Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer e homenagear o Doutor Ozires Silva, ex-Presidente da empresa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer e homenagear o Doutor Ozires Silva, ex-Presidente da empresa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2011 - Página 34377
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA (ITA), HOMENAGEM, OZIRES SILVA, EX PRESIDENTE, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco/PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Luiz Henrique, grande Governador que foi de Santa Catarina, Prefeito de Joinville, Relator do Código Florestal na Comissão de Ciência e Tecnologia e na Comissão de Agricultura, em nome do Presidente, do Senador Cristovam Buarque, eu gostaria de cumprimentar toda a Mesa, já devidamente nominada por várias vezes, e cumprimentar as Srªs e os Srs. Senadores.

            Senhoras e senhores, esta sessão é das mais memoráveis, porque presta homenagem à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer); ao Dr. Ozires Silva, ex-Presidente da empresa; ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); e ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

            A Embraer, criada em 19 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei nº 770, completa 42 anos de existência nesta sexta-feira. Seu grande impulsionador foi o seu primeiro presidente, Coronel e engenheiro da Aeronáutica Ozires Silva, que fez uma carreira exemplar na administração pública brasileira como chefe da equipe que projetou o avião Bandeirante, como Presidente da Petrobras e como Ministro de Estado.

            Até hoje, a Embraer já projetou mais de 20 modelos diferentes de aeronaves para os mercados de aviação comercial e executiva e para o segmento de defesa. O antigo Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), hoje denominado DCTA, deu origem ao projeto do avião Bandeirante, que elevou o nome da Embraer no mercado aeronáutico internacional - foi aí que tudo começou. Prova desse reconhecimento é que a empresa já entregou mais de cinco mil aviões para cerca de 90 países, nos cinco continentes.

            Convém destacar que a Embraer foi criada para transformar as pesquisas em ciência e tecnologia, que eram desenvolvidas no CTA e no ITA, em engenharia e capacidade industrial, com a marca genuinamente brasileira.

            A Embraer, não preciso dizer, é um orgulho para todos os brasileiros.

            O resultado desse esforço trouxe à Embraer o respeito do mundo inteiro, aceitação pela excelência dos produtos oferecidos, pela flexibilidade de sua cadeia produtiva e pela alta qualidade dos serviços prestados.

            O ITA nasceu em 1950, por iniciativa do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, também homenageado, falecido em fevereiro de 2000. Esse brasileiro ilustre foi um militar brilhante e visionário, dedicado às coisas da Aeronáutica, do ar e dos aviões. É sempre lembrado como o criador do ITA e do CTA, que foram o embrião da Embraer; como pioneiro do Correio Aéreo Militar, mais tarde, Correio Aéreo Nacional; e como patrono da Engenharia Aeronáutica Brasileira e da Academia Nacional de Engenharia.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Embraer, o ITA e o DCTA fazem parte do novo Brasil, do País que sonhamos e que será, brevemente, dentro de uma década, a quarta maior economia do Planeta. A cada ano que passa, essas instituições avançam no campo do ensino, da pesquisa, da inovação tecnológica e do conhecimento científico avançado, para fazer do nosso País um centro altamente desenvolvido em produção aeronáutica.

            No início desta década, a Embraer entregou o seu primeiro jato executivo, o Legacy 600. Foi o passo inicial dado pela empresa para se tornar uma das principais fabricantes mundiais nesse segmento. Nos anos seguintes, vieram o Phenom 100, o Phenom 300, o Legacy 450, o Legacy 500 e outros, constituindo um completo e moderno portfólio de aeronaves.

            Nobres Senadoras e Senadores, senhoras e senhores, como podemos concluir, seria exaustivo continuar enumerando dezenas de outros projetos que estão sendo desenvolvidos pela Embraer neste momento. O importante é que, além da competência tecnológica, a empresa já conquistou o seu lugar de honra entre as mais importantes do mundo. Além disso, nesses 42 anos, aprendeu a conviver muito bem com a concorrência acirrada, imposta pela mundialização das relações econômicas internacionais.

            Portanto, nessa conjuntura tão importante de sua existência, continuarei torcendo para que novas conquistas aconteçam em sua brilhante trajetória.

            Parabéns e sucesso, sempre, ao orgulho brasileiro, a Embraer.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2011 - Página 34377