Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação com a prisão, pela Polícia Federal, durante a Operação Voucher, de Colbert Martins.

Autor
João Durval (PDT - Partido Democrático Trabalhista/BA)
Nome completo: João Durval Carneiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Indignação com a prisão, pela Polícia Federal, durante a Operação Voucher, de Colbert Martins.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2011 - Página 32406
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REPUDIO, INJUSTIÇA, POLICIA FEDERAL, PRISÃO, EX-DEPUTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), SUSPEIÇÃO, PARTICIPAÇÃO, DESVIO, RECURSOS, MINISTERIO DO TURISMO.

            O SR. JOÃO DURVAL (Bloco/PDT - BA. Para uma comunicação inadiável. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, aconteceu algo que é um verdadeiro absurdo: a prisão de 38 pessoas aqui em Brasília. Eu só conheço um, Colbert Martins, Deputado Federal por três legislaturas e que agora foi nomeado para servir no Ministério da Justiça.

            Na verdade, uma leitura atenta do noticiário a respeito da Operação Voucher, no que diz respeito à suposta participação de Colbert Martins Filho, mostra que neste ponto a Polícia Federal exagera.

            O convênio suspeito vem desde 2009, três parcelas já haviam sido pagas, as prestações de contas feitas, nenhuma dúvida levantada sobre elas. E então, com parecer favorável do setor jurídico do Ministério do Turismo, cai na mesa de Colbert, Secretário Nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, o processo de pagamento da quarta e última parcela do convênio. Ele, no cargo havia menos de duas semanas, Sr. Presidente, olha a papelada, que nada aponta de errado ou duvidoso - pelo contrário -, e assina. Dali, o papel teria de ir ainda à mesa do Ministro para receber a assinatura deste.

            Ética e juridicamente não há dúvida de que Colbert vai sair desta como um inocente injustiçado.

            Ele é meu adversário em minha terra, Feira de Santana. Nós fazemos política dentro da ética. O Colbert é um rapaz sério, médico, casado com uma médica, de maneira que ele não precisa receber propina de ninguém, porque ele não é desse tipo, ele é um homem sério e a Polícia Federal faz uma prisão como esta.

            Há pouco, vi na televisão que o juiz que decretou a prisão preventiva das 38 pessoas suspeitas de estarem envolvidas, este juiz se arrependeu e, há pouco, pediu para sair desse processo e que indicassem outro juiz.

            Não é possível que em um País como este ainda se perpetrem atos desta forma.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2011 - Página 32406