Discurso durante a 124ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Reflexões sobre a preparação do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE, PROGRAMA DE GOVERNO.:
  • Reflexões sobre a preparação do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2011 - Página 31025
Assunto
Outros > ESPORTE, PROGRAMA DE GOVERNO.
Indexação
  • COMENTARIO, PREPARAÇÃO, EXECUÇÃO, OBRAS, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, OLIMPIADAS, PAIS, APREENSÃO, CAPACIDADE, QUANTIDADE, HOTEL, HOSPEDAGEM, TURISTA, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, SISTEMA DE TRANSPORTES.

           O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como todos sabemos, nesta década presenciaremos grandes eventos esportivos internacionais no Brasil. Teremos a realização em nosso País da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas de Verão em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

           De tal maneira é bastante oportuno ouvirmos o que têm a dizer os Conselheiros do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, haja vista que no órgão encontraremos alguns dos principais especialistas do tema em nosso País.

           A questão fundamental a respeito desses eventos foi feita pela conselheira Beatriz Helena Biancardini Scvirer: "O Brasil, que, como todos sabemos, peca pelo improviso, está preparado para executar um projeto olímpico? Está havendo um planejamento unificado de ações para que esse projeto aconteça?"

           Por outro lado, a conselheira Carmen Fridman Sirotsky, observou a necessidade de ser traçado um panorama sobre o segmento de transportes no País, deixando-se bem claro de onde virão e para aonde irão os recursos, de maneira a não existirem elefantes brancos depois dos grandes eventós.

           Outro problema levantado diz respeito à capacidade hoteleira e aos custos de hospedagem em razão da quantidade limitada de leitos disponíveis. No caso do Rio de Janeiro, há poucos pontos existentes para a construção de novos hotéis.

           Uma possível solução estaria no uso de navios como hotéis durante essas grandes competições.

           Por fim, um ponto importante diz respeito aos benefícios que a Copa do Mundo e a Olimpíada trarão ao Brasil. O conselheiro Orlando Machado Sobrinho atentou para o fato de que o País deve ter planos para suportar os custos de manutenção desses grandes equipamentos esportivos depois de encerrados os eventos esportivos.

           São, pois, reflexões importantes na execução das obras públicas necessárias aos grandes eventos esportivos que o país abrigará nos próximos anos. A partir delas o Governo e também o Legislativo têm ferramentas mais precisas para executar tais obras com um custo menor, com qualidades mais ajustadas às necessidades do Brasil.

           Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2011 - Página 31025