Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a capacidade de prevenção de doenças da maçã, cujos pólos produtivos, no Brasil, geram cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. AGRICULTURA.:
  • Destaque para a capacidade de prevenção de doenças da maçã, cujos pólos produtivos, no Brasil, geram cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2011 - Página 34720
Assunto
Outros > SAUDE. AGRICULTURA.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, MAÇÃ, PREVENÇÃO, DOENÇA, MELHORIA, SAUDE.
  • APREENSÃO, DIFICULDADE, AGRICULTURA, MAÇÃ, REGIÃO SUL, MOTIVO, EXCESSO, CHUVA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, PROTEÇÃO, PRODUÇÃO, DEFESA, CRIAÇÃO, CREDITO AGRICOLA, PEQUENO AGRICULTOR, LIBERAÇÃO, AUXILIO, SEGURO AGRARIO, INCLUSÃO, FRUTA, COMPRAS PUBLICAS.

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srªs e Srs. Senadores, há mais de 1000 anos os ingleses cunharam um ditado: “an apple a day Kepps the doctor away”, o que significa dizer o seguinte: se você comer uma maçã a cada dia, o médico fica longe de você.

            Pois a Medicina comprovou a extraordinária capacidade que tem essa fruta de prevenir doenças e acrescentar uma condição de saúde excepcional a quem a come diariamente. A maçã ajuda na digestão, Sr. Presidente, previne alergias, melhora a respiração, atua contra o reumatismo, contribui para a prevenção da obesidade, moderando o apetite, retarda o envelhecimento, ajuda a evitar a formação de cálculos renais, previne o câncer digestivo, o derrame cerebral, protege o organismo contra o desenvolvimento de doenças cardíacas, auxilia na limpeza da boca e da faringe e purifica o sangue. Todas essas propriedades têm esse extraordinário fruto da terra.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os polos produtivos de maçã, que se concentram especialmente em Vacaria, no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor brasileiro, em São Joaquim e em Fraiburgo, em Santa Catarina, que são os maiores produtores catarinenses, e em vários Municípios serranos do Paraná, geram, entre empregos diretos e indiretos, cerca de 200 mil postos de trabalho.

            Esse setor é capaz de gerar 67% mais empregos que a produção de grãos. Ele tem uma capacidade geradora de emprego quase sete vezes maior.

            Pois bem, é um setor que está agonizante, agonizante pelo somatório de vários fatores, agonizante como de resto sofre a indústria nacional, as altas taxas de juros, a elevada carga fiscal e a ciclotimia do câmbio. Mas esse setor sofre, sobretudo, pela fragilidade da pomicultura em relação a fatores climáticos, principalmente à queda de granizo.

            Nos últimos dez anos, Sr. Presidente, Srs. Senadores, tivemos a frustração de sete safras e, no último ano, a safra 2010/2011 foi perdida em 60% pela intensificação da chuva de granizo.

            O que pode ser feito, Sr. Presidente, para atenuar essa ocorrência? O que pode ser feito é a cobertura dos pomares, protegê-los contra essa intempérie. Isso demanda recursos, e a grande maioria, mais de 90% dos produtores de maçã, que são pequenos produtores, que são produtores familiares, não tem condição de suportar o custo.

             Por isso, Sr. Presidente, Srs. Senadores, é fundamental a criação de uma linha de crédito subsidiada ao pequeno agricultor para que ele possa cobrir as macieiras e, assim, suportar as intempéries.

            Houve pomicultor que, em dez minutos de uma intensiva queda de granizo, perdeu todo o fruto do trabalho de todo o ano. Por isso, essa providência é importante. Como, nos últimos dez anos, sete safras foram afetadas por esse fator climático, os produtores de maçã estão altamente endividados e é preciso uma reengenharia que alongue os prazos de pagamentos e faça uma renegociação das suas dívidas.

            Mais urgente ainda é a liberação do auxílio do seguro agrícola em R$ 40 milhões, que ainda não foi liberado pelo Governo para o setor. Hoje, pela manhã, um grupo de Deputados e produtores de maçã me acompanhou ao gabinete da Ministra-Chefe da Casa Civil, a nossa colega Gleisi Hoffmann, a quem solicitamos agilização na liberação desses recursos. A pomicultura é essencial. Pedimos também, como ocorre em todos os países desenvolvidos, que seja articulado o poder de compra do Governo, para que os integrantes das Forças Armadas e a merenda escolar sejam contemplados, na sua cesta básica, com a maçã.

            Ocupo a tribuna, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para falar sobre este assunto, que entendemos da maior importância. Se cada brasileiro comer uma maçã por dia, certamente, o País terá um quadro de saúde infinitamente melhor que o que tem hoje. Isso é comprovado cientificamente. Repito: a ingestão de uma maçã diária ajuda na digestão, previne alergias, melhora a respiração, atua contra o reumatismo, modera o apetite e, assim, contribui para a prevenção da obesidade, retarda o envelhecimento, ajuda a evitar a formação de cálculos renais, previne o câncer digestivo, auxilia na limpeza da boca e da faringe, purifica o sangue, previne o derrame cerebral, protege o organismo contra o desenvolvimento de doenças cardíacas.

            O Presidente Sarney, que preside esta sessão, teve oportunidade de estar em São Joaquim e de perceber a importância desse setor. A Senadora Ana Amélia, que me escuta, sabe o quanto é importante para a geração de emprego e para a economia do Rio Grande a produção de maçã, cuja cidade Vacaria, já falei aqui, é a primeira produtora do País, a sua cidade.

            Finalizo, Sr. Presidente, salientando a importância deste tema, que muitos pensam que pode ser colateral, mas, na verdade, é central para o desenvolvimento do nosso País.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2011 - Página 34720