Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra audiência da Marcha dos Surdos, na Comissão de Direitos Humanos, liderada pelo Senador Lindbergh.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Registra audiência da Marcha dos Surdos, na Comissão de Direitos Humanos, liderada pelo Senador Lindbergh.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2011 - Página 17426
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, AUDIENCIA, MARCHA, SURDO, ENTREGA, FERNANDO HADDAD, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), PAUTA, REIVINDICAÇÃO, COMPROMISSO, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, BRASIL, EXPANSÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PESSOA DEFICIENTE, OBJETIVO, OPORTUNIDADE, INCLUSÃO SOCIAL.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco/PT - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem. Quero apenas registrar que hoje tivemos, aqui, uma emocionante audiência com a marcha dos surdos, na Comissão de Direitos Humanos, liderada pelo Senador Lindbergh, que contou com a presença de muitos Senadores e Deputados Federais.

            Eles estiveram hoje com o Ministro Fernando Haddad e lhe entregaram uma pauta em que pedem que façamos constar do Plano Nacional de Educação, na Câmara e no Senado, o compromisso do Brasil com a expansão nessa área de escolas bilíngues para surdos, que, além do ensino de Libras, haja também o ensino de Português, de modo que eles possam ter maior oportunidade.

            Então, quero registrar a presença de todas as lideranças, do Brasil inteiro, que participaram aqui, cerca de dois mil líderes, entre familiares e surdos, e eu não posso deixar de registrar a importância desse trabalho e a importância de este Congresso se debruçar sobre o assunto.

            Aliás, Sr. Presidente, uma das reivindicações que vamos apresentar a esta Casa é a contratação de mais intérpretes para permitir, por exemplo, que a TV Senado tenha transmissão em Libras, como já tem a TV Câmara. Acho que é algo importante para tratarmos com o Presidente Sarney, que é muito sensível a isso, e com a Mesa da Casa.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2011 - Página 17426