Discurso durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Posicionamento favorável à investigação das denúncias de corrupção recentemente publicadas pela imprensa.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Posicionamento favorável à investigação das denúncias de corrupção recentemente publicadas pela imprensa.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2011 - Página 33077
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • APOIO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, DISCORDANCIA, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), REGISTRO, EMPENHO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO, POLICIA FEDERAL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi para fazer uma comunicação inadiável, porque, pela liderança do Governo, eu iria falar muito depois e estou premido pelo tempo. Eu tenho uma reunião às 18 horas com a Ministra Ideli, que já está aguardando-me. Mas fiz questão de ficar aqui, pacientemente, porque não poderia deixar de falar, nesta sessão, da posição do Governo. Tivemos aqui uma sessão em que todas as oradoras e todos os oradores trataram de um tema cuja posição desta Casa, entendo, é comum: o combate à corrupção.

            Todos nós somos favoráveis a esse esforço, a esse tema fundamental na vida pública brasileira. Como Líder do Governo quero, aqui, reafirmar a posição do Governo de não só combater a corrupção, mas de investigar cada fato, cada denúncia, cada posição que for colocada.

            Quem conhece a Presidenta Dilma sabe do seu caráter, da sua firmeza, do seu posicionamento e, portanto, sabe que a Presidenta não compactuará com nenhum fato que seja de irregularidade, de corrupção ou de qualquer tipo de desmando.

            Ouvi também discursos aqui de apoio à Presidenta e quero agradecer em nome do Governo. Ouvi aqui que cada Senadora, cada Senador, ao defender o combate à corrupção, ao defender o esclarecimento dos fatos, foi de uma posição muito firme de que essas medidas tomadas pela Presidenta tinham o respaldo e o apoio dos Senadores e das Senadoras que se manifestaram.

            Eu tenho certeza de que se outros Senadores e Senadoras estivessem aqui também falariam da mesma forma, porque não poderia ser diferente. Na verdade, há uma cruzada em nosso País contra a corrupção, e essa cruzada está acima dos partidos e acima de bloco partidário de base do Governo ou de oposição.

            Quero discordar, não quero concordar com tudo. Discordo das colocações que apontaram para a necessidade de uma CPI. Digo que, como Líder do Governo, tenho esse posicionamento de discordância porque, efetivamente, o Governo está investigando todos os fatos. O Governo está investigando; o Ministério Público está investigando; a Polícia Federal está investigando. Respeito o posicionamento de cada Senador, de cada Senadora. É claro que cada um tem o seu posicionamento, mas, como Líder do Governo, defendo a posição que é do Governo, ou seja, a de investigar profundamente e de modo transparente, mas, efetivamente, sem a necessidade de uma CPI, pelas providências que o Governo está tomando.

            Então, fiz questão de marcar esse posicionamento aqui. Fiz questão de estar presente nesta sessão, aplaudindo todos os oradores que se manifestaram contra a corrupção, discordando do posicionamento de alguns, no que diz respeito à forma de empreender essa luta, mas, sem dúvida nenhuma, respeitando todos os posicionamentos, porque merecem o nosso respeito, como Líder, das lideranças partidárias e da sociedade brasileira.

            O importante é esta Casa funcionar, e funcionar bem. Portanto, eu faço aqui este pronunciamento, este registro dando importância a esta sessão, mas dizendo que vejo em todos os Senadores e Senadoras, da base, da Casa, da oposição, naqueles que assinaram o pedido de CPI e naqueles que não assinaram o pedido de CPI, a intenção de todos em combater a corrupção e de querer esclarecimentos sobre todos os fatos que são relatados pela imprensa.

            Os ministros e ministras da Presidente Dilma estão instados a virem à Casa, efetivamente, prestar informações. Amanhã virá o Ministro Paulo Sérgio, dos Transportes, prestar as informações necessárias. E outros ministros que se, por acaso, surgirem alguns fatos nebulosos, fatos que necessitem de esclarecimentos, a posição da liderança do Governo será sempre de procurar trazer os ministros como convidados, para que eles possam, efetivamente, prestar os esclarecimentos ao Senado e à sociedade brasileira.

            Então, feitos esses esclarecimentos, quero registrar a importância desta sessão. E quero agradecer em nome do Governo, em nome da Presidente Dilma, as palavras de apoio, de coragem, de determinação que foram empreendidas aqui pelas Senadoras e pelos Senadores, no sentido de que continue, efetivamente, a ser esclarecido, investigado cada fato que surgir sobre denúncia ou qualquer dúvida que haja sobre o nosso Governo.

            Era essa a posição que eu gostaria de expor.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2011 - Página 33077