Pronunciamento de Ciro Nogueira em 30/08/2011
Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a expansão das exportações e o crescimento econômico do município de Piripiri, Piauí.
- Autor
- Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
- Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Considerações sobre a expansão das exportações e o crescimento econômico do município de Piripiri, Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/08/2011 - Página 35720
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, AUMENTO, EXPORTAÇÃO, RECUPERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, MUNICIPIO, PIRIPIRI (PI), PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, NECESSIDADE, CONCLUSÃO, AEROPORTO, PORTO MARITIMO, REGIÃO.
O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores é sempre gratificante vir a esta tribuna para discorrer sobre boas notícias, desenvolvimento econômico e desempenhos satisfatórios de municípios do Piauí, estado que tenho a honra de representar nesta Casa do Parlamento brasileiro.
Venho hoje aqui para saudar a expansão das exportações feitas a partir da cidade de Piripiri, município do Norte do Piauí, onde vivem 62 mil pessoas.
Sr. Presidente, dados recentemente divulgados pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí demonstram que o município de Piripiri ampliou sete vezes o volume de suas vendas externas no segundo trimestre deste ano, em comparação ao trimestre imediatamente anterior.
O volume exportado somou 8,692 milhões de dólares. Isso fez com que as exportações feitas por empresas de Piripiri superassem até mesmo a capital do Estado. Também ficou à frente de Pamaíba e Campo Maior, que são importantes pólos de atividade econômica no Piauí.
O feito de Piripiri enche-se de importância porque os números de crescimento das exportações feitas a partir daquele município foram sete vezes maiores no segundo trimestre de 2011.
Entretanto, senhoras e senhores senadores, devo destacar que o número das exportações em Piripiri não se encerra em si. Isso porque cabem mais leituras no documento no qual esse dado está inserido: Conjuntura Econômica do Piauí - boletim analítico da Fundação Cepro.
Diz o boletim que os municípios com maior destaque nas exportações encontram-se no centro¬norte do Piauí: Pamaíba, Teresina, Altos, Campo Maior, Castelo do Piauí, Pedro II e Piripiri.
Cada uma dessas cidades tem focos específicos em suas trocas comerciais. Em Piripiri é a cera de carnaúba. Em Parnaíba segue crescente a produção e venda externa de frutas orgânicas.
A cidade litorânea mais importante do Piauí está em vias de sediar uma Zona de Processamento para Exportação. Um porto em obras certamente vai lhe conferir meios para aumentar as vendas para o exterior. Aliá s, um porto fará muito pelo aumento das vendas internacionais de produtos do Piauí.
Neste sentido é que consideramos fundamental que se avancem nas obras do porto de Luís Correia.
Também é necessário que o Aeroporto de Parnaíba seja viabilizado não apenas como emissor e receptor de turistas para o litoral do Piauí ou Rota das Emoções - a fantástica junção das belezas de Jericoacoara, no Ceará; Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.
O aeroporto de Parnaíba precisa também ser um terminal de carga para exportação e importação. Com crescentes volumes de produtos para exportação - entre eles frutas orgânicas - parece bastante razoável que foquemos em um terminal de cargas no aeroporto de Parnaíba.
Porto, aeroporto se completam com outros dois modais de transporte: o ferroviário e o rodoviário, que seguem satisfatórios para as atuais demandas de turismo e exportação. Há, contudo, que se cuidar da reativação do transporte ferroviário para o litoral, favorecendo a produção e. o comércio em cidades como Parnaíba. Um ramal ferroviário para Parnaíba é passo essencial como instrumento de expansão da economia e das vendas externas do Piauí.
Srªs e Srs. Senadores, considero importante lembrar, também, que a melhoria dos modais de transporte deve favorecer também as vendas das commodities agrícolas produzidas em solo piauiense.
Nunca é demais lembrar que todos os investimentos em infraestrutura viária, capazes de reduzir os custos para vendas de produtos e compra de insumos, favorecem a nossa economia voltada para a exportação
Desse modo, senhor presidente, considero essenciais para o crescimento econômico do Piauí a conclusão do Porto de Luís Correia, o uso do aeroporto de Parnaíba como terminal de cargas, a revitalização do ramal ferroviário para o litoral, bem como mais investimentos na melhoria da malha rodoviária de todo o nosso Estado.
Para encerrar, quero lembrar que, na última década, conforme o Censo 2010 do IBGE, somente quatro estados brasileiros tiveram crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 40%. Um deles é o PiauÍ, com evolução acumulada de 42%.
Os índices mostram que podemos não só consolidar esse crescimento como podemos também ir além. Temos potencial para atingirmos uma posição de destaque no cenário nacional e internacional. E eu, mais do que ninguém, acredito no meu Piauí.
Era o que eu tinha a dizer.
Obrigado, Sr. Presidente.