Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicar ocorrência no Congresso Nacional do Seminário GLBT.

Autor
Marta Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Comunicar ocorrência no Congresso Nacional do Seminário GLBT.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2011 - Página 16815
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, SEMINARIO, DIREITO, GRUPO, HOMOSSEXUAL, REALIZAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.

            A SRª MARTA SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidenta, queria comunicar que está ocorrendo na Casa, na Câmara com o Senado, um seminário GLBT. É importante o debate, a discussão sobre os direitos e as políticas públicas relativas aos homossexuais que estão sendo feitas em diferentes regiões do País.

            Fiquei muito impressionada. Estive ontem no Rio de Janeiro, onde o Governador Cabral lançou uma campanha contra a homofobia, de sete milhões, de propaganda contra a homofobia no Rio de Janeiro. Como política pública, acho bastante inusitada, pioneira. Soube que o Ceará também lançou políticas públicas no mesmo sentido: Ceará sem Homofobia, uma campanha. Agora fui comunicada por um Deputado Estadual do Piauí que naquele Estado houve a primeira união homoafetiva registrada em praça pública no Brasil a qual foi assistida por mais de mil pessoas.

            “Nada como uma ideia forte cujo tempo chegou”. Essas palavras não são minhas, mas de Victor Hugo. Mas isso tem um peso. A questão da homossexualidade, dos direitos homossexuais obteve um passo extraordinário a partir de o Supremo Tribunal ter equiparado a união estável de homoafetivos com à de heterossexuais. Quanto ao PL nº 122, continuamos aqui alinhavando, negociando e costurando para que o Brasil possa também dar esse grande passo.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2011 - Página 16815