Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta para os atrasos na prestação de serviços pelos Correios no Estado do Acre; e outros assuntos.

Autor
Sérgio Petecão (PMN - Partido da Mobilização Nacional/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA, SENADO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Alerta para os atrasos na prestação de serviços pelos Correios no Estado do Acre; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2011 - Página 32038
Assunto
Outros > IMPRENSA, SENADO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, PROGRAMA, TELEVISÃO, SENADO, ELOGIO, IMPORTANCIA, IMPRENSA, CONGRESSO NACIONAL, DIVULGAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
  • COMENTARIO, DENUNCIA, AUSENCIA, QUALIDADE, SERVIÇO POSTAL, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), ESTADO DO ACRE (AC), SOLICITAÇÃO, DIREÇÃO, EMPRESA PUBLICA, PROVIDENCIA, REFERENCIA, CONTRATAÇÃO, FUNCIONARIOS, OBJETIVO, MELHORIA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco/PMN - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Paulo Paim, primeiramente quero dizer da minha satisfação de estar usando esta tribuna com V. Exª presidindo esta sessão.

            Sou uma pessoa que tem tido oportunidade de trabalhar nas comissões, e tenho aprendido muito com a sua experiência e com o seu trabalho, principalmente em prol dos menos favorecidos e da classe trabalhadora do nosso País.

            Srªs e Srs. Senadores, tenho dois assuntos para falar aqui da tribuna. Em primeiro lugar, quero falar que, ontem, estivemos participando de um programa da TV Senado, Assunto de Estado, um programa bastante interessante do qual participei pela primeira vez junto com os dois Senadores do meu Estado, Senador Jorge Viana e Senador Anibal Diniz.

            Eu tenho procurado valorizar cada oportunidade que temos de usar a imprensa. No meu Estado, é bem difícil termos acesso à imprensa.

            Quero, portanto, parabenizar a TV Senado, pois é um programa de uma hora e meia, um programa isento, com dois competentíssimos entrevistadores, que nos deram a oportunidade de falar com o Brasil como um todo, já que, graças à Deus, a TV Senado tem uma audiência maravilhosa no País inteiro e, em especial, no meu Estado, o Estado do Acre.

            E diria que a TV Senado é o instrumento mais importante que temos para dialogar e levar a nossa mensagem à população acreana.

            Assim, mais uma vez, quero fazer este registro da tribuna desta Casa e levar os nossos agradecimentos às pessoas que, direta e indiretamente, trabalham e dão oportunidade de levar a nossa mensagem através da TV Senado. Estão todos de parabéns.

            Outro assunto que me traz à tribuna, Presidente Paim, é que tenho recebido várias denúncias do serviço que o Correio tem prestado no meu Estado. Hoje, recebi a matéria de um jornal que diz mais ou menos assim:

Falta de carteiros é o que causa atraso de correspondência, denuncia sindicalista.

Os constantes atrasos nas entregas de correspondências acontecem por falta de efetivos. É com esta frase que a presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios, Susy Cristine da Costa, denuncia a Empresa de Correio e Telégrafos (ECT). Segundo ela, a empresa precisaria aproximadamente de 100 funcionários para normalizar os serviços. Em recente concurso, a ECT ofereceu apenas 20 vagas para todo o Estado.”

            E há o depoimento de vários moradores:

Moradora do Conjunto Adalberto Sena, a servidora pública Elisama Lima diz que suas correspondências estão atrasadas mais de 20 dias. ‘Eu exijo uma explicação plausível para esta ‘situação’ que estão fazendo comigo. Não aguento mais pagar juros por causa da incompetência dos Correios’, desabafa.

Outro indignado, o radialista Nonato Oliveira, que mora no Conj. Castelo Branco, afirma que não há mais justificativas para errar endereços dos moradores de conjuntos e bairros tradicionais. ‘Eu defendo uma recodificação ou a volta do CEP único, como era antes’, propõem, dizendo que já acionou os Correios na Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e no Ministério Público Estadual. (...)

            Essa é a situação dos Correios do Acre. Sempre que estou em Rio Branco e também no interior, recebo várias denúncias, sejam elas dos moradores mais simples ou dos empresários, já que as suas correspondências também chegam atrasadas e isso prejudica o desempenho de suas empresas.

            Agora, a Presidente do Sindicato, a Srª Susy Cristine da Costa, de público, mostra onde está o verdadeiro problema: a falta de servidores. 

            O Acre precisa de, no mínimo, 100 servidores, para ver se melhora o atendimento à população do meu Estado, mas os Correios oferecem apenas 20 vagas.

            Nós sabemos que os Correios foram uma empresa que sempre orgulharam nosso País. Era uma empresa que era referência, mas veio aquela enxurrada de denúncias, de escândalos, de corrupção. Os Correios passaram por uma situação muito difícil e, agora, estão tentando retomar a credibilidade que sempre tiveram para voltarem a ser aquela empresa modelo que sempre foi.

            Mas estou vendo que existem problemas e isso precisa ser resolvido. A Empresa de Correios e Telégrafo é uma empresa que cumpre um papel fundamental. Os Correios é que levam as mensagens, principalmente no meu Estado, àqueles Municípios mais distantes, onde as pessoas têm muitas dificuldades de receber... Mas com a situação por que passam os Correios, hoje, no meu Estado, ou seja, a falta de servidores, a falta de funcionários, isso é impossível.

            Então, fica aqui o nosso apelo para que a direção dos Correios possa tomar as providências. Até porque os Correios do Acre já foram também palco de muitos escândalos. Os Correios do Acre passaram por momentos difíceis e estão agora sob nova direção, com essa mudança do Governo da Presidente Dilma. Assim, eu espero que possamos melhorar. E, sinceramente, não sabia de onde vinha esse problema tão sério. Em todos os lugares em que chego, as pessoas reclamam do trabalho dos Correios, pois são atrasos das contas de luz, das contas de água, atraso das correspondências mais importantes, como Imposto de Renda. As pessoas estão sempre reclamando.

            Os comerciantes têm reclamado muito das correspondências que chegam atrasadas, que já chegam vencidas, acarretando o pagamento de juros.

            Então, é preciso que a direção dos Correios dê uma atenção especial à situação que estamos passando no Acre.

            Fica aqui o nosso registro, fica aqui o nosso repúdio para que a direção nacional dos Correios possa imediatamente tomar providências no sentido de amenizar o sofrimento do povo acreano.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2011 - Página 32038