Discurso durante a 141ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro das ações em favor do tombamento do Forte São Joaquim, no Estado de Roraima; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL. TURISMO.:
  • Registro das ações em favor do tombamento do Forte São Joaquim, no Estado de Roraima; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2011 - Página 33844
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL. TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, DEFESA, TOMBAMENTO, FORTE, ESTADO DE RORAIMA (RR), PARTICIPAÇÃO, INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTORICO E ARTISTICO NACIONAL (IPHAN), NECESSIDADE, RECONSTRUÇÃO, PROJETO, AUTORIA, BATALHÃO, EXERCITO.
  • REGISTRO, ELOGIO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), REALIZAÇÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), SEMINARIO, ASSUNTO, INFRAESTRUTURA, TURISMO, OBJETIVO, PROMOÇÃO, BRASIL, EXTERIOR, ORIENTAÇÃO, AÇÕES NOVAS, EXECUÇÃO, ATIVIDADE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, OLIMPIADAS.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer dois registros que considero importantes. Sobre o primeiro deles, já me manifestei aqui, no plenário, uma vez, tratando do Iphan, da questão do tombamento do Forte São Joaquim, no Estado de Roraima. Agora, gostaria de registrar que o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) prepara lançamento oficial do projeto Memória do Forte São Joaquim do Rio Branco, concretizando uma série de intenções e de ações em favor do reconhecimento e do tombamento daquele patrimônio histórico de Roraima e do Brasil.

            O 6º BEC está construindo uma maquete, está preparando, nas suas dependências, todo um projeto técnico, com orçamento, para que possamos conseguir os recursos para realizar essa obra. É obra importante, marcante. O Iphan está tombando a área do forte, mas nós queremos mais do que o tombamento da área do forte, nós queremos a reconstrução do forte, da forma como foi feito no passado, para que fique na memória do povo de Roraima e seja efetivamente um local onde possa ser, inclusive, resgatado o compromisso histórico do nosso povo no Estado, em defesa do Brasil.

            Portanto, eu gostaria de fazer este registro e também o de que, além do 6º Batalhão de Engenharia, o próprio General Franklimberg está envolvido nessas providências, o Desembargador Gursen De Miranda, todo o setor da área cultural, a academia em Roraima também envolvida nessa questão.

            Portanto, é um fato extremamente relevante, cuja importância eu gostaria de registrar. Estamos apoiando essa atividade.

            Gostaria ainda de fazer um rápido registro para elogiar o Tribunal de Contas da União por ter feito agora, nos dias 16 e 17 de agosto, um seminário sobre infraestrutura turística, megaeventos esportivos e promoção da imagem do Brasil no exterior. Foi um encontro extremamente profícuo.

            O Tribunal de Contas, preocupado em orientar ações para a Copa e para as Olimpíadas, está interagindo com diversos setores do serviço público para procurar orientar e prevenir problemas na execução dessas atividades. Esse seminário foi feito na sede do Tribunal de Contas, aqui, em Brasília, e eu gostaria de parabenizar o Presidente Benjamin Zymler e todos os Ministros por essa providência no sentido de fazer com que o Tribunal de Contas aja preventivamente, na tentativa de evitar problemas na consecução dos eventos que o Brasil vai sediar.

            Eram os dois registros que eu gostaria de fazer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2011 - Página 33844