Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncias de corrupção em governos do Partido dos Trabalhadores. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Denúncias de corrupção em governos do Partido dos Trabalhadores. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2011 - Página 32391
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), RESPONSAVEL, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senhora Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, volto hoje a falar sobre corrupção. A moda hoje é corrupção. A corrupção toma conta do País. A população assiste perplexa. A população brasileira, todo dia, assiste nos telejornais as denúncias impressionantes da fábrica de corrupções que se implantou neste País. É corrupção de todos os lados.

            Mesmo que a gente tenha aqui, Nação brasileira, que alertar sempre para o que vai acontecer, mesmo assim o Governo brasileiro, administrado pelo PT, não toma nenhuma providência. Ao contrário, estimula a corrupção neste País.

            Quantas vezes aqui denunciei aquele famigerado Pagot?

            Quantas vezes aqui denunciei aquela famigerada Ana Júlia Carepa, Governadora do meu Estado?

            Abro os jornais da minha terra e vejo o Governador eleito Simão Jatene, dizendo que o Pará pode ficar com as suas condições de operações praticamente paralisadas. O Estado pode ficar inadimplente, paraenses, porque Ana Júlia praticou centenas e centenas e - por que não dizer? - milhares e milhares de corrupções. No empréstimo de 366 milhões, que foi feito no final da sua administração, com certeza para custear a sua campanha política - pasmem, senhoras e senhores paraenses, brasileiros, aqueles que me assistem, nas tribunas, nas galerias de honra! -, setenta e sete milhões, desse dinheiro, foi prestado conta com dezesseis notas fiscais com um único teor. Repetiram, em dezesseis notas fiscais, a mesma coisa, na prestação de contas. Pasmem, senhoras e senhores! Corrupção cínica. Corrupção que tomou conta do meu Estado durante quatro anos, na administração do PT.

(A Srª Presidenta faz soar a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Já, Presidenta?

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador, não sou eu que toco essa campainha. Ela é automática, quando falta um minuto. Eu posso prorrogar por mais um minuto e outro.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Principalmente quando eu estou aqui...

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Ela é automática, Senador. Não sou eu...

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Principalmente quando eu estou aqui. Principalmente quando eu falo da corrupção do PT.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Bom...

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Mas o PT é corrupto mesmo, Brasil! O PT é corrupto mesmo, Brasil!

            Quem me mandou para cá fiscalizar foram vocês paraenses que me deram um milhão e meio de votos. E esta voz não calará. Esta voz permanecerá aqui denunciando as mazelas desse partido que veio tomar conta desta Nação, para implantar a corrupção neste País. Corrupção cínica. Corrupção que deixa os brasileiros sem hospitais, sem estradas, sem saúde, sem educação.

            Maldita corrupção, que já matou, mata os brasileiros todo dia, nas estradas, nos hospitais. Até quando, Brasil...

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Um minuto para encerrar, Senador.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Até quando, Brasil? Até quando vai se assistir aos telejornais mostrando o nosso querido Brasil sendo roubado, o nosso povo sendo massacrado, o nosso povo sendo pisoteado, o nosso povo sem educação?

            Esta voz não se calará, esta voz permanecerá aqui por muito tempo, denunciando com coragem, com bravura, sem covardia! É um direito que tenho. Eu não abro mão um milímetro do direito que tenho de defender o povo da minha Pátria e do meu Estado, um povo que já cansou de ser enganado, com tantas mentiras, tantas mentiras vindas desse partido...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Fora do microfone.) - Esta minha indignação, povo brasileiro! Até quando, Brasil, vamos conviver com a administração do PT a ponto de saquear os cofres públicos da Nação brasileira? Do seu bolso, contribuinte! Do seu bolso, assalariado, que paga os seus impostos! A ver todos os dias, na televisão, a corrupção desenfreada promovida pelo Partido dos Trabalhadores? Essa é a grande verdade, Brasil!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2011 - Página 32391