, dando sua contribuição para o crescimento do Brasil.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2011 - Página 29574