Discurso durante a 139ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a Marcha das Margaridas, ocorrida hoje em Brasília.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Considerações sobre a Marcha das Margaridas, ocorrida hoje em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2011 - Página 34181
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • ELOGIO, MARCHA, TRABALHADOR RURAL, MULHER, CAPITAL FEDERAL, REIVINDICAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, ZONA RURAL, IMPORTANCIA, HOMENAGEM POSTUMA, SINDICALISTA, VITIMA, HOMICIDIO.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, 17 de agosto, dezenas de mulheres brasileiras participaram, em Brasília, de uma marcha conhecida como Marcha das Margaridas.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a história da Marcha das Margaridas marca muito por ser uma menção, digo até uma homenagem, à ex-sindicalista assassinada no Estado da Paraíba, Margarida Maria Alves. É o movimento de milhares de mulheres brasileiras que reivindicam ao Governo, Senador Aloysio Nunes e Senador Aécio, atenções para mais políticas públicas especificamente para o campo. De fato, não só registra a importância dada a essa marcha o nome de Margarida Maria Alves, como também contribui para que haja mais justiça. São as reivindicações no campo, para os trabalhadores, especialmente para as trabalhadoras rurais, aquelas que reivindicam seus direitos, Senador Pedro Taques, que muitas vezes não são alcançados.

            Quero registrar, no dia de hoje, não só esse grande movimento, essa grandiosa marcha, como também quero parabenizar a todos que a organizaram, a todos que se prontificaram, todas as autoridades do Governo, a classe política em geral, vários integrantes do Congresso Nacional, que apoiaram, que sugeriram, que se comprometeram a dar andamento a essas políticas públicas em favor da mulher do campo, do trabalhador e da trabalhadora do campo, para que, num futuro bem próximo, tenhamos condições não só de tornar público ou realidade esses sonhos, que, na maioria das vezes, não são alcançados, como também de dar rumo e direcionamento a muitas das políticas que precisam ainda ser implementadas no campo, ser implementadas em favor das mulheres e em favor dos menos favorecidos deste País.

            Agradeço de coração ao Senador Pedro Taques pela cessão do tempo, pela permuta do tempo. Tenho certeza de que V. Exª, a Senadora Ana Amélia, o Senador Lindbergh, o Senador Walter Pinheiro, o Senador Aécio, enfim, todos que aqui estão concordam comigo no sentido de não só apoiarmos essa marcha, esse movimento, como também de nos integralizarmos ao movimento e contribuirmos para que essas reivindicações de melhores políticas públicas em favor da mulher do campo, em favor da mulher trabalhadora rural e em favor, enfim, dos que compõem o conjunto da área produtiva deste País sejam cada vez mais alcançadas, implementadas e, com isso, atendidas de acordo com o desejo da grande maioria das mulheres trabalhadoras deste País.

            Parabéns a todos! Com certeza, Margarida Maria Alves, a paraibana, volta mais uma vez a ser registrada, a ser homenageada através do movimento, e esse movimento, eu tenho certeza de que ele não só ficará na história permanente deste País como também contribuirá e incentivará a que muitas das mulheres se engrandeçam e fortaleçam o movimento em favor de melhores políticas públicas para o campo, para a periferia das cidades, enfim, para a grande maioria das mulheres, especificamente no caso, e também para o trabalhador rural, o homem do campo e da periferia dos grandes centros e também das pequenas cidades do interior deste País.

            Agradeço e parabenizo a todos, dizendo que o movimento foi satisfatório. Foi testemunhado que um grande número de mulheres aqui compareceu, todas integralizadas ao movimento e todas procurando apoio - com certeza, tiveram apoio da própria Presidente Dilma, no que se refere ao atendimento dos pleitos e das reivindicações justas das mulheres trabalhadoras do campo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Volto a agradecer a tolerância do Senador Pedro Taques no que se refere à permuta do tempo neste instante.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2011 - Página 34181