Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do centenário de emancipação do Município de Juazeiro do Norte.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário de emancipação do Município de Juazeiro do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2011 - Página 33498
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, MUNICIPIO, JUAZEIRO DO NORTE (CE), ESTADO DO CEARA (CE), REGISTRO, ATIVIDADE ECONOMICA, ATIVIDADE CULTURAL, REGIÃO.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente; primeiro signatário da presente sessão, Senador Inácio Arruda; Exmº Sr. Senador Eunício Oliveira; Senador José Pimentel; Coordenador da Bancada do Ceará na Câmara dos Deputados, Deputado Arnon Bezerra; Procurador Regional da República da 1ª Região, Sr. José Adônis Callou de Araújo Sá; Prefeito do Município de Juazeiro do Norte, Sr. Manoel Raimundo de Santana Neto; Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte, Sr. José Roberto Barreto Celestino; Padre de Juazeiro do Norte, Reverendíssimo Sr. José Venturelli; Srªs e Srs. Senadores, eu queria, primeiro, pedir permissão...

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Permissão concedida.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - ...ao Senador Inácio Arruda, primeiro signatário, para poder fazer parte desta sessão solene, e também ao Senador Eunício Oliveira, ao Senador José Pimentel e à bancada federal do Estado do Ceará, porque sou filho de nordestino, nascido lá no Amapá, meu querido Estado do Amapá. Minha mãe leva o nome de D. Cícera Pinheiro Borges, esposa de Miguel Pinheiros Borges. Meu pai - essa é uma característica nordestina - levou para mais de mil famílias nordestinas para lá.

            Então, eu também quero que os senhores me permitam, peço vênia, para homenagear a colônia nordestina lá do meu querido Estado do Amapá, nesta sessão, de iniciativa...

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Especialmente o povo de Santana.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Também. Fui Prefeito lá. Exato. E o Senador Inácio teve essa brilhante iniciativa, é um Senador atuante na Casa, um poeta, um repentista; o Senador Eunício, que preside a Comissão com muita competência; o Senador José Pimentel, um homem das estatísticas aqui nesta Casa, dos números.

            Mas, nessa feliz intersecção do Paralelo 7 sul com o meridiano 39 oeste, está Juazeiro do Norte, a mística cidade brasileira de 250 mil habitantes, que, em pleno Vale do Cariri, viu florescer uma das figuras mais extraordinárias e emblemáticas da história brasileira, de todos os recantos do País, extrapolando as fronteiras do País: Cícero Romão Batista, Padre Cícero ou, ainda, Padim Ciço. quantas panificadoras e outros comércios existem lá no Amapá com o nome Padre Cícero! Ele foi o primeiro prefeito de Juazeiro, quando de sua emancipação, em 22 de julho de 1911.

            É o centenário dessa cidade referencial, palco sempre renovado da continuada expressão da alta espiritualidade do povo brasileiro, que o Senado Federal registra e celebra, com muita emoção e alegria, no dia de hoje. Eu gostei do sanfoneiro. Fez a diferença nesta Casa, quebrou aquele rito, não é, Senador Inácio? Mas é uma de suas características também.

            O povoado de Tabuleiro Grande, que dá origem a Juazeiro do Norte, tem seus primeiros registros históricos no ano de 1827, por ocasião do lançamento da pedra fundamental da capela de Nossa Senhora das Dores, a padroeira do lugarejo.

            Fé e trabalho sempre embalaram o cotidiano dos habitantes da região, que, em alguns poucos anos, conseguiram viabilizar Juazeiro como uma das maiores cidades do Ceará. Heterogênea, repleta de romeiros, que ampliam e enriquecem seu patrimônio humano e cultural. Muitos de seus habitantes, ciosos da tradição que se construiu em torno da principal personagem da região, ajuntam ao próprio nome Cícero ou Cícera em devota homenagem ao fundador da cidade.

            Além das romarias, que em vários momentos do ano tomam conta e animam a cidade, Juazeiro dispõe de um considerável parque industrial, que produz calçados, bebidas, refrigerantes, alumínio, alimentos, roupas, jóias e laticínios, Senador. Agregue-se ainda uma rica e multifacetada produção artesanal, muito apreciada pelos visitantes, que acaba circulando pelo País e pelo exterior.

            Vale registrar, Sr. Presidente, que a cidade é sede anual de grandes festas, majoritariamente religiosas, que monopolizam a atenção não só de seus habitantes e vizinhos do Cariri, mas de todo o Brasil e de um sempre crescente número de turistas estrangeiros.

            Em 02 de fevereiro têm início as atividades com a Festa de Nossa Senhora das Candeias. No mês seguinte, é comemorado o aniversário do Padre Cícero. Em julho, como sabemos, é o aniversário do Município. O mês de setembro abriga...

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Senador Geovani.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Pois não.

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Deixe-me registrar, antes que eles nos deixem, a presença dos alunos do 4º ano do Colégio Militar Dom Pedro II, da Asa Sul, aqui no Distrito Federal.

            Obrigado pela visita. Um grande abraço à estudantada brasileira! (Palmas.)

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Eu vi umas crianças que devem ser descendentes de nordestino.

            O SR. PRESIDENTE (Inácio Arruda. Bloco/PCdoB - CE) - Com certeza.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - O mês de setembro abriga a romaria dedicada à Festa da Padroeira, Nossa Senhora das Dores, enquanto no dia 02 de novembro tem-se a culminância com a grande romaria do Padre Cícero.

            Como se vê, é um calendário respeitável, que confere grande visibilidade e intenso movimento turístico em direção a Juazeiro do Norte. O grande fluxo de visitantes beneficia igualmente toda a região, já que o Vale do Cariri, que abriga um conglomerado de centros urbanos, oferece uma admirável combinação de múltiplas manifestações culturais e admiráveis atrações ecológicas.

            Em seu centenário, Juazeiro do Norte pode igualmente orgulhar-se de sua condição de verdadeiro polo de ensino superior. A cidade abriga mais de 40 cursos universitários, que ministram educação avançada para seus habitantes e estudantes dos Municípios vizinhos.

            A área de cultura, como não poderia deixar de ser, haja vista a tradição construída ao longo dos anos, é muito prestigiada e valorizada pelos juazeirenses-do-norte. A cidade mantém nada menos que três grandes centros culturais, que fomentam atividades como teatro, cinema, dança e folclore. Mostras de pintura e xilogravura, espetáculos teatrais e musicais e oficinas artísticas são constantes na agenda da cidade.

            Antes de encerrar esta homenagem, quero congratular-me, em nome do Amapá, com os habitantes de Juazeiro do Norte. Senador Inácio Arruda, autor do requerimento desta sessão, está dando esta chance de me pronunciar em nome dos nordestinos do meu Estado, e o Senador Eunício é daquela região do Cariri, e com a administração municipal - aqui está o nosso Prefeito, que eu não poderia deixar de homenagear, amigo do Inácio - ilustre Prefeito Dr. Manuel Raimundo de Santana, que tem o privilégio de dirigir os destinos da cidade em seu centenário.

            Peço a devida licença e valho-me de algumas estrofes do belíssimo Hino do Centenário de Juazeiro do Norte, de autoria de Paulo de Souza, para concluir esta intervenção:

Sob o manto de Maria tu nasceste

E o amor do Padre Cícero Romão

Haverá lugar bendito como este?

Quanta honra, luz e glória neste chão!

Dos pequenos e dos grandes és guarida.

Acolher é tua nobre vocação.

És refúgio para os náufragos da vida,

Que da Virgem buscam amparo e proteção.

Nesta terra, cada lar é uma oficina,

Oratório de labor e devoção

A semente que se lança aqui germina,

Multiplica, gera fruto em profusão.

Maravilha!, celebrar teu Centenário.

            Parabéns, Juazeiro do Norte!

            Muito obrigado a Deus por me proporcionar este momento de usar da palavra nesta tribuna. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2011 - Página 33498