Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao professor Oscar da Costa Ribeiro, que no último sábado deixou a presidência do DEM no Mato Grosso.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Homenagem ao professor Oscar da Costa Ribeiro, que no último sábado deixou a presidência do DEM no Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2011 - Página 34718
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • HOMENAGEM, EX PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco/DEM - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei muito rápido. Eu poderia ter me inscrito para um breve comunicado. Entretanto, com a permuta, que quero agradecer aqui ao Senador João Durval, vou falar sobre o meu partido, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

            No último sábado, o nosso partido, o Democratas, promoveu convenções regionais em todo o País, tanto escolher novos dirigentes quanto para recalibrar o discurso frente aos acontecimentos nacionais. Tivemos a oportunidade democrática de ouvir nossos companheiros e subtrair de suas opiniões uma síntese do pensamento da maioria de nossos filiados.

            Foi, portanto, um momento em que promovemos uma grande reflexão sobre o papel de nossa agremiação e da própria função dos parlamentares nesta espessa névoa de incertezas que encobre o cenário político brasileiro.

            Mas, se hoje lamentamos a imagem da classe política, houve um tempo em que o exercício da atividade pública era sinônimo de hombridade, honradez, renúncia dos interesses pessoais e devoção à Nação.

            Falo isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como um enunciado para enaltecer uma figura ilustre de meu Estado, um político forjado nos tempos das virtudes morais, que só reconheceu o dever como atributo de sua vida pública. Falo aqui do Professor Oscar da Costa Ribeiro, que dirigiu os democratas mato-grossenses ao longo de cinco anos e que, no último sábado, deixou a presidência da legenda.

            Saiu porque quis... Porque acreditou ter cumprido sua missão partidária. E o fez com grandeza e espírito conciliador, unindo as várias correntes internas, harmonizando-as e dando um sentido democrático às ações partidárias. O Professor Oscar Ribeiro entregou a sigla com 61 mil filiados, ou seja, mais de 20% dos militantes partidários mato-grossenses inscritos no Tribunal Regional Eleitoral, e com diretórios constituídos em 129 dos 141 Municípios do nosso Estado.

            Foi um trabalho de ourives - minucioso e preciso -, onde nenhum detalhe escapou da sabedoria e da inteligência política deste mestre, nascido em Santo Antônio do Leverger, que chegou às presidências da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas de Mato Grosso, passando ainda por elevados cargos, como os de secretário estadual de educação e de administração.

            Oscar Ribeiro representa um farol de lucidez e dignidade política em nossa região, e é exatamente sua biografia que ilustra a nova geração de democratas em Mato Grosso. Seus exemplos iluminam nossa atividade partidária, pois Oscar deixa a presidência, mas não o nosso convívio. Ele será sempre uma fonte de sabedoria da qual beberemos em instantes de dúvidas e incertezas.

            Seu substituto é o ex-Deputado Estadual Dilceu Dal’Bosco, da nova geração de democratas, que tem um futuro brilhante pela frente, pela sua capacidade intelectual, por seu dinamismo e por sua habilidade política. Tenho certeza que Dal’Bosco seguirá a trilha ética deixada por Oscar, avançando no horizonte da modernização e da interatividade do partido com a comunidade regional.

            Da mesma forma, eu gostaria de homenagear os novos dirigentes democratas de todo o País, reafirmando nossa vocação de fazer política voltada aos interesses da maioria, sem nos vergarmos às imposições e ao autoritarismo dos inquilinos do poder.

            Temos compromisso com o ideário do nosso programa partidário e com os anseios da nossa sociedade. Somos intérpretes do desejo do povo.

            Para finalizar, Sr. Presidente, digo apenas que política deve ser a luz que guia a ação e não a treva que nos amedronta.

            Concluo minha fala uma vez mais agradecendo o trabalho extraordinário que o Prof. Oscar Ribeiro fez no comando do Democratas de Mato Grosso. Diante de seu trabalho competente, ético, permitiu que, desta feita, o nosso Partido, no campo político e administrativo, tenha contribuído sobremaneira com nosso Estado.

            Particularmente, minha felicidade é redobrada porque, hoje, em Mato Grosso, Senador Mozarildo Cavalcanti, o Democratas tem 61 mil filiados. Acredito que, no âmbito nacional, é o Partido que, entre os Estados da Federação, detém esse número de filiados.

            Para minha alegria, já se habilitaram para candidaturas a prefeitos municipais do nosso Estado, Senador Alvaro Dias, no Democratas, já temos inscritos setenta possíveis candidatos. Quero crer que será possível participar das eleições municipais e ter, no mínimo, nas 141 cidades, 120 candidatos a prefeito municipal, numa demonstração de que o Partido está revitalizado, robusto, revigorado para participar em igual condição com os demais partidos que hoje detêm, naturalmente, o poder.

            É um Partido que foi forjado na vontade, na militância popular naquele Estado e que, certamente, pela sua trajetória, pela sua história, não tenho dúvida alguma, terá condição de eleger um grande número de prefeitos agora em 2012 e, se possível, claro, natural, dentro do amplo âmbito de aliança partidária, eleger também o futuro Governador daquele Estado. Este é o nosso desejo. Para tanto, contamos sempre com a participação, com as coligações, com esse trabalho unido de Democratas, PSDB e outros partidos que têm a ver muito conosco, sobretudo no que se refere à questão da ideologia e à questão político-partidária.

            De forma que quero aqui, uma vez mais, reiterar minhas homenagens, meus agradecimentos ao Prof. Oscar Ribeiro pelo trabalho hercúleo, gigantesco frente ao Democratas de Mato Grosso.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2011 - Página 34718