Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o resultado do leilão para construção e administração do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. (como Líder)

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Satisfação com o resultado do leilão para construção e administração do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2011 - Página 34127
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, RESULTADO, LEILÃO, VITORIA, CONSORCIO DE EMPRESAS, RESPONSAVEL, CONSTRUÇÃO, AEROPORTO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), IMPORTANCIA, OBRA PUBLICA, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco/PV - RN. Sem revisão do orador.) - Serei breve.

            Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, ocupo a tribuna desta Casa na tarde de hoje, e não poderia deixar de fazê-lo, para fazer o registro de algo extremamente importante que aconteceu ontem no leilão da Bovespa, que diz respeito ao meu Estado, o Estado do Rio Grande do Norte.

            Na verdade, foi o encaminhamento final de um sonho, de uma longa história que começou em 1995, quando o governo brasileiro resolveu construir o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que se arrastou até ontem pela manhã, no leilão que ocorreu na Bovespa.

            O Consórcio Inframerica venceu o leilão - um conglomerado de empresas: o Grupo Engevix e pelo grupo argentino Corporación América, que já tem experiência inclusive em administração de aeroportos, são 46 aeroportos administrados pela Corporación América -, cuja proposta vencedora foi de R$170 milhões, 228% acima do valor mínimo estipulado pela Anac. Este Consórcio vai construir e administrar o aeroporto, que será o maior aeroporto do Brasil, durante 25 anos, podendo chegar a 30 anos na administração, na gestão desse aeroporto.

            Mas, quero ressaltar a nossa satisfação - nós, que somos potiguares: o Senador José Agripino, o Senador Garibaldi e eu -, a alegria que todos sentimos com o resultado desse leilão, porque significa um passo importante para o desenvolvimento de um Estado pobre na geração de emprego e renda para a nossa população; significa um salto de qualidade para o nosso Estado; significa novas perspectivas para o Rio Grande do Norte.

            E, aqui, não posso deixar de fazer os devidos reconhecimentos. Reconhecer a importância e o empenho da Presidenta Dilma. Desde quando era Ministra do Governo do Presidente Lula, ela acreditava nessa ideia, e veio com a ideia inovadora de passar para a iniciativa privada a construção e gestão desse aeroporto. E, quando assumiu a Presidência da República, continuou empenhada em levar à frente esse pensamento.

            Também registrar o empenho da Governadora Rosalba, lá do Estado do Rio Grande do Norte, a nossa Governadora, no sentido de oferecer todas as condições necessárias para levar a cabo esse projeto, esse sonho e essa história que, como disse, começou em 1995.

            Quero dar boas-vindas ao Consórcio Inframerica; quero dar boas-vindas ao Grupo Engevix; quero dar boas-vindas ao grupo argentino Corporación América, que vão investir algo em torno de R$650 milhões para a construção do nosso aeroporto, um aeroporto que terá importância ímpar, uma importância fundamental no futuro do nosso Estado e, eu diria, no futuro de uma região, como a Região Nordeste, uma região pobre, uma região carente de investimentos arrojados, e que, ontem, em São Paulo, nesse leilão, passou-se a escrever uma nova história para aquela região, para o meu Estado, um novo momento, um momento de puro empreendedorismo, e que pode significar a redenção para todos nós. 

            Faço este registro extremamente feliz e satisfeito com as perspectivas, as novas perspectivas para o Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil.

            Parabenizo o esforço da Governadora Rosalba; parabenizo o esforço de toda a bancada federal do Estado do Rio Grande do Norte; parabenizo e agradeço o empenho do Governo Federal na pessoa da Presidenta Dilma.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2011 - Página 34127