Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca da importância da instalação da nova montadora da Fiat no Estado de Pernambuco. (como Líder)

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comentários acerca da importância da instalação da nova montadora da Fiat no Estado de Pernambuco. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2011 - Página 32401
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANUNCIO, INSTALAÇÃO, EMPRESA DE VEICULOS AUTOMOTORES, MUNICIPIO, GOIANA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), IMPORTANCIA, COMPROMISSO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CONSTRUÇÃO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, GARANTIA, QUALIFICAÇÃO, MÃO DE OBRA, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, estou aqui hoje para celebrar o anúncio de um importante investimento no Estado de Pernambuco, na verdade, a confirmação.

            O Presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini, e o Governador Eduardo Campos oficializaram ontem a instalação de uma montadora da Fiat no Município de Goiana, Mata Norte do Estado de Pernambuco, a 63 quilômetros do Recife.

            O novo empreendimento representa R$4 bilhões em investimentos, a oferta de 4.500 novos empregos, qualificação profissional e geração de renda para milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

            Em Brasília, na qualidade de Relator da matéria, trabalhei duramente pela aprovação da Medida Provisória 512, que foi fundamental para a efetivação do empreendimento em Pernambuco. A MP prorrogou até 2020 os efeitos da Lei 9.440/97, que estabelece um regime fiscal especial para a indústria automobilística nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

            Além dos incentivos federais, a Fiat encontrou no Estado as condições ideais para instalar sua nova planta, bem como para a construção de um complexo automotivo. Em Goiana, e não em Suape, como estava inicialmente previsto, o empreendimento ocupará uma área plana e contínua de 14 milhões de metros quadrados.

            Naquele Município da Mata Norte será possível desenvolver um complexo automotivo mais integrado. Serão instalados, em um só lugar, a montadora, os fornecedores, as pistas de teste, o campo de provas, o centro de capacitação e treinamento e as atividades de pesquisa e desenvolvimento, condições que, sem dúvida, conferem maior competitividade ao produto.

            Para garantir o maior aproveitamento da mão de obra local, várias iniciativas serão empreendidas pelos Governos Federal, estadual e municipal com o objetivo de capacitar os trabalhadores pernambucanos.

            Estivemos com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que se comprometeu com a construção de uma escola técnica pública federal na região do novo polo.

            O Governo de Pernambuco anunciou também 22 mil vagas em cursos de formação nas escolas públicas e técnicas do Estado, em parceria com o Sistema S.

            Além disso, o Governo do Estado firmou com a Fiat um convênio para treinar os estudantes das universidades públicas de Pernambuco nos centros de desenvolvimento da própria montadora em Turim, na Itália. A Prefeitura de Goiana, por sua vez, somará esforços para capacitação de trabalhadores, conforme anunciou o Prefeito do Município, Henrique Fenelon.

            A construção da fábrica da Fiat marca um novo tempo para o litoral norte e para todo o Estado. Pernambuco é um dos Estados que mais cresce no Brasil, fruto da inversão de prioridades iniciada com o Presidente Lula e continuada pela Presidenta Dilma, de olhar com maior atenção as regiões historicamente mais pobres do País.

            A chegada da fábrica da Fiat e do complexo industrial e de serviços que será instalado ao seu redor é, na verdade, mais um passo de um virtuoso ciclo de desenvolvimento iniciado na região da Mata Norte.

            Um complexo industrial como o que teremos ali exigirá investimentos em infraestrutura urbana e logística para atender à demanda dos cidadãos e das indústrias. A perspectiva de crescimento traz consigo o desafio do desenvolvimento - e este, Srª Presidenta, é o desafio que queremos, não apenas para o nosso Estado de Pernambuco, mas para todo o Brasil.

            Muito obrigado, Presidenta.

            Muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2011 - Página 32401