Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Propõe ao Plenário a aprovação de voto de desagravo ao Senador Itamar Franco, pedindo retratação do jornal ABC Color, do Paraguai, pelas ofensas dirigidas contra esse senador.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Propõe ao Plenário a aprovação de voto de desagravo ao Senador Itamar Franco, pedindo retratação do jornal ABC Color, do Paraguai, pelas ofensas dirigidas contra esse senador.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2011 - Página 15910
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • PROPOSTA, ORADOR, VOTO, REPUDIO, OFENSA, VITIMA, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUTORIA, JORNAL, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.

            A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Peço desculpas ao Senador Mozarildo, mas eu também não poderia deixar de aqui manifestar minha solidariedade ao nosso ex-Presidente, Senador Itamar Franco.

            Ontem nós tivemos aqui, no plenário desta Casa, um embate vigoroso, um embate de ideias, típico da democracia, e foi um debate muito importante, acredito, para o Brasil e para o Paraguai.

            Defendi o acordo firmado pelo Presidente Lula e o defendo em quaisquer circunstâncias, mas nós não podemos aceitar manifestações como essas, manifestações preconceituosas e descabidas de um órgão de imprensa do Paraguai.

            O ABC Color não tem direito de tratar nossas autoridades, nossos Senadores, pessoas que têm contribuído tanto para nosso desenvolvimento. E eu quero aqui registrar que o ex-Presidente Itamar Franco foi fundamental também para o fortalecimento do Mercosul. Não tem esse direito. É uma forma muito desrespeitosa.

            Eu lamento. Acho que nós teríamos que aqui aprovar um voto de desagravo ao nosso Senador e pedir que esse jornal se retratasse em relação a isso.

            Nós queremos construir relações respeitosas, que consolidem a nossa relação de fronteira, do Mercosul, que possam os nossos povos aproveitar-se dela, e não ter esse tipo de relacionamento. Então, receba, Senador Itamar, a minha solidariedade.

            Respeito as suas ideias, embora divirja delas, e ontem conseguimos expressar isso. Com certeza, esse tipo de tratamento, a sua pessoa não é digna de recebê-lo. Quero me manifestar aqui publicamente.

            Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2011 - Página 15910