Pronunciamento de Alvaro Dias em 15/07/2011
Discurso durante a 123ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro de diversas matérias publicadas em jornais de circulação nacional nos meses de maio e junho últimos.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO MUNICIPAL.:
- Registro de diversas matérias publicadas em jornais de circulação nacional nos meses de maio e junho últimos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/07/2011 - Página 30110
- Assunto
- Outros > ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO MUNICIPAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, DIVERSIDADE, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, O ESTADO DE S.PAULO, O GLOBO, ANALISE, DENUNCIA, DESVIO, RECURSOS, PREFEITURA, MUNICIPIO, CAMPINAS (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PARTICIPAÇÃO, EMPRESARIO, PECUARISTA, AMIZADE, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro das seguintes matérias: “Amigo de Lula é investigado por desvio”, publicada pelo jornal Folha de São Paulo em sua edição de 25 de maio, “Investigação em Campinas chega ao entorno de Lula e deixa PT apreensivo”, publicada Jornal Estado de São Paulo de 24 de maio e “Filho de Bumlai nega acusações e plano de delação premiada”, Jornal Estado de São Paulo de 24 de maio do corrente.
A matéria destaca que o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula é investigado pelo Ministério Público Estadual por suposta participação em esquema de desvio de dinheiro na prefeitura de Campinas.
Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro das seguintes matérias: “Primeira - ministra de Campinas monitorava nomeações da prefeitura”, jornal Folha de ao Paulo do dia 29 de maio, “Primeira - dama centralizava propina, diz testemunha”, Jornal Estado de São Paulo de 30 de maio, “Mulher de prefeito deixa cargo em Campinas”, Jornal Estado de São Paulo de 3 de junho, “Mulher de prefeito de Campinas diz querer ‘colaborar’ com caso”, Jornal Estado de São Paulo de 2 de junho e “Primeira - dama de Campinas passa por acareação com lobistas”, Jornal Estado de São Paulo de 3 de junho do corrente.
As matérias divulgam que o Ministério Público Estadual aponta a primeira - dama de Campinas, Rosely Nassim, como mentora do esquema de desvios na Prefeitura de Campinas. Segundo o Ministério Público Estadual, a primeira - dama atuou nos últimos anos como uma espécie de “primeira-ministra” da gestão municipal. Testemunhas alegam que ela é médica e exerce o cargo de chefe de gabinete da prefeitura, é uma mulher centralizadora, rígida no trato com subordinados, que monitora as nomeações na máquina municipal e que tinha um escritório paralelo ao gabinete da prefeitura para negociar com empresários.
Como terceiro assunto, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro das seguintes matérias: “Vice-prefeito de Campinas preso por corrupção”, Jornal O Globo do dia 27 de maio, “Vice alegava dívida de campanha para cobrar propina”, Jornal Estado de São Paulo de 26 de maio, “De volta da Europa, vice-prefeito de Campinas é preso ao desembarcar”, Jornal Folha de São Paulo de 27 de maio, “Promotoria vê atuação de empresário em desvio”, Jornal Folha de São Paulo de 28 de maio “Planilhas mostram rota da propina em Campinas”, Jornal Estado de São Paulo de 27 de maio e “PF identificou desvios em Campinas”, Jornal Folha de São Paulo de 1º de junho do corrente.
As matérias divulgam que o vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, foi preso por ser um dos suspeitos de comandar desvios de verbas de obras públicas. Além disso, ele está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual por suspeita de envolvimento no pedido de propina a empresários para o pagamento de dívidas de campanha.
Por último, como quarto assunto, para fazer o registro das seguintes matérias: “Promotoria vê atuação de empresário em desvio”, Jornal Folha de São Paulo do dia 28 de maio, “Campinas: lobistas usaram escritório de publicitário do PT”, Jornal Estado de São Paulo de 30 de maio, “Marqueteiro para todos os partidos”, Jornal Estado de São Paulo de 30 de maio e “Esquema de propina em Campinas tinha metas anuais”, Jornal Folha de São Paulo de 26 de maio do corrente.
As matérias divulgam que documento do Ministério Público Estadual que integra relatório sobre o suposto desvio de verbas da Prefeitura de Campinas aponta o empresário José Carlos Bumlai teria “ascendência” sobre o esquema. Os procuradores que cuidam do caso iniciaram uma investigação paralela para descobrir se o amigo do ex-presidente Lula teria um papel muito além de um simples intermediário entre a Constan e a máquina pública.
Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“Amigo de Lula é investigado por desvio”;
“Investigação em Campinas chega ao entorno de Lula e deixa PT apreensivo”;
“Filho de Bumlai nega acusações e plano de delação premiada”;
“Primeira - ministra de Campinas monitorava nomeações da prefeitura”;
“Primeira - dama centralizava propina, diz testemunha”;
“Mulher de prefeito deixa cargo em Campinas”;
“Mulher de prefeito de Campinas diz querer ‘colaborar’ com caso”;
“Primeira - dama de Campinas passa por acareação com lobistas”;
“Vice-prefeito de Campinas preso por corrupção”;
“Vice alegava dívida de campanha para cobrar propina”;
“De volta da Europa, vice-prefeito de Campinas é preso ao desembarcar”;
“Promotoria vê atuação de empresário em desvio”;
“Planilhas mostram rota da propina em Campinas”;
“PF identificou desvios em Campinas”;
“Promotoria vê atuação de empresário em desvio”;
“Campinas: lobistas usaram escritório de publicitário do PT”
“Marqueteiro para todos os partidos”;
“Esquema de propina em Campinas tinha metas anuais”.