Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do centenário de emancipação do Município de Juazeiro do Norte.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do centenário de emancipação do Município de Juazeiro do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2011 - Página 33499
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, MUNICIPIO, JUAZEIRO DO NORTE (CE), ESTADO DO CEARA (CE), REGISTRO, HISTORIA, REGIÃO.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, impossível faltar a uma homenagem à cidade de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte, na verdade, é uma das cidades símbolos do Nordeste. Terra em que Padre Cícero pregou, como pároco, a cidade carrega um imenso significado cultural e religioso que atrai romeiro de todos os recantos da região. Neste particular, a Paraíba é o estado que contribui com um elevado número de devotos de Padre Cícero. Por toda essa importância, parabenizo o senador Inácio Arruda, primeiro signatário desta sessão, e também os senadores Eunício Oliveira e José Pimentel, todos do Ceará, responsáveis pela realização deste evento.

            Juazeiro do Norte e Padre Cícero são figuras permanentes de minha infância e juventude. Sertanejo, do Alto Sertão da Paraíba, pude conviver durante toda a minha criação e início da vida adulta com a presença constante do prestígio de Juazeiro e da força espiritual de Padre Cícero a alimentar as esperanças e os sonhos dos meus conterrâneos. Juazeiro do Norte, junto com o Padre Cícero, povoaram, e ainda se fazem presentes com muita força, na minha vida de nordestino de nascimento, e de devoto do santo de todos os meus conterrâneos.

            Para entender o significado de Juazeiro do Norte, iniciemos pelo próprio nome, Juazeiro, árvore forte que mesmo diante das intempéries é forte e resistente e além destas características tem diversas propriedades medicinais. Assim é o povo de Juazeiro, forte, bravo e resistente, povo trabalhador e religioso. Com sua força de trabalho, este povo fez de seu município uma das maiores cidades do Nordeste brasileiro, recebendo muitas pessoas que procuram e encontram a cura para seus males físicos e espirituais.

            Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem capelão e, portanto, sem os serviços religiosos. Padre Cícero foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado “milagre de Juazeiro” (quando Padre Cícero deu hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no nordeste graças ao padre.

            Mas, Juazeiro é ainda um grande pólo de ensino superior com vários cursos universitários em funcionamento. Possui grandes centros culturais onde são desenvolvidas atividades de teatro, cinema, dança e folclore. É um município que se desenvolve de forma progressiva. A cidade exerce forte influência sobre todo o Sul do Ceará, e áreas dos estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, e Rio Grande do Norte, sendo um importante centro de compras e serviços regionais. Todo este desenvolvimento resultou em uma grande integração com os municípios de Crato e Barbalha, que juntas formam a chamada conurbação Crajubar.

            Em 9 de junho de 2009, a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará aprovou a criação da Região Metropolitana do Cariri, sendo a lei sancionada pelo Governador Cid Gomes em 29 de junho de 2009. A Região Metropolitana do Cariri é composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Cariaçu, Farias Brito, Nova olinda, Santana do Cariri e Jardim.

            Enfim, parabenizo a todos os cearenses, e por extensão, a todos os nordestinos, por esta data de tanto significado para toda a região. A cidade de Juazeiro do Norte, e a figura de Padre Cícero, representam muito para todos nós. Por isto, torna-se tão importante esta manifestação de júbilo que está sendo realizada pelo Senado Federal. Da qual nós participamos com a maior felicidade e com o mesmo entusiasmo que nos moveram, bem recentemente, a comemorar neste plenário a data de aniversário da fundação do meu estado, a Paraíba.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2011 - Página 33499