Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da entrega, pelo Governo Federal, das primeiras bicicletas do programa Caminho da Escola; e outro assunto. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PROGRAMA DE GOVERNO, EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE GOVERNO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.:
  • Anúncio da entrega, pelo Governo Federal, das primeiras bicicletas do programa Caminho da Escola; e outro assunto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2011 - Página 34741
Assunto
Outros > PROGRAMA DE GOVERNO, EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE GOVERNO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA (SECOM), ASSUNTO, ANUNCIO, ENTREGA, GOVERNO FEDERAL, BICICLETA, REFERENCIA, PROGRAMA DE GOVERNO, OBJETIVO, AUXILIO, LOCOMOÇÃO, ESTUDANTE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROGRAMA DE GOVERNO, MICROCREDITO, ORIENTAÇÃO, PRODUÇÃO, OBJETIVO, CONCESSÃO, EMPRESTIMO, REDUÇÃO, JUROS, EMPRESA INDIVIDUAL, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Presidente Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, também serei rápido.

            Primeiro, quero fazer um registro, que é muito importante, e uma convocação aos prefeitos das pequenas cidades do Brasil. É que o Governo Federal, em mais alguns dias, estará entregando as primeiras bicicletas do Programa Caminho da Escola a 70 Municípios. Essas bicicletas, junto com os capacetes, serão distribuídos a estudantes para que possam se locomover para as escolas.

            A primeira ação será com Municípios de até 20 mil habitantes. Então, é importante que os prefeitos dos Municípios se inscrevam no FNDE, no Ministério da Educação, porque é um programa que atende ao estudante das pequenas cidades.

            Está programada para este ano a entrega de cem mil bicicletas, já para a primeira programação. E 26 mil estudantes receberão, nos próximos dias, essas primeiras bicicletas do programa. Então, é um programa importante.

            Quero aplaudir a ação do Ministro Fernando Haddad e da Presidenta Dilma e mostrar que é mais um programa que se soma ao programa do transporte escolar, que se junta à aquisição de ônibus, de transportes escolares para os Municípios, exatamente para facilitar a ida do aluno para a escola, o que é fundamental, porque é um problema que existe no interior.

            Eu gostaria de fazer este registro e pedir a transcrição da matéria “Primeiras bicicletas escolares serão doadas a 70 municípios”.

            Quero também, da mesma forma que fez o Senador Renan Calheiros, registrar a importância do programa de microcrédito Crescer, que foi lançado ontem no Palácio do Planalto, definindo recursos para atender mais de três milhões de clientes. Serão injetados capital de giro, crédito, para que as pequenas e as microempresas possam efetivamente gerar atividade econômica, gerar emprego, gerar riqueza e ajudar a criar os empregos para o povo brasileiro.

            Peço também a transcrição da matéria “Microcrédito com juros baixos para milhões de empreendedores”, ao tempo em que saúdo a Presidenta Dilma, exatamente por esses dois programas que são voltados para a população mais carente do nosso País.

            Obrigado,Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- Primeiras bicicletas escolares serão doadas a 70 Municípios.

- Microcrédito com juros baixos para milhões de empreendedores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2011 - Página 34741