Discurso durante a 134ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia do Corretor de Imóveis.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do Dia do Corretor de Imóveis.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2011 - Página 32966
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, CORRETOR DE IMOVEIS, RELEVANCIA, ATIVIDADE PROFISSIONAL, CONFIANÇA, COMPRA E VENDA, MERCADO IMOBILIARIO.

           O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia 27 de agosto, comemora-se o Dia do Corretor de Imóveis, importante profissional, que atua como viabilizador do processo de compra e venda de imóveis. Pelo seu trabalho, o corretor aproxima as vontades do vendedor e do adquirente de unidades habitacionais, terrenos e fazendas, entre outros, garantindo negócios que são vitais para a economia das cidades brasileiras.

           A corretagem de imóveis, por suas características, exige de seus profissionais a vocação para o comércio, a facilidade em se relacionar com o público, o conhecimento das regras do mercado e das condicionantes circunstanciais da economia local, nacional e até mesmo internacional, em tempos de internet e de globalização das trocas comerciais.

           As tantas exigências que se impõem ao corretor de imóveis fazem de sua profissão um campo mais complexo a cada dia, de modo que até mesmo as faculdades e universidades já desenvolvem cursos de graduação voltados a esse campo do conhecimento, como; bacharelado em Ciências Imobiliárias, ou cursos de conteúdo mais curto, como o de Gestão Imobiliária, ou de Técnico em Transações Imobiliárias.

           No Brasil, a corretagem de imóveis conta com órgãos de classe como o Conselho Federal de Imóveis, dividido, nos Estados Federativos, em Conselhos Regionais, que regulam a atividade, incrementando a confiabilidade da profissão, em beneficio dos brasileiros.

           A sociedade vem paulatinamente gerando mais riquezas e renda para seus cidadãos, e sempre que uma sociedade enriquece, o comércio de imóveis aumenta vertiginosamente. O Brasil não é exceção à regra, de modo que o corretor de imóveis ganha mais importância a cada dia, na medida em que seu trabalho auxilia na aquisição de casas e apartamentos por milhões de indivíduos e famílias.

           Auxilia e viabiliza, uma vez que, nas complexas tratativas para a compra e venda de imóveis, o intermediário é figura central, na tentativa de criação de um ambiente de confiança mútua entre vendedor e comprador e, sobretudo, no esforço para que o preço final do imóvel seja compatível com o orçamento familiar daqueles que arcarão com seu pagamento.

           Em nosso País, em que ainda é muito grande o déficit habitacional, ultrapassando os cinco milhões de moradias, é necessária a atuação do corretor de imóveis para facilitar a aquisição de imóveis pelos tantos milhões de famílias que contam com até cinco salários mínimos de renda mensal.

           O atual incremento na oferta imobiliária aos brasileiros de baixa renda valoriza, sobremaneira, o papel do corretor de imóveis, que participa diretamente nas tratativas para a compra e venda de unidades habitacionais.

           Srªs e Srs. Senadores, o comércio de imóveis novos deve também ampliar a compra e venda de imóveis usados, no curso dos próximos anos, ampliando, ainda mais, o papel do corretor, profissional mais valorizado e requisitado a cada dia.

           Tudo o que se pode desejar, nos anos vindouros, é que os corretores de imóveis tenham cada vez mais valorizado o seu papel, e que sua labuta diária resulte na aquisição do maior número possível de residências pelos brasileiros, que merecem, em plenitude, o conforto de uma moradia digna, confortável, decente, em bairros urbanizados e limpos, com segurança pública, educação, lazer e saúde devidamente garantidos pelo Estado.

           O aumento do número de imóveis comprados e vendidos depende da atuação do corretor de imóveis, e é este importante profissional, Srªs e Srs. Senadores, que desejamos homenagear em seu dia.

           Que seu trabalho se fortaleça cada vez mais, e que esse trabalho resulte na realização do sonho da casa própria para milhões de concidadãos brasileiros, nos anos vindouros.

            Era o que eu tinha,dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2011 - Página 32966