Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da criação da CPI da Corrupção. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.:
  • Defesa da criação da CPI da Corrupção. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2011 - Página 34120
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
Indexação
  • COBRANÇA, ETICA, SENADOR, ASSINATURA, AUTORIZAÇÃO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Até que enfim, Sr. Presidente, chegou a minha vez!

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. PTB - RR) - De acordo com a ordem de inscrição.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - Sr. Presidente, nada contra V. Exª, o problema é que todos nós temos de ter aqui o mesmo direito.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vários Senadores estiveram nesta tribuna falando sobre corrupção. Escutei atentamente o Senador Pedro Simon. Escutei atentamente a Senadora Vanessa. Foi brilhante a atitude do Senador Pedro Simon - à qual me associo - neste momento em que a Pátria precisa dessas ações! Parabéns, Senador Pedro Simon!

            Há um fato que é necessário e de suma importância para a Nação, e tenho a certeza de que todos os brasileiros estão esperando pela atitude desta Casa, Senador Pedro Simon. Esta Casa precisa mostrar à Nação brasileira que quer ajudar no combate à corrupção. Esta Casa precisa que seus Senadores assinem o requerimento que pede a CPI da Corrupção. Esta Casa precisa mostrar que está do lado dos brasileiros no combate à corrupção! Como é que vamos fazer o movimento contra a corrupção quando não conseguimos as 27 assinaturas de Senadores para abrir a CPI nesta Casa? Digam-me, Srs. Senadores!

            Senador Mozarildo, hoje, comuniquei ao Ministro da Justiça ameaça de morte que me estão fazendo. Levei ao Ministro todas as ameaças de morte que recebi nos últimos meses, recentemente. Senador Cyro, jamais alguém vai calar esta boca. Jamais alguém, mesmo que me ameace de morte, vai calar esta voz contra a corrupção no Brasil! Não sei de onde partem as ameaças de morte, mas não posso deixar de lutar aqui pela corrupção! Não posso deixar, meu nobre Senador, de lutar pelo respeito ao dinheiro público! Não posso deixar de lutar contra este mal desgraçado que assola nossa Pátria, que é a corrupção neste País!

            Aqui, há poucos minutos, uma oradora disse que a Presidenta deste Brasil não quer culpar o Lula. Estão tentando colocar na Presidenta a culpa de que ela está desgastando a imagem do Lula. Ora, Presidente, por meio de quem e como foi que esta Pátria brasileira querida acumulou, nesses últimos anos, tanta corrupção? Quem indicou esses ministros corruptos? Quem colocou os ministros corruptos lá? Quantos já foram demitidos do PT? Foi o PT entrar nesta Nação, que a corrupção se espalhou por todo este País!

            Não adianta me ameaçarem de morte. Não me vão derrubar, não vão calar esta voz! Estarei aqui firme, sem medo. Já cumpri todos os meus deveres que tinha de cumprir: já criei os filhos, já encaminhei minha vida, e o maior desejo que tinha - já vou descer, Presidente - era o de chegar a esta tribuna para denunciar os corruptos desta Pátria.

            Desço desta tribuna, Presidente, constrangido com meus colegas, decepcionado com alguns que dizem ser brasileiros, que dizem ser sérios, que dizem ser honestos, que dizem combater a corrupção, mas que não têm coragem para assinar o requerimento da CPI da Corrupção!

            Esta é uma comunicação de liderança, e não lhe posso ceder o aparte.

            Mostre a cara! Mostre a cara para a Nação!

            Vou citar aqui nome por nome. Vou dizer o nome de cada um daqueles que se negaram a combater a corrupção nesta Pátria. Vou citar os nomes, um por um, para que as bases saibam aqueles que traem a população brasileira. Assinem, Senadores! Quando vierem falar aqui em combate à corrupção, assinem o requerimento da CPI da Corrupção, senão V. Exªs não terão a credibilidade desta Pátria!

            Muito obrigado, Senador Mozarildo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2011 - Página 34120