Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à apuração de eventuais irregularidades em órgãos públicos denunciadas pela imprensa brasileira.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Apoio à apuração de eventuais irregularidades em órgãos públicos denunciadas pela imprensa brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2011 - Página 31100
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APOIO, INVESTIGAÇÃO, SUSPEIÇÃO, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco/PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente e nobres colegas, primeiramente, agradeço a benevolência da Senadora Vanessa, que está inscrita, e também da Senadora Ana Amélia, igualmente inscrita e que falaria talvez numa comunicação inadiável, que as mesmas permitiram que eu fizesse esta breve manifestação.

            Diante de notícias recentemente veiculadas pela imprensa nacional, levantando suspeições sobre Ministérios do Governo Federal, quero reafirmar nossa posição firme em prol de uma profunda apuração de eventuais irregularidades em qualquer órgão público.

            Foram levantadas dúvidas acerca de documento, assinado por nós e outros Parlamentares catarinenses, declarando o funcionamento de uma entidade que mantém convênios com o Ministério do Turismo, de período anterior, inclusive, ao nosso mandato.

            Nesse sentido que nossa manifestação foi firmada sobre documento emitido pela Receita Federal, atestando seu funcionamento desde a data referida. Contudo, se ainda restarem contestações a respeito da relação de tal entidade com o referido órgão, que tudo seja apurado de forma clara, evidente.

            Manifesto meu integral apoio à Presidente Dilma Rousseff. Conte conosco para garantir transparência e o bom uso dos recursos públicos, bem como a devida punição aos agentes comprovadamente envolvidos em desvios de conduta, postura e malversação desses recursos.

            A lisura e a efetiva apuração de qualquer irregularidade devem ser premissas indispensáveis para qualquer Ministério do Governo Federal, seja Agricultura, Cidades, Transporte ou Turismo, mas também para a esfera estadual e municipal, bem como para os Poderes Legislativo e Judiciário. O mesmo vale para pessoas físicas ou jurídicas, empresas ou entidades, sejam elas catarinenses ou não.

            Não pouparei esforços para que as medidas necessárias sejam tomadas para garantia absoluta da correta aplicação dos recursos arrecadados de nossos cidadãos. Essa é a minha convicção inarredável, sobre a qual pautei toda minha trajetória política.

            Essas, nobre Presidente e nobres colegas, são as considerações desta Comunicação Inadiável, inclusive esposando aqui pensamentos de outros colegas, como da Senadora Ana Amélia e também do Senador Cristovam Buarque, de deixarmos, eu diria, uma caminhada; deixarmos aqui muito claro uma maratona no sentido de bem emprestarmos o apoio para quaisquer dúvidas que possam existir, seja nesse ou naquele ministério, o mesmo dentro do Turismo, envolvendo até empresa de Santa Catarina, o nosso Estado. Nós e outros colegas temos inclusive referendado, dado uma carta de recomendações, mas se esse documento porventura foi usado para finalidades distintas das quais houve a intenção, houve a recomendação, que sejam devidamente apuradas as denúncias.

            Nós não aceitamos subterfúgios de espécie alguma. Por isso, quanto aos casos tratados que se referem à Legislatura passada - quando nós não participávamos desta Casa - e estão sendo levantados, que sejam devidamente esclarecidos.

            Essa é a nossa posição, nobre Presidente. É a nossa exposição que fazemos nesse momento, numa comunicação inadiável.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2011 - Página 31100