Discurso durante a 129ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos quatrocentos e vinte e seis anos de fundação do Estado da Paraíba.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos quatrocentos e vinte e seis anos de fundação do Estado da Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2011 - Página 31634
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, POVO, REGIÃO.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Meu caro Presidente Wilson Santiago, paraibano da gema, Senador Vital do Rêgo e Senador Cícero Lucena, a Paraíba está, como disse o meu colega e conterrâneo Paulo Paim, extremamente bem representada. Os senhores orgulham, com a votação que tiveram - os dois que chegaram na eleição deste ano são Deputados experientes, tendo sido, um deles, um Prefeito e Governador experiente -, ao representar e ao defender os interesses desse Estado cuja história tem uma distância de 187 anos em relação ao meu Estado, o Rio Grande do Sul, no que diz respeito à data da sua fundação.

            Mas o que nos identifica muito, Senadores paraibanos, é que nós todos somos de uma mesma raiz, a raiz de um projeto de nação que a Paraíba escreveu com um pouco de sangue do seu povo, com uma história vigorosa e corajosa, assim como o Rio Grande. Uma história contra a tirania, contra a subserviência, contra o rigor da metrópole, uma história tão bonita quanto a de tantos outros Estados, inclusive do nosso Rio Grande.

            Celebrar 426 anos de fundação tem um significado extremamente importante para todos que nasceram naquele Estado, mas também para todos que contribuíram para fazer da Paraíba um Estado não só cantado em prosa e verso pelas suas belezas naturais, pela simpatia e cordialidade da sua gente, mas também pela sua história de defender o seu território nacional. Franceses e holandeses estiveram ali, fincaram o pé, mas os paraibanos fizeram prevalecer a soberania desse Estado tão corajoso e valente.

            Quero endossar também o que disse o Senador Cristovam Buarque em relação a paraibanos fantásticos que deram uma contribuição valiosa ao Brasil: Celso Furtado, Ariano Suassuna e a nossa Elba Ramalho, que, com a sua jovialidade, com a sua forma de cantar, também encanta o Brasil.

            Parabéns pela iniciativa de terem proposto esta sessão especial à Paraíba e pelo que vêm fazendo não apenas pelo seu Estado, mas pelo que vêm fazendo, vocês três, Wilson Santiago, Vital do Rêgo e Cícero Lucena, pelo Brasil

            Nós, como gaúchos, também agradecemos, porque, de alguma, forma o meu Estado, o nosso Estado, de Paulo Paim e de Pedro Simon, também é beneficiado por essas ações que fazem da boa política a nossa grande responsabilidade. Celebrar esta data, que é comemorada no dia 6 de agosto, para nós é uma honra muito grande.

            Muitas felicidades ao povo paraibano!

            Parabéns a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2011 - Página 31634