Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso, no dia 26 próximo, dos 112 anos de emancipação político-administrativa de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso Sul.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • Registro do transcurso, no dia 26 próximo, dos 112 anos de emancipação político-administrativa de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2011 - Página 31109
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, ATUAÇÃO, PREFEITO, INVESTIMENTO, SAUDE, EDUCAÇÃO, TRANSITO, LAZER, INDUSTRIA, MEIO AMBIENTE.
  • ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, LANÇAMENTO, PROGRAMA DE GOVERNO, ENTREGA, BOLSA DE ESTUDO, FORMAÇÃO, ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, PAIS ESTRANGEIRO.

            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco/PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, agosto é um mês muito significativo para todos os sul-mato-grossenses. É que, no dia 26 próximo, Campo Grande, a capital do meu Estado, do Mato Grosso Sul, completa 112 anos de emancipação político-administrativa.

            Eu estou me antecipando a esta data por que a programação de aniversário da nossa capital começou ontem com o lançamento, feito pelo prefeito Nelsinho Trad, de um pacote de obras que vai melhorar ainda mais a vida da população campo-grandense, marca de todas as gestões do nosso partido, do PMDB, no Mato Grosso do Sul.

            O prefeito Nelsinho Trad é filho do ex-Deputado Federal Nelson Trad, grande político do meu Estado, o Mato Grosso do Sul, e meu grande amigo, com quem sempre pude contar e me aconselhar durante minha vida política.

            Hoje, Campo Grande é uma das capitais com melhor qualidade de vida, graças às últimas administrações dos bons prefeitos que a capital teve.

            A cara de Campo Grande começou a mudar já na primeira administração do Prefeito André Puccinelli, hoje Governador de Mato Grosso do Sul. André sucedeu o também companheiro peemedebista, à época, ex-Senador Juvêncio César da Fonseca que preparou a capital para esse processo de desenvolvimento, exemplo para o País.

            Em oito anos, o então prefeito André transformou a cidade em um verdadeiro cartão postal. No entanto, fez o mais importante - o que se espera de um homem público: mudou o perfil social da capital ao investir maciçamente em infraestrtura, canalizando córregos, urbanizando suas margens, além de levar saneamento e asfalto a todos os bairros, o que praticamente acabou com as favelas em área de risco.

            Cabe esclarecer que há uma diferença entre favela, que é um bairro composto por barracos ou habitações sem infraestrtura, e um pequeno conjunto de barracos num terreno de invasão.

            Segundo o Prefeito Nelsinho, em setembro agora, ainda dentro da programação de aniversário da Capital, a Prefeitura estará entregando as últimas 182 unidades habitacionais do residencial José Teruel Filho, no bairro Dom Antônio Barbosa.

            Ao fazer essa entrega, Campo Grande estará resolvendo o problema de habitações caracterizadas como favelas. Entretanto, o prefeito diz que o surgimento de barracos sem o mínimo de infraestrutura não cessa, o que faz com que o trabalho seja contínuo.

            Talvez Campo Grande seja uma das únicas capitais do País onde nós não temos mais as chamadas favelas. O Governador André Puccinelli, quando assumiu, na época de Juvêncio, nós tínhamos mais de cem situações como essa. Hoje, Campo Grande praticamente tem todas as favelas saneadas, num trabalho extremamente... Acho até que a prefeitura de Campo Grande não capitaliza isso, o que, sem dúvida nenhuma, é coisa importante.

            O processo de transformação fez com que a população campo-grandense desse outro mandato ao prefeito Nelsinho Trad, reelegendo-o no primeiro turno com larga margem de votos sobre o segundo colocado.

            Na sua segunda gestão, Nelsinho enfrentou alguns obstáculos por conta das fortes chuvas que atingiram várias cidades brasileiras em 2010 e início de 2011, entre elas, a nossa querida Campo Grande.

            Mas, com competência, dedicação e apoio político dos parlamentares federais, estaduais, do Governo do Estado e do Governo Federal, o Prefeito conseguiu vencer as dificuldades, culminando com o lançamento, ontem, de um pacote de obras. Sem dúvida, um projeto ousado, marca do perfil político e administrativo do grande Prefeito da nossa capital, Nelsinho Trad. No pacote, estão previstos investimentos de praticamente meio bilhão de reais: R$521 milhões em 120 obras.

            Só neste ano, a Prefeitura de Campo Grande entregará 37 obras em praticamente todas as áreas de atuação como saúde, educação, trânsito, habitação, lazer, indústria e meio ambiente.

            As inaugurações revelam investimentos de mais de 206 milhões. Entre os destaques estão a entrega de diversas etapas de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, que contemplam regiões como a Vila Popular, região do Segredo e Lagoa.

            As inaugurações estão presentes também em bairros como Vila Nasser, Jardim Panorama, Nova Campo Grande, Jardim das Hortênsias, Alto da Boa Vista e vários outros. Praças, em diversas regiões da cidade, também todas revitalizadas.

            Portanto, Campo Grande chega aos seus 112 anos como uma das capitais mais jovens do País, mas com crescimento e Índice de Desenvolvimento Humano de gente grande, como deve ser em todas as nossas cidades. Tudo isso faz com que a população campo-grandense tenha bons motivos para participar da programação do aniversário da nossa cidade, que acontece no dia 26 de agosto.

            Quero, antecipadamente, cumprimentar Campo Grande, o Prefeito Nelsinho Trad, nossa querida primeira-dama, Antonieta Trad que, aliás, é minha suplente nesta Casa, todos os senhores vereadores e vereadoras e, sobretudo, a população da nossa querida capital.

            Srª Presidenta, antes de encerrar este pronunciamento que faço em homenagem ao Prefeito de Campo Grande, eu que estive também, hoje, no lançamento desse extraordinário programa Brasil Maior, da Presidente Dilma, quero, para não ser repetitivo, chamar a atenção para um desses itens. Na verdade, na verdade, mais afeto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. É um investimento que o Governo fará dando 100 mil bolsas de estudo aos melhores alunos, aos melhores cérebros brasileiros, para que eles possam, nos outros países onde há essa inovação, onde se gera conhecimento, realmente fazer o seu aprendizado e retornar ao País. Vamos ver nos próximos anos que quem dominar essa questão da tecnologia e quem investir em criatividade e em inovação será o país de ponta. Isso é extremamente importante. Então, ao parabenizar o programa da Presidente Dilma, o Ministro do Desenvolvimento, eu quero, de uma forma muito especial, chamar atenção para isso que, a meu juízo, é uma das coisas mais importantes que o País fez nos últimos tempos, que é investir no cérebro, na capacidade dos nossos jovens.

            O Japão fez isso, investiu em cérebro e hoje é uma das grandes potências. Podem perceber que o Japão já sofreu várias e várias derrocadas, como esta última, mas ele sempre se reergue, porque aposta fundamentalmente naquilo que as pessoas têm de melhor - o cérebro.

            Eu dei aula durante quinze anos da minha vida e tenho certeza de que esse investimento nos nossos jovens trará, sem dúvida alguma, um resultado muito importante que é exatamente a competência, a inovação e a criatividade. E o brasileiro sabe fazer isso como ninguém.

            Muito obrigado, Srª Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2011 - Página 31109