Pronunciamento de Ana Amélia em 12/05/2011
Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade com o Senador Itamar Franco pelas ofensas feitas por jornal paraguaio em virtude da posição de tal senador contra a revisão do acordo de Itaipu.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- Solidariedade com o Senador Itamar Franco pelas ofensas feitas por jornal paraguaio em virtude da posição de tal senador contra a revisão do acordo de Itaipu.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/05/2011 - Página 15909
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, OFENSA, FONTE, JORNAL, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Presidente, agradeço-lhe a concessão da palavra. Eu queria pedir licença ao orador inscrito também para renovar que, ontem, o Senador Itamar Franco e eu ficamos aqui durante toda a discussão do encaminhamento da votação da matéria relacionada ao acordo com Itaipu Binacional e nós, democraticamente, externamos a nossa opinião, respeitando as posições do Governo.
De maneira alguma é aceitável que esta Casa admita críticas descabidas, desrespeitosas e antidemocráticas.
A melhor maneira que qualquer instituição - a imprensa é uma instituição - tem para demonstrar o seu respeito à democracia é respeitando as opiniões que são contrárias às suas e, dessa maneira, poderemos conviver com regimes mais sólidos e democráticos. Especialmente porque, em se tratando de Mercosul, o nosso ex-Presidente, Senador Itamar Franco, deu uma valiosa colaboração para a consolidação deste bloco, desta união aduaneira, que hoje está em frangalhos, exatamente pela falta de harmonia e de solidariedade desse grupo. Veja só o que está acontecendo na relação comercial Brasil-Argentina.
Mas quero renovar a minha solidariedade, porque votei como o Senador Itamar Franco, contrariamente a este acordo, por entender que ele lesa o interesse do contribuinte brasileiro. Apenas por isso, respeitando a opinião do Governo, respeitando os argumentos da Senadora Gleisi Hoffmann, que foi uma competente Relatora desta matéria. Mas a minha opinião, a opinião do Senador é igual aqui, temos que respeitar quem vota a favor e quem vota contra uma matéria. Democracia é isso, no meu entendimento.
Eu queria me solidarizar ao Senador Itamar Franco, com quem tenho um grande orgulho de conviver nesta Casa.
Muito obrigada.