Discurso durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da criação da CPI da Corrupção.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Defesa da criação da CPI da Corrupção.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2011 - Página 34382
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, DEFESA, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO, CRITICA, SENADOR, AUSENCIA, ASSINATURA, COMISSÃO DE INQUERITO, APURAÇÃO, FATO.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Senadora Vanessa, eu tentei, mas foi impossível.

            Srª Presidenta, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, volto a falar sobre a CPI da Corrupção.

            Senadores, eu fico a pensar. No dia a dia, a gente conversa com os Senadores, a gente conversa com as Senadoras, e eles são ferrenhos defensores dos direitos do povo brasileiro. Eles vêm à tribuna e defendem o povo brasileiro. Eles vêm à tribuna, cobram melhorias para o povo brasileiro. Aí, quando vejo a atitude de Senadores e Senadoras, quando se leva a uma CPI para combater a corrupção no País, não assinarem, meu Deus do céu! Que País é este? Que Senado é este, meu Deus do céu? Vinte Senadores e Senadoras apenas, Brasil, apenas, assinaram a CPI a favor de vocês, para se descobrir, Brasil, quem são aqueles que ofendem vocês, quem são aqueles que roubam vocês, Brasil, como é o caso do meu querido Pará.

            Quanto lutamos pela Transamazônica, quanto lutamos pela Santarém-Cuiabá! Poucos anos atrás, há um ano, dois anos, seis meses, sete meses, cobrei com veemência aqui, dizendo ao País, dizendo ao Presidente Lula que o Dnit estava roubando e que a nossa Transamazônica e a nossa Santarém-Cuiabá estavam no meio da roubalheira. E o povo paraense, sofrido, comendo poeira naquelas estradas, sem transporte, na lama do inverno, e esses ladrões, cheios de dinheiro, a roubar a Nação, e os Senadores deste Brasil dando apoio a eles, porque não assinam, negam-se a assinar uma CPI para apurar e pôr na cadeia os bandidos deste País.

            É verdade. Quantos se dizem puros; quantos se dizem a favor do povo! Aqueles que estão a favor do povo são estes que vou ler agora, os 20 Senadores que assinaram a CPI: Aécio Neves, Mário Couto, Aloysio Nunes, Ataídes Oliveira, Cícero Lucena, Cyro Miranda, Flexa Ribeiro, Lúcia Vânia, Paulo Bauer, Alvaro Dias, mais os quatro Senadores do DEM, dois do PSOL...

            A Srª Marinor Brito (PSOL - PA. Fora do microfone) - O meu está aí.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco/PSDB - PA) - A senhora, Senadora paraense, Marinor, mais a Senadora Ana Amélia, Randolfe, Jarbas Vasconcelos, Requião. Vinte Senadores - esperei tanto, Senador, para o senhor falar, V. Exª não veio -, vinte Senadores apenas assinaram a CPI!

            Aí dizem que a Dilma está fazendo a faxina neste País. Mentira, brasileiros e brasileiras! Olhem o que a Folha de S.Paulo diz hoje, Brasil: “Dilma diz a aliados insatisfeitos que não fará novas demissões”. Roubem! A Dilma não vai mais demitir ninguém.

            A Ideli diz o seguinte.... A Ideli, Brasil! A Ideli, Brasil, aquela Ideli, Senadora que vocês viam aqui, aquela Ideli, Brasil! Olhe o que ela diz hoje para a Folha: anuncia que o Planalto vai assegurar a liberação de R$1,7 bilhão para os Deputados calarem a boca! (Fora do microfone.)

            Calem-se, Deputados! Calem-se, Senadores! Não assinem a CPI! A Dilma vai liberar uma fortuna para V. Exªs!

            Ê Brasil grandioso e querido! Olha como caminhas, Brasil! Ô Pátria querida, olha como caminhas! Olha o que os teus filhos fazem contigo, Pátria: te abandonam, Pátria! Dizem para ti: te lixa, Brasil! Ninguém assina a CPI da Corrupção. Ô Pátria amada!

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2011 - Página 34382