Discurso durante a 141ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do transcurso do Dia do Maçom.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do transcurso do Dia do Maçom.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2011 - Página 33561
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, DIA, MAÇONARIA, COMENTARIO, HISTORIA, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigrárfico) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço o registro deste meu pronunciamento, que busca prestar homenagem a um respeitável segmento de nossa sociedade, OS MAÇONS, que têm sua data reverenciada neste 20 de agosto.

            Trata-se de entidade espalhada pelo mundo inteiro e que na sua missão reúne elementos de fé, esperança, respeito e, acima de tudo, cidadania.

            Seus integrantes postulam pela honradez de comportamento e solidariedade. Adaptada aos novos tempos, como bem costuma apregoar o Senador Mozarildo Cavalcante, autor dessa sessão comemorativa, a maçonaria segue como exemplo nas suas pregações em favor da democracia e do comportamento fraterno.

            Com sua origem que se perde na idade média e suas proposições filosóficas, é sempre acertado afirmar que a maçonaria guarda ainda entre seus mais valorosos princípios o culto ao saber a ao aperfeiçoamento intelectual.

            Em suma é um ordenamento de virtudes, que mereça talvez não a singeleza e a simplicidade de nossa homenagem, mas um reconhecimento real pelo que constrói e solidifica no mundo em termos de valores morais.

            Ao acreditar no potencial humano sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social, a maçonaria se envolve pelo mundo a fora em um número sem fim de ações humanitárias, que vão desde campanhas de vacinação, arrecadação e distribuição de alimentos, manutenção de creches e unidades de apoio aos idosos, combate às drogas e causas libertárias.

            No Brasil, encontra na figura de José Bonifácio de Andrada e Silva - o patriarca da Independência e do abolicionismo - seu referencial histórico, uma vez que foi ele o patrono destas causas.

            Fica, pois aqui nosso registro e nossas palavras de carinho aos maçons brasileiros, DE FORMA ESPECIAL AOS DO AMAPÁ, Gilberto Pinheiro, Luiz Gionilson Pinheiro Borges, Antonio de Pádua Pires Borges e aos seguidores de todo o mundo, como reconhecimento a seus feitos, comemorados neste 20 de agosto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2011 - Página 33561