Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Governador do Estado do Amapá, Annibal Barcellos.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Governador do Estado do Amapá, Annibal Barcellos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2011 - Página 33761
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TEXTO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, HOMENAGEM POSTUMA, ANIBAL BARCELLOS, EX GOVERNADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, uma missão carregada de sentimentos, de pesar e saudade me traz a esta tribuna, onde me faço intérprete do povo amapaense, que perdeu no domingo, Dia dos Pais, um de seus mais queridos filhos, nosso ex-Governador Annibal Barcellos, ou simplesmente o Comandante.

            Governador indicado; posteriormente, primeiro governador eleito do Amapá, quando tivemos o reconhecimento como Estado; Deputado Federal Constituinte; Prefeito de Macapá; Vereador; o mais amapaense dos cariocas; torcedor incansável do Fluminense - o homem que sonhou, viveu e realizou o Amapá.

            Tendo nascido no Rio de Janeiro, foi pelo Amapá que o Comandante tomou-se de amores e lá decidiu realizar seus planos de vida até ser sepultado, como era de seu confesso desejo, na terra escolhida pelo coração.

            Morreu aos 93 anos, deixando um verdadeiro legado e sendo reverenciado como o maior e mais querido governador amapaense de todos os tempos.

            Annibal Barcellos faleceu em 14 de agosto de 2011 em sua residência, por insuficiência respiratória.

            O Comandante Barcellos foi sepultado com honras de chefe de Estado e honras militares, prestadas pela Marinha de Guerra do Brasil nesta manhã de terça-feira.

            O reconhecimento pelos seus feitos é expresso de todos os modos.

            O ex-Governador Waldez Góes destacou a dedicação ao trabalho como marca registrada de Annibal Barcellos, citando, ainda, seu perfil conciliador.

            O Senador Gilvam Borges disse que a imagem de trabalho e de boas obras que o comandante Annibal Barcellos, que agora nos deixou, chamado pelo Pai Eterno, viverá para sempre em nossos corações e na lembrança daqueles que o conheceram enquanto esteve no Amapá. O Estado perdeu uma de suas maiores lideranças.

            O Presidente do Congresso Nacional, Senador José Sarney, disse ontem, em nota, que o Comandante Annibal Barcellos foi o pioneiro na preparação do Território Federal do Amapá para se tornar Estado, construindo as obras necessárias para o funcionamento das instituições.

            Entre as realizações do ex-Governador, o Presidente do Congresso Nacional listou a Assembleia Legislativa, o Teatro das Bacabeiras e o Tribunal de Justiça. Sarney acentuou que Barcellos dedicou toda a sua vida ao Amapá e que muito ajudou o povo, principalmente os mais pobres, a quem dedicava uma atenção especial.

            “O Comandante Barcellos deixa uma grande lacuna na política do Estado; é uma perda que todos sentimos, pelo que ele foi e era para a vida amapaense”, disse o Senador José Sarney.

            Capitão de Mar e Guerra, formado pela Escola Naval em 1939, o Comandante Annibal Barcellos sempre teve participação ativa na vida pública militar, civil e política.

            Um visionário, assim também o enalteciam.

            Foram 33 anos de vida dedicados ao Amapá. Filho de Manoel Barcellos Filho e Minervina Barcellos, casou-se com Dona Maria Cerqueira Barcellos, com quem teve dois filhos: o engenheiro Sérgio e a advogada Maria Elizabeth.

            A história de vida de nosso homenageado está plena de feitos louváveis. O Comandante cumpriu uma trajetória política, no Amapá, tão consistente quanto a sua carreira militar. Conduziu as mais importantes obras de infraestrutura do Amapá. Como Deputado, foi titular da Subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios, da Comissão da Organização do Estado, onde deu sequência à sua luta em favor da transformação do Território Federal do Amapá em Estado, o que se concretizou com a promulgação da nova Constituição Federal em 1988. Tive a honra de ser seu colega como Deputado Constituinte, juntamente com o Deputado Mozarildo Cavalcanti.

            Criado o Estado, Barcellos era a liderança política mais forte do Amapá.

            “Efetivamente” era expressão que ele usava com tanta frequência, que se tornou sua marca registrada, e, efetivamente, o Comandante colocou o Amapá no mapa do Brasil

            Srª Presidenta, como ainda tenho 13 laudas em homenagem a um Constituinte, ao ex-governador nomeado e o primeiro eleito, se V. Exª me conceder mais dois minutos, eu farei um esforço sobre-humano para concluir - se for possível, senão solicito que a Mesa considere como lido o meu discurso, na íntegra.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Vou conceder mais um minuto para o senhor fechar.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Muito bem, mas deixe-me terminar os 28 segundos e, depois, o minuto.

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Com muito prazer.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - As contribuições de Annibal Barcellos no desenvolvimento da capital vão além das estruturas físicas, porque demonstram uma característica do militar como primeiro governador do Estado: o planejamento. De fato, ele não executava nada sem planejar, por isso, suas ações, muito diferentemente do que se vê em diversas gestões atuais, tinham começo, meio e fim. Ele guardava, na gaveta, uma planilha em que relatava todas as atividades dos secretários.

            Era avesso a reuniões e dizia que elas não geravam os resultados esperados. Preferia agir com praticidade e, por isso, reunia-se com o secretariado somente uma vez por ano, quando pedia o detalhamento de ações para o ano seguinte.

            Muitos feitos.

            Vou passar a lauda 15 e a lauda 16, porque já requeri à Mesa para ser considerado na íntegra.

            Loteou os bairros, as ruas.

            Hoje, o Amapá está triste. Annibal Barcellos deixa um legado de amor por nossa terra e, assim, é visto como o mais querido dos tucujus, filho por adoção e amado.

            Concluo com a seguinte frase: vá em paz, grande comandante, e encontre...

(Interrupção do som.)

            A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Para concluir, Senador, porque o Presidente Sarney já está presente para abrir a Ordem do Dia.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP) - Encontre o descanso merecido ao lado do Pai maior.

            Já fiz um requerimento solicitando votos de pesar. Solicito, também, que a mensagem do Senador Gilvam seja considerada peça do meu pronunciamento, e o Senador Sarney também é peça do meu pronunciamento, quando cito referências elogiosas que S. Exª fez ao nosso ex-Governador do Amapá.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR GEOVANI BORGES.

*********************************************************************************

           O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma missão carregada de sentimentos de pesar e saudade me traz a essa tribuna, onde me faço intérprete do povo amapaense que perdeu domingo, no dia dos pais, um de seus mais queridos filhos, nosso ex-governador Annibal Barcellos, ou simplesmente ... O Comandante!

           Governador indicado; posteriormente primeiro governador eleito do Amapá quando tivemos reconhecimento de Estado; deputado federal Constituinte;

           Prefeito de Macapá; vereador... o mais amapaense dos canocas, torcedor incansável do Fluminense... o homem que sonhou, viveu, realizou o Amapá!

           Tendo nascido no Rio de Janeiro, foi pelo Amapá que o Comandante tomou-se de amores e lá decidiu realizar seus planos de vida até ser sepultado, como era de seu confesso desejo, na terra escolhida pelo coração.

           Morreu aos 93 anos, deixando um verdadeiro legado e sendo reverenciado como o maior e mais querido Governador amapaense de todos os tempos.

           Annibal Barcellos faleceu em 14 de agosto de 2011 em sua residência, por insuficiência respiratória.

           O comandante Barcellos foi sepultado com honras de chefe de Estado e honras militares, prestadas pela Marinha de Guerra do Brasil nesta manhã de terça feira.

           O reconhecimento pelos seus feitos é expresso de todos os modos...

           O ex-governador Waldez Góes destacou a dedicação ao trabalho, como marca registrada de Annibal Barcellos, citando ainda seu perfil conciliador.

           O Senador Gilvam Borges, disse a imagem de trabalho e de boas obras que o comandante, Annibal Barcellos que agora nos deixou, chamado pelo Pai Eterno, viverá para sempre em nossos corações e na lembrança naqueles que o conheceram enquanto esteve no Amapá. O Estado perdeu uma de suas maiores lideranças.

           O Presidente do Congresso Nacional, Senador José Sarney, disse ontem, em nota, que o Comandante Annibal Barcellos foi o pioneiro na preparação do Território Federal do Amapá para se tornar Estado, construindo as obras necessárias ao funcionamento das instituições.

           Entre as realizações do ex-governador, o presidente do Congresso Nacional listou s Assembléia Legislação, Teatro das Bacabeiras e Tribunal de Justiça. Sarney acentuou que Barcellos dedicou toda a sua vida ao Amapá, e que muito ajudou o povo, principalmente os mais pobres, a quem dedicava uma atenção especial.

           "O comandante Barcellos deixa uma grande lacuna na política do Estado; é uma perda que todos sentimos pelo que ele foi e era para a vida amapaense", disse o senador.

           Capitão-de-Mar-e-Guerra, formado pela Escola Naval em 1939, o comandante Annibal Barcellos sempre teve participação ativa na vida pública militar, civil e política.

           Um visionário. Assim também o enalteciam.

           Foram 33 anos de vida dedicados ao Amapá. Filho de Manoel Barcellos Filho e Minervina Barcellos casou-se com Dona Maria Cerqueira Barcellos com quem teve dois filhos, o engenheiro Sérgio e a advogada Maria Elizabeth.

           A história de vida de nosso homenageado está plena de feitos louváveis. O Comandante cumpriu uma trajetória política no Amapá tão consistente quanto sua carreira militar.

           Conduziu as mais importantes obras para a infra-estrutura do Estado.

           Como deputado, foi titular da subcomissão da União, Distrito Federal e Territórios, da Comissão da Organização do Estado, onde deu seqüência à sua luta em favor da transformação do Território Federal do Amapá em Estado. O que se concretizou com a promulgação da nova Constituição Federal, em 1988.

           Criado o Estado, Barcellos era a liderança política mais forte do Amapá.

           Efetivamente - era a expressão que ele usava com tanta frequência, que se tornou sua marca registrada . E efetivamente, o Comandante colocou o Amapá no mapa do Brasil!

           As contribuições de Annibal Barcellos no desenv91vimento da capital vão além das estruturas físicas, porque demonstram uma característica do militar como primeiro governador do Estado: o planejamento.

           E de fato ele não executava nada sem planejar. Por isso suas ações, muito diferente do que se vê em diversas gestões atuais, tinham começo meio e fim.

           Guardada na gaveta uma planilha que relatava todas as atividades dos secretários.

           Era avesso a reuniões, dizia que elas não geravam os resultados esperados, preferia agir com praticidade e por isso, reunia-se com o secretariado somente uma vez por ano, quando pedia o detalhamento de ações para o ano seguinte.

           Ele batia o olho no lugar e dizia: Aqui vai ser isto ou aquilo assim, como se aquela estrutura já existisse ou estivesse lá... Ele vislumbrava a construções antes de acontecerem.

           Apaixonado pelos esportes, recomendava expressamente que as escolas tivessem espaço para a prática de atividades esportivas. Todos os dias acordava às cinco da manhã para nadar e às seis já estava pronto para inspecionar as obras em andamento.

           São dele também os principais projetos de saneamento básico da capital amapaense.

           Quando as possibilidades de tratamento de saúde em Macapá esgotavam-se, um dos marcos de sua administração foi o transporte marítimo da Senava que salvou vidas e agilizou os atendimentos de urgência que tínhamos na época.

           Também era de sua preocupação a habitação para famílias de baixa renda.

           Loteou os bairros Santa Inês, Perpétuo Socorro, Jardim Felicidade I e 11. Criou conjuntos habitacionais nos bairros Pedrinhas, Hospital de Base e Boné Azul. Este último, estruturado em homenagem a Barcellos, que tinha o hábito de usar o quepe.

           Nas ruas e avenidas do bairro ainda hoje é forte a presença do homem que deu nome a comunidade.

           A principal via chama-se Annibal Barcellos e o espaço foi cuidadosamente pensado para abrigar cerca de 500 famílias que moravam em áreas de risco.

           Passo a fazer breves registros de populares sobre o acontecimento.

           Hoje o Amapá está triste. Annibal Barcellos deixa um legado de amor por nossa terra e assim é visto como o mais querido dos tucujus, filho por adoção e amado.

           Outra ... Estou Em Santana há 40 anos. O Comandante sempre olhou com carinho pra nossa cidade. Grandes obras aqui foram construídas e que até hoje têm a marca daquele grande governo: Escola Joanira, Escola Almirante Barroso, Escola Everaldo Vasconcelos, Escola Ribamar Pestana, Centro Social Urbano Centro Açucena, e tantas mais.

           Há quem diga que Annibal Barcellos via um Amapá que só existia nos seus sonhos. E que de sonho virou realidade na força da determinação de um político abnegado, incansável, trabalhador, idealizador.

           Quis o destino que ele morresse no Dia dos Pais. Na verdade, acho que nenhuma data poderia simbolizar melhor sua partida.

           Ele que deixou este plano para se eternizar na história do povo tucuju.

           A delicadeza de um registro me chamou atenção. E com ele finalizo estas homenagens. Percebam que o autor fala como se fosse o próprio Amapá, o filho agora órfão de seu pai querido:

“... Se existo e hoje sou grande e próspero, devo isso a você, que por tantas vezes me idealizava em seus sonhos e falava para si mesmo que um dia eu seria uma federação e como as outras teria meu próprio espaço na bandeira do meu país.

Assim como eu, minhas praças, escolas, conjuntos e outros amigos estampam a sua tristeza em saber dessa triste notícia.

Entristeço-me de nunca mais poder sentir seus passos sobre minha pele, de nunca mais sentir sua respiração e ouvir sua voz quando das noites em que sozinho em seus aposentos você me falava do quanto fez por mim e do quanto mais gostaria de fazer se ainda tivesse força em seus braços.

Me sinto orgulhoso de ser seu filho e de ter merecido tal dedicação.

Você para mim foi o melhor pai que um filho poderia ter. O meu nome? Amapá...”

           Vá em paz grande comandante e encontre o descanso merecido ao lado do Pai maior.

 

**************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR GEOVANI BORGES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************************

Matéria referida:

- Mensagem Barcellos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2011 - Página 33761