Pronunciamento de Gleisi Hoffmann em 26/05/2011
Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de pesar pelo assassinato do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, casal de Agroecologistas do Pará.
- Autor
- Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registro de pesar pelo assassinato do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, casal de Agroecologistas do Pará.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/05/2011 - Página 19289
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, VOTO DE PESAR, HOMICIDIO, CASAL, ECOLOGISTA, ESTADO DO PARA (PA).
A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Eu queria só trazer ao registro desta Casa o pesar pelo assassinato do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, casal de agroecologistas do Pará, que foram assassinados covardemente pela luta que faziam em defesa da floresta, do meio ambiente e também da agricultura equilibrada no Norte do nosso País.
É lamentável que isso aconteça. E mais lamentável ainda, Srª Presidenta, que isso aconteça exatamente no momento em que estávamos discutindo uma legislação, o Congresso Nacional, tão importante ao Estado brasileiro como o Código Florestal, que a Câmara aprovou agora recentemente. Vem para esta Casa. Um código que teve avanços importantes para a agricultura brasileira, principalmente em relação à pequena agricultura, em equilíbrio com a preservação e conversação ambiental. Muitas vezes, por situação como essa e também por pontos nesse Código que realmente vão ter que ser discutidos pelo Senado, nós acabamos tendo pelo Código uma grande oposição de setores que fazem o movimento ambientalista neste País.
Estivemos hoje com a Presidenta Dilma. Ela falou da importância dos avanços na garantia e na segurança dos pequenos agricultores, mas também falou da responsabilidade desta Casa, do Senado da República, de nós Senadores podermos restituir ao Código Florestal brasileiro a respeitabilidade que ele dever ter perante o Brasil e o mundo.
Nós queremos, sim, a segurança jurídica da nossa agricultura, mas não queremos e não podemos permitir a anistia daqueles que foram contrários à preservação e conservação ambiental quando ela tinha que acontecer. O Brasil tem que dar exemplo ao mundo. Queremos ser potência agrícola, mas também queremos ser potência ambiental.
Na semana que vem, Srª Presidenta, quero voltar a esse tema, falar da importância do código e do papel deste Senado na discussão que se avizinha.
Todavia, quero aqui lamentar profundamente esse assassinato, que é mancha para o nosso País, mais uma somada a tantas outras que já tivemos. Lamento. E espero que os órgãos de polícia, os órgãos de investigação possam logo chegar à origem desse crime e punir aqueles que são os responsáveis.
Obrigada, Srª Presidenta.