Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo, aos pares de S.Exa., a fim de que seja instalada CPI para apurar irregularidades e casos de corrupção no governo. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Apelo, aos pares de S.Exa., a fim de que seja instalada CPI para apurar irregularidades e casos de corrupção no governo. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2011 - Página 33991
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, SENADOR, ASSINATURA, DOCUMENTO, AUTORIZAÇÃO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Que Deus a proteja, Presidenta! Que V. Exª fique aí por muitos e muitos anos! Que V. Exª sempre administre essa Mesa Diretora, para o bem de todos nós!

            Srª Presidenta Vanessa, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, hoje, acordei e comecei a ler os jornais deste País. A primeira notícia, Senador Cyro, com que me deparei nos jornais, nos blogs, é esta aqui. TV Senado, mostre-a para a Nação brasileira, por favor! Senhores e senhoras que me acompanham na sessão de hoje, paraenses do meu querido Estado do Pará, brasileiros e brasileiras, Senador Ataídes, olhem o que é o vício da corrupção! Olhem um homem viciado na corrupção! Olhem um homem que não pode deixar, na vida, de fazer corrupção! Olhem como está este País! Olhem, brasileiros!

            Depois dizem que o Senador Mário Couto exagera quando vem à tribuna e chama políticos e administradores petistas de ladrões. Eu cansei de chamá-los de corruptos. Olhem o caso de um ladrão viciado! Ladrão viciado! Olha, Brasil: Pagot já tinha saído do cargo, mas, como não pode deixar de ser ladrão, assina contrato no Dnit fora do cargo! Ele o assina, para poder pegar a ponta dele, e o faz fora do cargo, Brasil! É uma vergonha!

            Cristovam, aonde vamos chegar? Cristovam, o homem já tinha saído do cargo e ainda assinou contrato! Com que intenção? O empreiteiro diz assim: “Pagot, tu estás saindo. Pagot, tu já saíste! Pelo amor de Deus, Pagot, assina este último aqui, para eu receber, que eu te dou 30%”. Cristovam, meu Deus do céu, está demais este País!

            Dizem: “Ah, o que a Dilma está fazendo é uma faxina”. TV Senado, mostre o que a Dilma diz ao País! Brasil, olha o que a Dilma declarou ontem ao País! Isso é faxina, Brasil?

            Presidenta Dilma, a senhora tem de moralizar o País, senão a senhora não vai conseguir governar! Se foi a senhora ou o Lula que o colocou lá, isso não interessa à Pátria. O que interessa é que Vossa Excelência possa governar este País com tranquilidade. País corrupto é país falido, Presidenta! País corrupto é país inoperante, Presidenta! País corrupto, Presidenta, é um país que não produz. Não adianta, Presidenta, Vossa Excelência jamais vai governar este País com excessos e excessos de corrupção!

            “Dilma diz que mantém apoio aos Ministros da Agricultura e do Turismo.” Leia a Veja, Brasil! Leia a revista Veja desta semana! Veja o que a revista prova esta semana contra o Ministro da Agricultura.

            Meu caro Cyro, meu grande Senador, há quatro anos, este Senador da República vinha a esta tribuna com dados da Fundação Getúlio Vargas mostrar ao País que o País gastava com corrupção R$3 bilhões de reais. Hoje, V. Exª me dá um dado estarrecedor! Hoje, V. Exª mostrou um número estarrecedor!

(Interrupção no som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Hoje, são R$69 bilhões. É isso o que o País gasta hoje com corrupção. Esse dado é estarrecedor, Presidenta!

            Nós precisamos estancar a corrupção neste País! Nós, Senadores da República, temos de dar exemplo. Senadores, assinem a CPI da Corrupção! Independentemente de cor partidária, esse é um dever nacional, é um dever de um Senador brasileiro que ama sua Pátria, que ama seus filhos, que ama sua família, que ama sua Nação. É um dever de um brasileiro, Senadores! Assinem a CPI! Digam à Nação brasileira, Senadores, que V. Exªs estão do lado dela! Digam que V. Exªs jamais abandonarão o povo brasileiro, Senadores! Assinem a CPI da Corrupção!

            Muito obrigado, Srª Presidenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2011 - Página 33991