Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador e ex- Presidente da República Itamar Franco.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Senador e ex- Presidente da República Itamar Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2011 - Página 32477
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Srs. e Srs. Senadores, o Brasil perdeu recentemente um de seus grandes políticos. O espírito público do Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco era, sem dúvida, um grande patrimônio da política brasileira e do País. Este Plenário, a vida política nacional e o Brasil certamente ficaram bastante mais pobres com a sua ausência.

            Desde que saltou da Prefeitura da sua querida Juiz de Fora para esta Casa, em 1974, o Senador Itamar Franco desempenhou papel relevante no cenário político brasileiro. Democrata, sempre ao lado das boas causas, começou combatendo o regime autoritário de 1964, já na condição de vice-líder do MDB.

            Adversário ferrenho do regime militar, Itamar combateu-o com destemor, numa época difícil, em que poucos tinham coragem de fazê-lo abertamente. Entre as suas muitas ações nesse sentido, foi o principal articulador da anticandidatura do general Euler Bentes à Presidência da República, em oposição à candidatura do general João Baptista Figueiredo, o escolhido dos militares. Aliás, o Senador Itamar Franco nunca mediu esforços na luta pela restauração da democracia plena entre nós.

            Participou ativamente da campanha pelas eleições diretas, tendo sido o último peemedebista a concordar em participar do Colégio Eleitoral, em face da derrota da emenda Dante de Oliveira. Restaurada a democracia, foi Constituinte, com atuação destacada em favor da elaboração de uma Constituição que orientasse o País no rumo da democracia e do desenvolvimento econômico e social.

            Mais tarde, na condição de Vice-Presidente eleito na chapa do hoje Senador Fernando Collor, viria a ter um papel fundamental na vida brasileira. Itamar Franco viu-se na condição de ter de assumir a Presidência da República em uma situação extremamente difícil, após o impedimento do Presidente Collor.

            Era preciso assegurar a manutenção do regime democrático, que ainda engatinhava à época, e ordenar a economia nacional, ameaçada por uma inflação que resistia a todos os remédios. Com serenidade e firmeza, o Presidente Itamar Franco conseguiu realizar as duas tarefas no curto espaço de tempo em que ocupou a Presidência.

            Não apenas transmitiu o cargo a um Presidente eleito democraticamente em pleito direto, como ainda fez seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso, seu Ministro da Fazenda e articulador do Plano Real. O Plano foi o seu grande feito no campo econômico, além, é claro, da renegociação da dívida brasileira e da reorganização das finanças públicas nacionais. A inflação brasileira finalmente foi dominada e baixou a índices do mundo desenvolvido, o que se constituiu no ponto de partida para a prosperidade econômica do País nos dias de hoje. Não foi por outras razões que ele deixou a Presidência com índices de popularidade altíssimos, em torno dos 80%.

            Não é pouco o que o Brasil deve a Itamar Augusto Cautiero Franco. Não será pouca a saudade que dele sentiremos nesta Casa. Também não será menor a falta que ele fará à política brasileira e ao País.

            Mesmo quando estávamos em posições opostas - e não era fácil ser seu adversário, dada a sua capacidade e a sua combatividade! -, era forçoso reconhecer que ele sempre tinha posições respeitáveis, estava sempre em busca do interesse nacional.

            Ficamos sem um grande brasileiro a quem devemos todas as homenagens. De maneira singela, quero deixar aqui o meu reconhecimento e a minha gratidão - em nome do Governo da Presidenta Dilma Rousseff e em meu nome -, a Itamar Franco, esse homem que gravou seu nome na história e no coração dos brasileiros.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2011 - Página 32477