Discurso durante a 141ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do anúncio de que as operadoras de planos de saúde terão de divulgar na internet as suas redes assistenciais.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Registro do anúncio de que as operadoras de planos de saúde terão de divulgar na internet as suas redes assistenciais.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2011 - Página 33845
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, ANUNCIO, NECESSIDADE, OPERADOR, PAIS, DIVULGAÇÃO, INTERNET, RELAÇÃO, EMPRESA BENEFICIARIA, CONTRATAÇÃO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, SAUDE.

            O SR. GEOVANI BORGES (Bloco/PMDB - AP. Sem apanhamento taquigrárfico) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, saúdo com entusiasmo a notícia que dá pelo menos um passo efetivo em favor dos usuários dos planos privados de saúde, tão ansiosos por proteção e um olhar mais favorável às queixas registradas por todo o país.

            Com entusiasmo recebi a notícia de que as Operadoras de planos de saúde em todo o país terão que divulgar na internet suas redes assistenciais, permitindo que o beneficiário localize de forma mais ágil todos os prestadores de serviço contratados.

            Saúdo a ação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que anuncia o objetivo de criar critérios para a divulgação da rede de prestadores e garantir à atualização em tempo real das alterações feitas, tornando mais transparente e eficaz a informação sobre os serviços oferecidos pelas operadoras.

            Sr. Presidente, a proposta de resolução normativa vai passar por consulta pública na próxima quarta-feira e tenho certeza que será aclamada pela população.

            Não é diferente no Amapá ou no Rio Grande do Sul. Não é melhor no maranhão ou no Rio de Janeiro. De ponta a ponta desse imenso país o que se vê é um segmento que ainda atua de forma muito leonina, constantemente aviltando o direito do usuário.

            É verdade que já foi pior. Já foi menos equilibrada essa relação. Por isso cada passo, ainda que pequeno deve ser objeto de nosso entusiasmo e acompanhamento.

            E uma vez que a matéria reúne ainda uma série de outras nuance e por estar agendada para a consulta pública na próxima semana, manifesto desde já nosso interesse em retomar com mais detalhes o tema, ficando para hoje apenas este registro de anúncio.

            Era o que tínhamos a celebrar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2011 - Página 33845