Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação às iniciativas na área de inclusão digital de jovens em diversas cidades brasileiras, destacando o Projeto Informática Comunitária, no Município de Ferreira Gomes, no Amapá.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Saudação às iniciativas na área de inclusão digital de jovens em diversas cidades brasileiras, destacando o Projeto Informática Comunitária, no Município de Ferreira Gomes, no Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2011 - Página 32390
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, MINISTERIO PUBLICO, PROMOÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, FERREIRA GOMES (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), IMPORTANCIA, ACESSO, INTERNET, AMPLIAÇÃO, CONHECIMENTO.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguintes discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, Srªs e Srs. Senadores, ainda no primeiro semestre deste ano tivemos a oportunidade de saudar, desta tribuna, algumas iniciativas de inclusão digital de jovens em algumas cidades brasileiras, em parcerias respeitadas e reconhecidas pela grandeza da intenção.

            Todos identificamos no processo de democratização do acesso às tecnologias da informação uma ferramenta poderosa para as ações de estudo, de trabalho, de conhecimento do mundo atual.

            É, portanto, sempre com muito entusiasmo que saudamos todas as iniciativas voltadas para a inserção de todos na sociedade da informação, sobretudo quando elas se voltam para a parcela mais humilde, para estudantes mais carentes.

            Permitir a inclusão digital é simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.

            Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza superficialmente essa nova linguagem, trocando e-mails, por exemplo, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

            Se de nosso tempo de infância vem as lembranças das volumosas enciclopédias, no mundo de hoje, temos o alcance rápido e atualizado do conhecimento através da rede mundial de computadores. E um instrumento poderoso assim não poder ser privilégio de uns poucos.

            A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à Internet que iremos considerá-lo um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

            Lembro-me de termos destacado aqui a iniciativa do Comitê para Democratização da Informática, que promoveu mais uma edição da Semana da Inclusão Digital, no Rio de Janeiro, com um tema instigante: Somos Todos Transformadores.

            E a ele nos referimos como um incentivo saudável à capacidade que cada ser humano tem de se reinventar, mudar a própria vida e influenciar a transformação na vida de outras pessoas, da sua família, vizinhança, comunidade e da sociedade como um todo.

            Pois muito bem, Srª Presidenta, se à época cantamos loas ao Estado do Rio de Janeiro, volto-me agora para meu Amapá, onde pequenos, porém importantes, passos também estão sendo dados em algumas comunidades.

            E, nesse momento, vamos em pensamento até Ferreira Gomes, onde o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça local, realizou aula inaugural do Projeto Informática Comunitária.

            O Projeto inclui outras etapas de formação, nas quais já foram formados 641 alunos - o que representa quase 455 da população com idade entre 10 e 19 anos do Município de Ferreira Gomes.

            Na ocasião, a Procuradora da Justiça e Coordenadora-Geral da Infância e da Juventude, Judith Gonçalves Teles, informou sobre a importância da iniciativa para que os jovens tenham oportunidade.

            E é ela quem nos informa sobre o novo cenário em que se dá a continuidade do projeto, uma vez que o Município de Ferreira Gomes tem experimentado a chegada de novas empresas ao mercado local, e esse sopro de empreendedorismo provoca, naturalmente, um sentimento de preparar os jovens e futuros profissionais para serem acolhidos pelas oportunidades de trabalho.

            De tal sorte, Srªs e Srs. Senadores, que dar esta oportunidade é, na verdade, uma prova da responsabilidade social que o Ministério Público e seus parceiros têm com essas crianças e adolescentes.

            Eu gostaria, inclusive, Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, de ressaltar que o promotor de Justiça, Anderson Sousa Batista, titular da Promotoria de Ferreira Gomes, promoveu uma revitalização no projeto comunitário de informática, o Infoco, promovendo reforma do espaço físico, determinando a manutenção dos computadores e a compra de materiais necessários ao funcionamento do curso, substituição de equipamentos que estavam com defeito, efetivação das parcerias que se responsabilizam pelo pagamento dos Instrutores; e reativou a parceria com a prefeitura local no que se refere à concessão do espaço físico onde o projeto funciona.

            É bom elogiar. Faz bem ao coração e estimula as iniciativas voltadas para o bem-estar e para o progresso de nossa gente.

            Sabemos que o domínio dessas tecnologias é fundamental para que aqueles jovens possam ser requisitados pelas empresas e órgãos públicos no momento de contratação de mão de obra. Inclusive, essa ação está focada prioritariamente nos adolescentes de 12 a 18 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

            É, portanto, um agregar de forças salutar e alvissareiro.

            Com alegria, faço, portanto, esse registro e rogo para que outras iniciativas similares cheguem a todos os Municípios do meu querido Estado do Amapá e, sobretudo, da região Norte do nosso País, ainda tão segregada.

            Era a nossa palavra, Srª Presidenta. Hoje procurei colaborar com V. Exª para cumprir o tempo regimental. Agradeço a V. Exª a generosidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2011 - Página 32390