Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio ao novo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro.

Autor
Wilson Santiago (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Wilson Santiago
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Manifestação de apoio ao novo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2011 - Página 34161
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), MANIFESTAÇÃO, APOIO, CONDUTA, POLITICA AGRICOLA.

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, repetindo, agradeço a compreensão ao Senador Lindbergh Farias.

            Peço a palavra apenas para solicitar de V. Exª um relato que fizemos sobre o Ministro hoje empossado Mendes Ribeiro. Todos nós que acompanhamos e fomos companheiros de Mendes Ribeiro na Câmara dos Deputados reconhecemos o seu talento, a sua competência e o seu bom serviço, que é o que, com certeza, ele prestará como Ministro da Agricultura. Por essa razão, solicito a V. Exª a publicação da documentação em anexo, para que seja registrada nesta Casa e nos meios de comunicação como a prova de reconhecimento pela história, pelo talento e por tudo de bom que o Ministro tem a fazer em favor da agricultura brasileira, especialmente do setor produtivo, da agricultura familiar, de todos aqueles que participam do crescimento do nosso Brasil.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SENADOR WILSON SANTIAGO.

************************************************************************************************

            O SR. WILSON SANTIAGO (Bloco/PMDB - PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, tomou posse na manhã desta terça-feira, 23, no honroso cargo de Ministro da Agricultura, o companheiro de partido Mendes Ribeiro. Convivi com o novo responsável pelo comando das políticas dirigidas ao setor agropecuário nacional na Câmara dos Deputados. Sei, principalmente, de seus compromissos para com o Brasil. Conheço bem, ainda, seu vínculo .estreito com o nosso partido, o PMDB, o partido da democracia.

            Minha convivência com o novo ministro da Agricultura, na Câmara, me permite calcular uma excelente administração à frente da Pasta da Agricultura. Minha esperança reside na capacidade que tem Mendes Ribeiro em conduzir os temas sob sua responsabilidade. E principalmente na sua vontade em colaborar com o setor da economia que vai comandar. Com certeza, um setor que vem se transformando em elevadamente importante para o presente e o futuro do Brasil.

            O mais recente desafio de Mendes Ribeiro foi como líder do Governo no Congresso Nacional, de onde, agora, foi alçado à condição de ministro da

            Agricultura, em substituição ao companheiro Wagner Rossi. Durante cerca de um mês, tempo que durou sua missão, ele destacou-se como um líder sempre preocupado em desarmar espíritos, em buscar o entendimento. Suas relações com o Planalto e com os deputados permitem afirmar a condição de um político bem intencionado, e, sobretudo, leal no desempenho de suas funções.

            Cumprindo o quinto mandato de deputado federal, pelo Estado do Rio Grande do Sul, Mendes Ribeiro tem alcançado evidência por sua dedicação ao parlamento e aos temas nacionais. A capacidade de entendimento que tem Mendes Ribeiro permite que tenha o respeito inclusive dos partidos de oposição. Tal relacionamento, com os parlamentares, ficou patente durante a solenidade de sua posse, no Ministério, perante a presidenta da República, Dilma Rousseff, responsável por sua nomeação, atendendo indicação do PMDB.

            Não são poucos os desafios do novo ministro à frente da Pasta. O setor agropecuário nacional vem experimentando um desenvolvimento incomum nos últimos anos. Tal desenvolvimento, inclusive, projeta o Brasil como o maior produtor mundial de alimentos do mundo, dentro de pouco tempo. Por seu lado, a agricultura familiar vem obtendo ganhos em produtividade e renda, também nos últimos anos, colaborando de forma significativa para o progresso que vem sendo experimento pelo setor agrícola nacional.

            A despeito de todo esse avanço, muito ainda deve ser feito pelo governo brasileiro em favor do setor agropecuário. No semiárido, por exemplo, há urgente necessidade de novos investimentos, de um olhar especial, da parte do governo. A particular situação dessa importante e sofrida região do Brasil exige essa atenção especial tendo em vista as desfavoráveis condições de solo e de clima. Isto aliado a uma pobreza crônica, que impõe ao semiárido os mais baixos IDHs do Brasil.

            Mas, volto a dizer, tenho uma confiança extraordinária no novo ministro Mendes Ribeiro. O seu compromisso com o Brasil, sua lealdade ao nosso partido, o PMDB, e sua capacidade de entendimento, haverão de -conspirar a favor dessa boa condução das políticas de Estado para o setor da agropecuária. E o principal é que ele sabe que pode contar, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, com o apoio sincero e decidido da base aliada para o bom desempenho de suas funções.

            Além do mais, sabe o novo ministro que pode contar, também, com os apoios da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.

            Com estes apoios, portanto, e com sua enorme capacidade de compreensão dos problemas brasileiros, estamos, certamente, ingressando um período muito positivo para o setor agrícola nacional.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2011 - Página 34161