Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Serviço Nacional da Indústria - SENAI - pelos relevantes serviços prestados ao longo de seus 69 anos de existência.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Serviço Nacional da Indústria - SENAI - pelos relevantes serviços prestados ao longo de seus 69 anos de existência.
Publicação
Publicação no DSF de 01/09/2011 - Página 36054
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, PERIODICO, BALANÇO, ATIVIDADE, SERVIÇO NACIONAL, INDUSTRIA, IMPORTANCIA, PROMOÇÃO, QUALIFICAÇÃO, BRASILEIROS.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, criado há 69 anos, por meio de Decreto-Lei do Presidente Getúlio Vargas, o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) tinha como objetivo precípuo formar mão de obra para a nascente base industrial brasileira.

            Ao longo de quase sete décadas, tornaram-se palpáveis as decisivas contribuições do SENAI para o desenvolvimento nacional. Na atualidade, o Serviço contabiliza cerca de 2,36 milhões de matrículas em seus prestigiados e disputados cursos, que habilitam e qualificam homens e mulheres para atuação na pujante indústria brasileira.

            Ademais, aproxima-se dos 100 mil o número de serviços de assessoria técnica-tecnológica e laboratorial às empresas, o que evidencia o importante papel desempenhado pelo SENAI na revisão e atualização de métodos e procedimentos na indústria.

            Assim, Sr. Presidente, devo dizer que foi com muita satisfação que recebi o Relatório Anual 2010 do SENAI. Um muito bem cuidado trabalho gráfico e editorial que apresenta as significativas ações do Serviço no decorrer de todo o ano passado.

            Na apresentação do volume, o Presidente do Conselho Nacional do SENAI, Doutor Rodrigo Braga de Andrade, destaca a importância da inovação nos processos industriais, com o crescimento da utilização de “ferramentas computacionais e ampliação do uso de softwares de gerenciamento e simulação de processos”.

            O que me parece muito animador, Srªs e Srs. Senadores, é vislumbrarmos uma indústria que se renova para enfrentar em pé de igualdade o competitivo mercado global. Tradicional exportador de produtos agrícolas, a cada ano o Brasil vem se credenciando também como importante fornecedor internacional de produtos industrializados.

            A ação continuada do Serviço Nacional da Indústria, na formação de colaboradores qualificados, tem se mostrado indispensável para ampliarmos nossa pauta de exportações, com a inclusão de novos produtos de alto valor agregado. O Relatório Anual 2010 é prova de que também neste setor o Brasil escolheu o melhor caminho.

            Ao tempo em que agradeço o envio de seu Relatório Anual, quero externar meus cumprimentos ao Conselho Nacional do SENAI e às Federações Estaduais da Indústria pela importante contribuição que prestam ao Brasil.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/09/2011 - Página 36054