Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 24/08/2011
Discurso durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da inauguração, amanhã, de fábrica de processamento e beneficiamento do pirarucu, na cidade de Maraã, no Estado do Amazonas.
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PESCA.:
- Registro da inauguração, amanhã, de fábrica de processamento e beneficiamento do pirarucu, na cidade de Maraã, no Estado do Amazonas.
- Aparteantes
- Eduardo Braga.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/08/2011 - Página 34408
- Assunto
- Outros > PESCA.
- Indexação
-
- REGISTRO, INAUGURAÇÃO, MUNICIPIO, MARAÃ (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), FABRICA, PROCESSAMENTO, BENEFICIAMENTO, PEIXE, REGIÃO.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada.
Com o clima mais tranquilo no Plenário penso que, de fato, merece um debate de todos nós os procedimentos que adotamos não só no plenário, mas nas comissões.
É natural, é normal, considero até importante para a democracia brasileira e para o Governo, para aqueles que estão no poder, não importa quem sejam, a crítica. Penso que a crítica, quando construtiva, é muito bem-vinda. Entretanto eu, que fiz parte de oposição durante muitos anos, acreditei sempre, procurei sempre zelar e manifestar-me dentro de um clima de respeito, porque, acima de tudo, devemos respeito aos seres humanos, devemos respeito no trato com o outro. O que não significa dizer que possamos abrir mão de nossas opiniões, de manifestar as ideias que defendemos. Entretanto, devemos fazer sempre com muito respeito e, sobretudo, com muita educação.
Mas, Srª Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, venho a esta tribuna, primeiro, para comunicar que amanhã, no Estado do Amazonas, acontecerá um evento da mais extrema importância. No interior do Estado, no Município chamado Maraã, que fica a 635 quilômetros da capital do Amazonas, cidade de Manaus, estaremos todos juntos, Governador Omar Aziz, seu Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, o Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, Ministro Luiz Sérgio, vários integrantes da bancada federal, Deputados Federais, Senadores, Deputados Estaduais, estaremos nesse Município inaugurando algo que, para nós, é muito importante, é muito caro, que é uma fábrica de processamento, de beneficiamento do pirarucu; a transformação do pirarucu, que é um peixe nobre da região, em bacalhau, no bacalhau da Amazônia.
Muitos podem estar criticando: “Mas do pirarucu para o bacalhau?” É que, na realidade, o bacalhau não é uma espécie de peixe. O bacalhau é um processo de salga do peixe e várias espécies são utilizadas.
Esse foi um projeto que se iniciou quando o atual Senador Eduardo Braga era o Governador do Estado do Amazonas e também era o Secretário, à época, Eron Bezerra. E, com o apoio do Governo Federal e da Finep, a Financiadora de Estudos e Projetos, amanhã estaremos - quem sabe! - dando o primeiro passo em uma ação muito importante não só para o Amazonas, mas para toda a região amazônica. O nosso grande desafio, ao longo dos tempos, tem sido como melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem no interior e como agregar valor aos produtos que o interior proporciona.
A capacidade de pesca, a piscicultura na região é algo fenomenal. Entretanto, nós não temos, até agora, dado um fim comercial de maior significado.
O Sr. Eduardo Braga (Bloco/PMDB - AM) - V. Exª me permite um aparte?
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Pois não. Concedo um aparte a V. Exª, Senador Eduardo Braga.
O Sr. Eduardo Braga (Bloco/PMDB - AM) - Senadora Vanessa, eu gostaria de poder cumprimentá-la. V. Exª, da tribuna, fala sobre essa inauguração, e quero dizer que, ainda há pouco, eu falava com o Governador Omar Aziz e dizia que, lamentavelmente, eu não poderei estar presente amanhã em Maraã, para a inauguração da primeira agroindústria do pescado - esta é a terminologia correta. Estará sendo inaugurada a primeira de seis, que estão em construção no Amazonas. Eu tenho muita honra de ter podido iniciar esse processo com um programa chamado Zona Franca Verde, que agrega valor, gera emprego. Maraã é uma das cidades de menor IDH do Amazonas e do Brasil e uma cidade onde o desemprego e a falta de ocupação econômica é uma das grandes razões pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Portanto, essa inauguração...
(Interrupção do som.)
A SRª PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) - Um momento. Vou interromper um minuto, para avisar aos prezados Senadores que estão em seus gabinetes que vamos começar a Ordem do Dia com votação nominal de alguns embaixadores. Um minuto para V. Exª, Senador, terminar o seu aparte, e a Senadora Vanessa terminar o pronunciamento de S. Exª.
Eu dei dez, sem querer. Por favor, corrija.
O Sr. Eduardo Braga (Bloco/PMDB - AM) - Eu gostaria, portanto, de dizer que estaremos gerando, com essa agroindústria, algo como cinco mil ocupações econômicas em uma região extremamente empobrecida do Amazonas. Quero cumprimentar o discurso de V. Exª. Quero cumprimentar o Governador Omar, que dá continuidade a esse programa extremamente importante para o Amazonas e para o povo do Amazonas. E quero cumprimentar o Governo Federal, que continua com este programa, que é um programa que ajuda a combater a miséria no Brasil e ajuda a dar ocupação e dignidade a um povo extremamente valoroso, como o povo da Amazônia. Parabéns a V. Exª.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - Eu é que agradeço o aparte de V. Exª, Senador. E cabe também registrar aqui que grande parte do pescado que deverá ser processado nessa indústria vem exatamente das reservas de proteção ambiental, reservas que, para sua criação, causaram grandes transtornos, mas, passados alguns anos, percebemos todos, inclusive os pescadores, os ribeirinhos, os amazonenses que vivem no interior...
(Interrupção do som.)
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco/PCdoB - AM) - ...protegem a nossa floresta, hoje eles perceberam e percebem o quanto foi importante demarcar aquelas áreas e como eles podem ter a sua qualidade de vida melhorada, desenvolvendo as mesmas atividades. Serão aproximadamente 150 empregos indiretos nessa primeira unidade, mais o envolvimento de aproximadamente cinco mil pescadores. Isso é de um significado extremo. Tenho certeza de que o Governo Federal, por meio do Ministério da Indústria e Comércio, do Ministério da Pesca e Aqüicultura, conhecendo de perto e sabendo como esse projeto poderá ser exitoso, como poderemos conseguir, não só no Amazonas, mas no Acre, em Rondônia, no Pará financiamento para que unidades como essa possam ser instaladas.
O Chile tem como seu segundo principal produto a produção do salmão, também uma qualidade de peixe muito apreciada no Brasil inteiro, e nós ultrapassaremos o Chile se continuarmos nesse caminho.