Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do centenário de emancipação do Município de Juazeiro do Norte.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário de emancipação do Município de Juazeiro do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2011 - Página 33496
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, MUNICIPIO, JUAZEIRO DO NORTE (CE), ESTADO DO CEARA (CE), COMENTARIO, VISITA, TURISTA, REGIÃO, EPOCA, NASCIMENTO, MORTE, SACERDOTE.

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco/PMDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senador Inácio Arruda, Presidente desta sessão solene, primeiro signatário do requerimento em que se solicita a realização desta sessão.

            Cumprimento o Exmº Sr. Senador José Pimentel; o Exmº Sr. José Arnon Bezerra, coordenador de todos nós, da bancada cearense; o Exmº Sr. Deputado Federal João Ananias; o Deputado Federal Raimundo Macedo, o Raimundão; o Senador Mozarildo Cavalcanti, que também nos homenageia com sua presença; o Senador Geovani Borges.

            Eu queria registrar, com prazer, a presença do Magnífico Reitor Jesualdo Farias, que também está aqui conosco.

            Cumprimento ainda o Sr. José Adonis Callou de Araújo Sá; o nosso Prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana; o Reverendíssimo Sr. Padre José Venturelli; a Presidente do Grupo de Comunicação O Povo, Luciana Dummar, que prestigia esta homenagem aos cem anos de Juazeiro no dia de hoje, aqui acompanhada dos editores Arlen Medina, Fábio Campos e da minha amiga Adriana Joca.

            Cumprimento também todos os Deputados Federais do Estado do Ceará aqui presentes e os Prefeitos. Vejo ali o Prefeito Nezinho, que também veio aqui, nesta tarde.

            Eu queria registrar a presença dos diretores do Jornal do Cariri Luzenor de Oliveira e Donizete Arruda.

            Agradeço ao nosso famoso artista Fábio Carneirinho, que nos brindou com músicas em homenagem a Juazeiro e, por sentimento, ao nosso Padre Cícero Romão Batista.

            Eu queria dizer, Sr. Presidente, que, na manhã de hoje, participamos de um evento extremamente importante para o Ceará, para o Brasil e, especialmente, para a nossa região do Cariri: no Palácio do Planalto, foi anunciada a criação de quatro novas universidades federais, sendo a Bahia contemplada com duas universidades, e o Estado do Ceará, com uma universidade. Assim, teremos mais uma universidade. Tínhamos apenas uma universidade federal, mas, com a Unilab e, agora, com a Universidade Federal do Cariri, haverá três universidades federais no Estado do Ceará.

            Portanto, a cidade de Juazeiro do Norte, que recebe, hoje, esta justa homenagem, tem mais um motivo para comemorar esse centenário com a criação da Universidade Federal do Cariri. A sede da instituição será localizada em Juazeiro do Norte, com campi avançados nas cidades de Barbalha, de Crato, de Brejo Santo e de Icó. É mais uma iniciativa importante de valorização dessa região, que se tem destacado pelo seu desenvolvimento socioeconômico. É mais uma grande oportunidade de oferecer aos nossos jovens e à população não apenas do Cariri, mas também de outras regiões e - por que não dizer? - de outros Estados vizinhos, como, por exemplo, Pernambuco, acesso a um ensino de qualidade, o que é essencial para que este Brasil continue avançando como um País de oportunidade para todos.

            No mês passado, Sr. Presidente, registrei, desta mesma tribuna, o centenário de emancipação da cidade de Juazeiro do Norte, comemorado no dia 22 de julho. Esta data se torna, ainda hoje, muito mais significativa quando lembramos aqui quem foi o Padre Cícero Romão Batista, o nosso Padim Ciço, o primeiro Prefeito a emancipar a cidade.

            As vidas da comunidade e do sacerdote mudaram com a comoção causada em 1889 por um milagre acontecido no nosso Juazeiro. Durante uma missa, a hóstia ministrada pelo Padre à beata Maria de Araújo, conhecida como Beata Mocinha, teria se transformado em sangue na boca daquela religiosa.

            Padre Cícero era um homem à frente do seu tempo, e muitos não entenderam o que ele significava para o povo do Ceará, para o povo do Cariri, para o povo do Nordeste brasileiro.

            A própria Igreja Católica está revendo sua visão sobre esse personagem tão popular da fé, que era o Padre Cícero Romão Batista. O Bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Pânico, reconhece as romarias à Juazeiro do Norte como uma expressão autêntica da fé católica. Mas um dossiê com onze volumes é que pode mudar a história do Cariri, a história do Juazeiro e - por que não dizer, meu caro Chico Lopes? - a história do Padre Cícero Romão Batista. O processo de reabilitação eclesial do Padre tramita no Vaticano desde 2006. Esse é o primeiro passo que pode levar um sacerdote banido a se tornar um sacerdote santo. O processo está sendo analisado pela Congregação para a Doutrina da Fé, e todos nós, nesta tarde de hoje, estamos homenageando Juazeiro do Norte. Todos nós, cearenses; todos nós, nordestinos; e - por que não dizer? - todos nós, brasileiros, estamos na torcida para que nosso Padim, o Padre Cícero, seja beatificado e, por fim, canonizado.

            Juazeiro do Norte é, atualmente, um dos maiores centros de peregrinação da América Latina graças à figura do Padre Cícero. São cerca de 250 mil habitantes naquela cidade, mas a população flutuante dos visitantes e fiéis do sacerdote que, todos os dias, encontram-se na cidade para visitar e reverenciar os principais centros de peregrinação cresce, a cada dia, em Juazeiro do Norte.

            Por ano, em pelo menos quatro ocasiões, Juazeiro do Norte se torna o centro da religiosidade popular: 24 de março, data de nascimento do Padre Cícero; 20 de julho, falecimento de Padre Cícero; primeira quinzena de setembro, Festa da Padroeira, Nossa Senhora das Dores; e 2 de novembro, Dia de Finados, oportunidade em que todos vão ali reverenciar o túmulo do Padre Cícero Romão Batista. Nessas datas, a cidade é tomada por imensas caravanas de romeiros. Os festejos atraem mais de dois milhões de romeiros por ano, fazendo de Juazeiro do Norte o terceiro maior polo de peregrinação religiosa do Brasil.

            Por tudo isso, Juazeiro do Norte deixa muito orgulhosos todos nós, cearenses. Todos nós, o Senador Inácio Arruda, o Senador José Pimentel, o Coordenador José Arnon, os meus companheiros de bancada federal e eu, reverenciamos essa data.

            Eu disse que tinha muita honra em encaminhar à Biblioteca do Senado Federal o Almanaque feito pela Fundação Demócrito Rocha, porque sabemos do conteúdo desse Almanaque, ao homenagear uma terra que cresce na fé, na esperança, na vontade e na coragem de seu povo.

            Por tudo isso, todos nós, cearenses - sou da região do Cariri, toda a minha família é do Cariri, nascida em Barbalha e no Sítio Roncador -, temos muito orgulho em destacar os filhos ilustres dessa terra de Padre Cícero, como o ator José Wilker e o craque Ronaldo Angelim, que, apesar de paulista, cresceu em Juazeiro, onde foi revelado pelo Icasa, e que, atualmente, joga no Flamengo. Todos nós estamos de parabéns pelos cem anos de Juazeiro do Norte!

            Todos nós, que somos do Cariri, que somos do Ceará, temos a obrigação de representar bem o nosso povo e o nosso Estado, buscando o desenvolvimento e o crescimento em todas as regiões do Estado e, principalmente, do Nordeste brasileiro, para minorarmos o fosso que ainda existe do ponto de vista da integração nacional. Ali, grande parte da população, quase 60% dos quase 16 milhões de brasileiros, ainda vivem na miséria absoluta.

            Esse é o nosso compromisso, essa é a nossa luta, no dia em que homenageamos esta cidade importante da região do Cariri e do nosso Estado, o Ceará, Juazeiro do Norte.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2011 - Página 33496