Pronunciamento de Wilson Santiago em 18/08/2011
Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração dos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer e homenagear o Doutor Ozires Silva, ex-Presidente da empresa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.
- Autor
- Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: José Wilson Santiago
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração dos 42 anos da Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer e homenagear o Doutor Ozires Silva, ex-Presidente da empresa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/08/2011 - Página 34381
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), INSTITUTO TECNOLOGICO DE AERONAUTICA (ITA), REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, OZIRES SILVA, EX PRESIDENTE, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.
O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Embraer, empresa que hoje é um orgulho nacional, tornou-se realidade a partir do sonho de homens como Doutor Ozires Silva, Doutor Casemiro Montenegro Silva e outros que amavam a aviação. Com o apoio do Governo Brasileiro transformou-se numa empresa de grande capacidade industrial.
Voar foi um grande sonho do ser humano. Das asas de cera do mel de abelhas usadas por Dédalo e Icaro, em sua fuga do labirinto como descrito na mitologia grega, aos dias de hoje, todo homem olha para o Céu e sonha com a liberdade representada pelo ato de voar.
Poder ir e vir, poder alcançar longas distâncias, são desejos humanos que nós brasileiros contribuímos para a realização, inicialmente com os inventos de Santos Dumont e, há pouco mais de quarenta anos, com a criação desta empresa que tanto nos honra.
É com júbilo que participo desta homenagem a mais um ano da existência da Embraer, uma empresa reconhecida mundialmente como uma das maiores fabricantes de aeronaves comercias no mundo, detendo 45% do mercado mundial de jatos de transporte regional.
Com sede no Estado de São Paulo, a empresa tem quatro unidades industriais em São José dos Campos, Eugênio de Meio, Botucatu e Gavião Peixoto, e atua em três áreas de negócio e mercados: Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa.
A empresa passou a ser reconhecida internacionalmente com a fabricação dos aviões Bandeirante e o Xingú, turbo-hélices que invadiram o mercado brasileiro e norte-americano em suas categorias.
A Embraer age em todas as etapas da fabricação de aeronaves, aí incluídos o projeto, o desenvolvimento, a fabricação, a venda e o suporte pós-venda para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e de defesa. A empresa já tendo produziu mais de cinco mil aviões, que operam em 92 países, nos cinco continentes. Por isso sua liderança no mercado de jatos comerciais que possuem até 120 assentos.
Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, todos estes dados, e tantos outros que não temos como relacionar, são surpreendentes.
Entretanto, devemos lembrar que se hoje voamos sob o sol e sobre o mar é porque tivemos homens, como já mencionei, da dimensão de Santos Dumont, que insistiu em estudar e colocar em prática seus conhecimentos; é porque tivemos homens como o doutor Ozires Silva que dedicou sua vida à concretização de uma empresa de fabricar aviões no Brasil.
Estes homens são exemplos a serem seguidos por todos e devem ser lembrados nas escolas de todo Brasil.
Muito obrigado.