Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade com os senadores Itamar Franco, Marinor Brito e Marta Suplicy pelas ofensas feitas por jornal paraguaio e pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Solidariedade com os senadores Itamar Franco, Marinor Brito e Marta Suplicy pelas ofensas feitas por jornal paraguaio e pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2011 - Página 15908
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, OFENSA, FONTE, JORNAL, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.
  • SOLIDARIEDADE, SENADOR, MARINOR BRITO, ESTADO DO PARA (PA), MARTA SUPLICY, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MOTIVO, OFENSA, AUTORIA, DEPUTADO FEDERAL.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ontem, eu e o Senador Itamar Franco estivemos em posições diferentes aqui no plenário da Casa. Agora, eu quero registrar o profundo respeito que nós temos pela figura de Itamar Franco.

            Itamar é um democrata, e nós não podemos admitir, em hipótese alguma, qualquer tipo de agressão à história de Itamar Franco e ao que ele representa para o Brasil.

            Ontem, apresentei uma posição política e estive em campo oposto ao do Senador Itamar Franco, mas nós não podemos aceitar aqui, Presidente, de forma alguma, de onde quer que parta, qualquer tipo de agressão a qualquer Senador da República e ao Senado da República.

            Esse tipo de agressão ao Senador Itamar Franco, ainda mais com as impropriedades das informações prestadas, tem que ser tido como uma agressão ao Senado da República.

            Da mesma forma, Presidente - reitero que apresentei aqui uma questão de ordem no início da sessão do dia de hoje -, foi uma agressão ao Senado o que foi praticado, nesta manhã de hoje, com a Senadora Marinor Brito, do meu Partido, Líder do Partido Socialismo e Liberdade, e com a Senadora Marta Suplicy.

            As atitudes desse senhor de nome Bolsonaro, que é um Deputado que não honra o Congresso brasileiro, já estão passando dos limites. Há tempos que esse senhor tem prestado desserviços à democracia brasileira. Ainda na redemocratização, durante o Governo do Presidente Sarney, esse senhor, por agressão à democracia brasileira, recebeu uma reprimenda por parte do Governo do Estado brasileiro. E, hoje, esse senhor praticou um ato de agressão ao Senado da República, quando, vindo ao Senado, agrediu as Senadoras Marta Suplicy e Marinor Brito.

            São dois casos de agressão, Sr. Presidente, que, independentemente das posições políticas do conjunto dos Senadores aqui, devem merecer a solidariedade de todos os Senadores, porque são duas agressões a autoridades, a Senadores da República que temos que tomar como agressões ao Senado da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2011 - Página 15908