Discurso durante a 129ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Congratulações e boas vindas ao Bispo Dom Sérgio da Rocha, novo Arcebispo de Brasília.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IGREJA CATOLICA.:
  • Congratulações e boas vindas ao Bispo Dom Sérgio da Rocha, novo Arcebispo de Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2011 - Página 31872
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, AUTORIDADE RELIGIOSA, POSSE, ARCEBISPO, MUNICIPIO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB - DF. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de prabenizar, com muita alegria, o novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, que tomou posse dia 6 de agosto, último sábado, em substituição a Dom João Braz de Aviz, que deixou o cargo em 15 de fevereiro para se tornar Prefeito da Congregação dos Religiosos no Vaticano.

            E já quero, de pronto, compartilhar da opinião de Dom Sérgio, quando, no seu primeiro pronunciamento, afirmou que a Igreja deve dialogar com todos os segmentos da sociedade, ficar atenta a todas as situações, a todos os ambientes, valorizando a realidade existente. Para ele, “a Igreja missionária não se acomoda. É a Igreja que sai, que vai ao encontro”.

            O religioso lembrou que Brasília não se resume ao centro do poder político, mas tem situações relacionadas à pobreza, à violência, à dependência química; e “a Igreja, a exemplo do bom samaritano, não olha apenas, mas se debruça solidária, procura servir”, segundo o nosso Arcebispo.

            Ele enfatizou ainda a necessidade de atenção aos que mais sofrem e diz que é uma exigência que a Igreja deve cumprir.

            Dom Sérgio fez também uma importante declaração sobre a situação política do País, afirmando que a Igreja não pode desistir de motivar a ética na política e a formação da consciência dos valores do Evangelho. Segundo ele,“a honestidade, a verdade, a transparência, a justiça social não são discursos, não são palavras vazias. Na verdade, são posturas com consequências não só na vida pessoal de um político, de um gestor público, mas com consequências na própria vida da sociedade, com repercussão na própria vida da Igreja”.

            Dom Sérgio nasceu em Dobrada, Estado de São Paulo, em 21 de outubro de 1959 - portanto, tem a minha idade, Sr. Presidente: 52 anos. Foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em dezembro de 1984, e bispo, em 11 de agosto de 2001, na Catedral de São Carlos.

            Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na PUC de Campinas. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez mestrado em Teologia Moral na Faculdade Nossa Senhora Assunção, também em São Paulo, e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

            Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como Diretor Espiritual, Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia, foi Diretor Espiritual e Reitor. Também foi Professor e membro da equipe de formação dos diáconos permanentes, onde exerceu diversas funções.

            Foi Bispo auxiliar de Fortaleza; membro da Comissão Episcopal de Doutrina da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Celam; membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB; e Presidente do Regional Nordeste IV. Em 15 de junho deste ano, foi escolhido como Arcebispo de Brasília pela Papa Bento XVI.

            A comunidade católica do Distrito Federal está em festa, Sr. Presidente, com a chegada, ao Distrito Federal, de Dom Sérgio, que, pelas suas primeiras declarações, demonstra estar plenamente sintonizado com os sentimentos da população de Brasília, com o papel espiritual e social desempenhado pela Igreja.

            Para encerrar, gostaria de dar as boas-vindas a S. Exª Rev.ma Dom Sérgio da Rocha, desejando sucesso no desempenho de suas atividades.

            Que Deus o ilumine nessa honrosa missão junto ao povo de Brasília.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2011 - Página 31872