Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer e homenagear o Doutor Ozires Silva, ex-Presidente da empresa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer e homenagear o Doutor Ozires Silva, ex-Presidente da empresa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2011 - Página 34369
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA (ITA), HOMENAGEM, OZIRES SILVA, EX PRESIDENTE, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Esta sessão é realizada em comemoração aos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e em homenagem ao Dr. Ozires Silva, ex-Presidente da empresa; ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

            Exmª Srª Senadora Ana Amélia, que vai deixar a Presidência desta sessão, signatária também da sessão; Exmº Sr. Senador Luiz Henrique, também signatário desta sessão; Senador Cristovam Buarque - tanto o Cristovam quanto o Senador Luiz Henrique fizeram aqui um brilhante pronunciamento, e quero cumprimentá-los. É um aprendizado constante aqui, nesta Casa. Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Exmº Sr. Tenente-Brigadeiro do Ar Reginaldo dos Santos; Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Exmº Sr. Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, representando o Comandante da Aeronáutica; Exmº Sr. Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito; Prefeito da cidade de São José dos Campos, São Paulo, onde se localiza a sede da Embraer, Exmº Sr. Eduardo Cury; Vice-Presidente de Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Exmº Sr. Jackson Schneider; ex-Presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), homenageado da presente sessão, Dr. Ozires Silva. É uma honra! Demais autoridades, Ministro do Superior Tribunal Militar, Exmº Sr. Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio; Exmº Sr. General de Brigada Luiz Felipe Linhares Gomes, representando o Comandante do Exército, o Exmº Sr. General do Exército Enzo Martins Peri; Exmºs Srs. Oficiais-Generais da Aeronáutica; senhoras e senhores pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); Militares da Banda Sinfônica da Base Aérea de Brasília; Sr. Presidente, Senador Luiz Henrique; Srªs e Srs. Senadores; demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, por oportuno, valho-me desta sessão solene, proposta pelos nobres colegas -Senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, Senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, Senador Cristovão Buarque, do PDT do nosso querido Distrito Federal - para também me somar às justas homenagens prestadas aos 42 anos de existência da Embraer. Afinal, há mais de quatro décadas, a Embraer contribui para integrar o mundo pela aviação, diminuindo distâncias entre povos e oferecendo o que existe de mais moderno em tecnologia, versatilidade e conforto em aeronaves.

            Uma empresa brasileira que se consolidou mundialmente, capaz de projetar, desenvolver, fabricar, vender e oferecer suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e de defesa nacional. Não é pouca coisa!

            A Embraer já produziu mais de cinco mil aviões - estou aqui para ser corrigido; a minha assessoria me deu esses dados estatísticos -, que operam em 92 países, nos cinco continentes, tornando-se líder no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos, Senadora Ana Amélia, além da fabricação de alguns dos melhores jatos executivos em operação na atualidade e da entrada em um novo patamar no setor de defesa aérea.

            Homenageamos, pois, com justiça, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, posição alcançada graças à busca determinada de excelência no que faz.

            Por essas razões, cumprimento os Senadores signatários desta sessão pela iniciativa e parabenizo a diretoria da Embraer pelos seus 42 anos de fundação.

            Desde o mitológico sonho de Ícaro, que projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, em breve voo derretido pelo deus Sol, que o homem aspira a cruzar os céus.

            O Brasil, para orgulho de todos nós, é a Nação de Santos Dumont. O pai da aviação é brasileiro, assim como brasileira, inventiva e competente é a Embraer: a empresa brasileira que reescreve o sonho mítico de voar e inscreve o nome desta Nação além da geografia do ar, cruzando os céus da Terra.

            Parabéns, Embraer, Empresa Brasileira de Aeronáutica!

            Muito obrigado, Sr. Presidente Luiz Henrique, meus colegas Senador Cristovam e minha querida e inspiradora Senadora Ana Amélia, que tanto nos ajuda a dar brilho nesta sessão de hoje. Lá do Amapá ao Rio Grande do Sul, a Santa Catarina, ao Distrito Federal. Ficam aqui, portanto, as nossas homenagens.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2011 - Página 34369